Instalando e removendo programas
Durante a instalação vimos como instalar e remover programas do processo de instalação do openSUSE. Para realizar essa tarefa depois do sistema instalado, basta realizar o mesmo procedimento. Para isso acesse o menu início > Sistema > Configurações do Administrador (YaST) e insira a senha do root.
Em seguida, do lado esquerdo acesse Software e do lado direito da janela selecione Gerenciamento de software. Veja a imagem abaixo.
Na janela de pesquisa, basta digitar o nome do programa desejado e do lado direito da janela basta marcar o programa para a instalação. Um sinal verde indica que o programa foi selecionado para instalação. Note que suas dependências são automaticamente selecionadas. Clicando em Aceitar o programa é instalado. Veja o exemplo abaixo com o k3b-codec marcado para a instalação.
Para remover um programa, faça o mesmo procedimento, mas marque o programa até que ele fique com um x em vermelho. Ao clicar em Aceitar, o programa será removido. Veja um exemplo abaixo onde removemos o programa de criptografia Kgpg.
Os repositórios do openSUSE
Repositórios são locais na internet onde o usuário busca por programas para instalar em seu sistema. As atualizações do sistema operacional também são feitas via repositório. Porém, o usuário não precisa ir até ele. Basta configurar o sistema para que ele busque e instale o programa facilitando para o usuário.
Os repositórios estão presentes para todas as distribuições
Linux e cada distribuição tem os seus, não sendo possível utilizar um repositório de uma distribuição em outra (salvo em caso de uma ser derivada da outra mas ainda assim depende de que a distribuição derivada ofereça suporte para usar um repositório da distribuição na qual se baseou).
O openSUSE já vem configurado com alguns repositórios (oficiais) para a instalação de novos programas. Você pode visualizá-los no YaST. Veja a imagem abaixo:
Clicando em Repositórios de Software você visualiza a lista dos repositórios configurados por padrão. São eles:
- Atualizações para openSUSE 11.3: repositório que contém as atualizações para o openSUSE.
- openSUSE 11.3: repositório do DVD de instalação. Por padrão o DVD do openSUSE também é fonte de instalação de programas. Para evitar a necessidade de colocar o DVD no drive toda a vez que for instalar um programa, sugiro copiar o conteúdo do DVD para uma pasta e indicar essa pasta como repositório local, como será mostrado adiante em adicionar e remover repositórios
- openSUSE-11.3-Debug: repositório não necessário para a maioria dos utilizadores. Recomendado removê-lo por conter pacotes instáveis e versões beta (usado por programadores).
- openSUSE-11.3-Non-Oss: repositório que contém programas gratuitos porém não livres como flash-player e java. O CD Non-Oss contém esses mesmos programas.
- openSUSE-11.3-Oss: repositório principal do openSUSE. Contém a maioria dos programas para o openSUSE.
- openSUSE-11.3-Source: repositório que contém “os fontes” dos programas. Recomendado remover pelo mesmo motivo do Debug. Contém programas instáveis e usado somente por programadores.
Embora a lista de repositórios pareça ser grande eles não são suficientes para a instalação de todos os programas que o usuário possa precisar, sendo então necessário acrescentar outros repositórios denominados não oficiais ou da comunidade. E o próprio openSUSE já traz uma lista com esses repositórios, bastando o usuário marcar quais são os repositórios que ele quer adicionar.
Adicionar e remover um repositório no openSUSE
Para adicionar ou remover qualquer repositório no openSUSE, acesse o menu início > aplicativos > sistema > configurações de administrador (YaST). No lado esquerdo selecione Software e do lado direito clique em Repositórios de Software.
Veja a imagem abaixo que mostra a lista dos repositórios padrão e os botões adicionar e remover localizados na parte de baixo da janela que usaremos para essa tarefa.
Vamos começar removendo os dois repositórios que indicamos. Selecione cada um deles e clique em remover. Uma janela pedirá confirmação. Confirme para remover esse repositório Repita a tarefa para o outro e sempre que quiser remover um repositório.
Para adicionar um repositório, clique no botão adicionar e veja as opções que aparecem na nova janela que se abre.
Veja que, de todas essas opções as mais importantes a saber são:
- Repositórios da comunidade (que contém a lista de repositórios mantidos pela comunidade openSUSE).
- Especificar URL (onde o usuário insere o endereço do repositório manualmente).
- CD e DVD (para adicionar mídias que contenham programas para o openSUSE como o caso do CD Non-OSS). Lembrando que é mais fácil copiar o conteúdo dessas mídias em uma pasta e adicionar essa pasta como repositório local. Isso pode ser feito na opção indicada abaixo na lista Diretório Local.
- Diretório Local (onde o usuário pode indicar uma pasta que contenha programas para o openSUSE para servir de repositório).
Selecione repositórios da comunidade e clique em próximo. Em seguida, veja a lista dos repositórios que aparecem. Destes, sugiro instalar: OpenOffice.org, Mozilla, KDE Comunidade, KDE Backports, VideoLan, repositório principal (Contrib) e Packman (esse é um dos mais importantes por conter grande quantidade de programas para o openSUSE).
Veja que essa é apenas uma lista com algumas recomendações. O usuário é quem decide quantos e quais repositórios instalar. Note que, ao selecionar um repositório, aparece uma pequena descrição sobre ele na parte debaixo da janela. Uma vez marcados os repositórios selecionados, clique em Ok. O sistema dará início a instalação desses repositórios. Uma pequena janela vai aparecer perguntado sobre a importação das chaves de cada repositório (como mostram as imagens abaixo). Aceite todas elas para que os repositórios possam se adicionados e você não seja mais questionado sobre isso quando for instalar novos programas.
As chaves dos repositórios. Clique em Importar para aceitar as chaves e adicionar os repositórios com sucesso.
Ao concluir, veja como ficou a lista dos repositórios do openSUSE.
No final desta janela marque, para cada repositório, a opção Manter os pacotes baixados. Isso fará com que o openSUSE mantenha os instaladores dos programas que ele baixar. Isso é útil em caso que o usuário tenha que reinstalar os programas, não sendo necessário portanto, efetuar o download novamente. Se essa opção ficar desmarcada, o openSUSE baixa, instala e exclui o instalador dos programas. Vejamos as outras opções de adição de repositórios.
Especificar URL: como exemplo, adicionemos o repositório da Nvidia cujo endereço (URL) é este:
http://download.nvidia.com/openSUSE/11.3/ (se você tem uma placa da ATI o endereço é esse: http://www2.ati.com/suse/11.3/). Clique em adicionar (para adicionar um novo repositório) selecione Especificar URL e cole esse endereço no campo URL Em nome do repositório você pode escrever Nvidia para identificar esse repositório no meio dos demais.
Clique em próximo. O openSUSE vai baixar as informações a respeito do repositório e, se tudo estiver ok, vai adicioná-lo a lista de repositórios.
Diretório local: nesse caso você pode adicionar por exemplo a sua pasta de Downloads, onde o usuário costuma baixar programas e outras coisas. Lembrando que você pode fazer o mesmo com os CDs/DVDs copiando seu conteúdo para uma pasta e adicionando essa pasta como repositório da mesma maneira que fazemos aqui.
Lembrando que, caso o usuário decida por fazer isso, convém remover o repositório DVD da lista pois não será mais necessário usá-lo. Clique em adicionar (para adicionar um novo repositório), selecione Diretório Local. Na janela que se abre, de um nome para o repositório (Downloads, em nosso caso) e navegue até o local onde está a pasta (nesse caso, a pasta de Downloads) usando o botão pesquisar, como mostram as imagens abaixo, e selecione a pasta em questão.
Imagem mostrando a seleção da pasta Downloads como repositório local.
Marque a opção Diretório RPM para indicar que somente pacotes RPM (padrão usado pelo openSUSE para instalar programas) sejam usados. Clique em Próximo para concluir a adição deste repositório. Para adicionar outras formas de repositórios basta selecioná-los na lista e seguir as instruções apresentadas nas telas que se seguem.