# tar -xvf zcs-8.0.0_GA_5434.RHEL6_64.20120907144639
# cd zcs-8.0.0_GA_5434.RHEL6_64.20120907144639
Iniciando a instalação:
# ./install.sh --platform-override
O comando --platform-override, é mais ou menos isso: "Subscreva e ignore a plataforma".
Como baixamos para RHEL e nosso servidor é CentOS, o Zimbra chia, é para isso que serve o comando.
Quanto aparecer esta pergunta:
Do you agree with the terms of the software license agreement? [N] y
Colocamos y e apertamos ENTER.
Abaixo, deixamos tudo como default do Zimbra, só acrescentamos "Y" onde está "Y", e "N" onde está "N":
Select the packages to install:
Install zimbra-ldap [Y] y
Install zimbra-logger [Y] y
Install zimbra-mta [Y] y
Install zimbra-snmp [Y] y
Install zimbra-store [Y] y
Install zimbra-apache [Y] y
Install zimbra-spell [Y] y
Install zimbra-memcached [N] n
Install zimbra-proxy [N] n
Install anyway? [N] y [e dê um ENTER]
The system will be modified. Continue? [N] y [e dê um ENTER]
Agora, é só aguardar a instalação dos serviços do Zimbra.
Ao terminar, ocorrerá esse erro: ele fala que não conseguiu resolver o mx do domínio zmail.zmexemplo.com.br, pois zmail não é mx e o mx é
zmexemplo.com.br, então colocamos Yes [dê ENTER].
DNS ERROR resolving MX for zmail.zmexemplo.com.br
It is suggested that the domain name have an MX record configured in DNS
Change domain name? [Yes]Yes
A próxima etapa é configurar a senha do admin. Irá surgir as opções:
Main menu
1) Common Configuration:
2) zimbra-ldap: Enabled
3) zimbra-store: Enabled
+Create Admin User: yes
+Admin user to create: admin@zmexemplo.com.br
******* +Admin Password UNSET
+Anti-virus quarantine user: virus-quarantine.hnh04bvgxu@zmexemplo.com.br
+Enable automated spam training: yes
+Spam training user: spam.0wby7p2sr@zmexemplo.com.br
+Non-spam(Ham) training user: ham.i7csumon8@zmexemplo.com.br
+SMTP host: zmail.zmexemplo.com.br
+Web server HTTP port: 80
+Web server HTTPS port: 443
+Web server mode: https
+IMAP server port: 143
+IMAP server SSL port: 993
+POP server port: 110
+POP server SSL port: 995
+Use spell check server: yes
+Spell server URL: http://zmail.zmexemplo.com.br:7780/aspell.php
+Configure for use with mail proxy: FALSE
+Configure for use with web proxy: FALSE
+Enable version update checks: TRUE
+Enable version update notifications: TRUE
+Version update notification email: admin@zmexemplo.com.br
+Version update source email: admin@zmexemplo.com.br
4) zimbra-mta: Enabled
5) zimbra-snmp: Enabled
6) zimbra-logger: Enabled
7) zimbra-spell: Enabled
8) Default Class of Service Configuration:
r) Start servers after configuration yes
s) Save config to file
x) Expand menu
q) Quit
Escolheremos acima, as opções 3 e 4. Os resultados dessas opções, você confere abaixo:
Password for admin@zmexemplo.com.br (min 6 characters): [1AIAXRBsJ] SENHADOADMIN
Usado para criar as futuras contas de e-mail. A opção 'r' retorna, 'a' para salvar, ou Yes para salvar a configuração no arquivo.
Ele pedirá para notificar a VMware Zimbra do tanto de instalação que tem, no meu caso, eu coloquei "No", pois como é uma instalação de teste não
irá ser publicada e não há necessidade.
Quanto aparecer:
Configuration complete - press return to exit
Pronto, a instalação está feita.
Depois execute:
# su – zimbra
$ Zmcontrol status # Verifica os serviços que estão rodando Zmcontrol stop # Para os serviços do Zimbra Zmcontrol start # Inicia os serviços do Zimbra
[5] Comentário enviado por l0g1in em 31/10/2012 - 16:56h
Olá cooperbr, service named stop (CentOS/RedHat) service bind stop (Debian/Ubuntu) verifica as permissões do arquivos ls -l /etc/rndc.key
chown root:named /etc/rndc.key (CentOS/RedHat)
chown root:bind /etc/rndc.key (Debian/Ubuntu)
Caso esteja corretas tente limpar o arquivo e gerar novamente > /etc/rndc.key
rode o comando novamente rndc-confgen -a -c /etc/rndc.key demora realmente mais é muito pouco, se demorar tente olhar os (CentOS/RedHat) /var/log/messenges e se algo, (Debian/Ubuntu) /usr/sbin/named -g bem mais facil encontrar o erro.
Abraços [];
[7] Comentário enviado por l0g1in em 08/03/2013 - 12:06h
ultrazone, o db.zmexemplo e o named.conf não como chama no Windows Server 2008 R2, você tem que criar eles todos no Windows ai no servidor Zimbra /etc/resolv.conf você coloca o IP DNS do seu servidor DNS, no caso windows server, já fiz isso pra teste usando duas distribuição Linux uma como DNS outra só para o servidor de email Windows como DNS eu nunca fiz.
[8] Comentário enviado por rkslinux em 28/04/2013 - 23:56h
Alex,
Preciso de uma grande ajuda sobre o Zimbra, versão 8. Olha só, a minha empresa passou a utilizar o serviço de DNS do UOL. Infelizmente, não pude fazer nada, mas prefiro o BIND 9 sob a minha administração. Vou direto ao assunto:
Configurei o Zimbra 8 na minha empresa, versão Open Source. Agora, preciso usar o bendito DNS do UOL para enviar e receber os e-mails do Zimbra. No entanto, só consigo enviar os e-mails; não consigo receber de forma alguma. Sei que o problema está no DNS UOL, mas mesmo assim estou com alguma dúvidas sobre a configuração diante dessa mudança de DNS.
Por se tratar de um DNS Externo, preciso fazer algum tipo de Relay para o SMTP do UOL, no Zimbra? Se for necessário, preciso configurar só nas configurações globais, ou preciso alterar na Class Of Service(COS), também? Preciso fazer alguma configuração especial sobre o MX, por ser do UOL, também?
Fiz os apontamentos da nossa máquina Zimbra, no UOL, mas não consigo receber os e-mails de forma alguma. Por favor, se puder me ajudar, ficarei muito grato!
[10] Comentário enviado por juzehh em 10/07/2013 - 11:15h
Olá aletrindadee
Tenho um cliente que usa o zimbra 7 e estamos tentando implantar o zimbra 8 para uma nova filial com um dominio diferente com o ambiente igual.
No caso temos um software pago mensalmente para capturar os emails filtrar virus/spam e reencaminhar para o zimbra, para isso mudamos a porta
do postfix para 10026 e tudo funciona perfeitamente.
Porem no caso do zimbra 8, quando mudamos a porta para 10026, o mta falha na inicialização.
Tem alguma ideia que possa nos ajudar a resolver essa falha?
[14] Comentário enviado por jeffersonclaud em 09/03/2014 - 15:49h
Boa tarde
Gostaria de saber de alguém pode me ajudar, instalei o zimbra mas não consigo acessar webmail cliente via https:// IP do servidor ou https://mail.nome do dominio , mas a pagina de Adm do zimbra consigo acessar somente não webmail cliente alguém saber se e necessário fazer alguma configuração ou onde pode estar o erro até desativei o iptables mesmo assim não abre webmail clinete no zimbra
[16] Comentário enviado por rafael001_2 em 11/04/2014 - 09:18h
Ótimo tutorial, muito obrigado, vai me ajudar bastante.
Porém esta acontecendo algo no meu servidor. Consigo enviar emails normalmente, porém não recebo.
Ao tentar enviar uma mensagem para o servidor de algum outro email ele retorna a mensagem dando erro de acesso negado. Gostaria da ajuda de vocês para resolver esta questão, pois já verifiquei toda a configuração do servidor e não achei nada de diferente.
Segue mensagem que o servidor retorna.
"Delivery to the following recipient failed permanently:
admin@luce-imperial.com.br
Technical details of permanent failure:
Google tried to deliver your message, but it was rejected by the server for the recipient domain luce-imperial.com.br by luce-imperial.no-ip.org. [].
The error that the other server returned was:
554 5.7.1 <admin@luce-imperial.com.br>: Relay access denied"
[18] Comentário enviado por rafael001_2 em 11/04/2014 - 10:44h
Olá Root360,
Acabei de criar o servidor, nem cheguei a utilizar este domínio ainda para nada, só usei para o servidor de email que criei agora.
Será q foi bloqueado sem mesmo enviar emails?
[23] Comentário enviado por rafael001_2 em 29/04/2014 - 14:51h
Olá,
Desculpe a insistência, mas agora está ocorrendo um outro erro.
Consegui implantar o servidor, estava enviando e recebendo corretamente em uma conta de teste que criei, porém parou de enviar e receber repentinamente, procurando o que poderia ser achei algo meio estranho, percebi que a fila de e-mail esta crescendo descontroladamente no servidor.
Segue abaixo link da imagem de um print que tirei.
[24] Comentário enviado por l0g1in em 30/04/2014 - 10:48h
[23] Comentário enviado por rafael001_2 em 29/04/2014 - 14:51h:
Olá,
Desculpe a insistência, mas agora está ocorrendo um outro erro.
Consegui implantar o servidor, estava enviando e recebendo corretamente em uma conta de teste que criei, porém parou de enviar e receber repentinamente, procurando o que poderia ser achei algo meio estranho, percebi que a fila de e-mail esta crescendo descontroladamente no servidor.
Segue abaixo link da imagem de um print que tirei.
Cara pode o teu DNS Reverso ou está em alguma blacklist dá uma verficada no DNS Reverso, coloca o mouse em cima da msg e se mostra algum erro, verifica também os logs do zimbra deve mostrar alguma coisa lá.
[25] Comentário enviado por rafael001_2 em 30/04/2014 - 11:51h
E este aumento de mensagens?
Só tenho 2 contas configuradas e não estava enviando emails por ela no momento, será que meu servidor esta distribuindo SPAM?
Posso te adicionar no skype para podermos conversar?
Obrigado.
[27] Comentário enviado por claycezar em 05/07/2022 - 06:57h
Que infraestrutura de rede esta usando ? se ficar sem internet os emails se perdem ? não faz relay acho que é isso, com outro servidor fora da sua rede para receber mensagem depois caso o seu fique offline por algum motivo ? Por mais que tenha 2,3 links em redundancia desastres podem acontecer, e se você ficar offline, mesmo que nao perca email dos clientes, nao pode parar de receber de quem envia no momento, se incomodaria muito.