Acredito que muitos já devem de ter reclamado aos montes que um jogo X não funciona nativamente no sistema operacional que tu usa. Pois bem, o problema não é isolado e de poucos usuários, e sim de uma boa fração de pessoas, incluindo eu também. Apesar deste grande problema que temos nos unixes (
GNU/Linux, BSDs, OpenSolaris...), existem até algumas soluções, nem tanto eficientes, mas que "quebram o galho".
Uma delas, acredito que a mais conhecida, é o
WINE, utilizado por mim e creio que por muitos outros, muito mais para rodar jogos exclusivos para a plataforma Windows do que programas deles. Afinal, o problema frequente que temos nestes sistemas é a carência de bons títulos (não que não tenha, Quake 4, Yo Frankie! e America's Army são exemplos), e não de bons programas, que aliás temos aos montes e muito bons. A maioria já sabe que o WINE, apesar de ter melhorado muito nos últimos anos (lembro que quando eu comecei a usar o
Linux ele não servia para nada para mim), ainda não é uma solução definitiva para os games começarem a ser uma realidade multi-plataforma.
Há também seus derivados (
Cedega e
CrossOver) e programas que auxiliam seu uso (
PlayOnLinux,
Wine-Doors e
Bordeaux), que são boas alternativas, porém não considero que sejam definitivas. Quero dizer aqui que não desmereço o trabalho de alguém em cima do WINE, muito pelo contrário, elogio, pois já conseguiram fazer coisas fantásticas com esta API ocorrer. Graças a ele não tenho problemas para abrir os formatos do Office 2007, por exemplo, pois tenho o mesmo instalado por meio do WINE, assim como o The Sims 3 rodando muito bem, coisa que eu nem imaginaria utilizar uns anos atrás, até mesmo no Windows (no caso do jogo). Bem, mesmo se não tivesse esta boa ferramenta, não voltaria para as "Janelas".
Já existe uma boa gama de jogos nativos para UNIX, como os que já citei e outros, e mais alguns, só que não com a enorme diversidade que temos no Windows.
Frets On Fire,
Battle For Wesnoth e
Super Tux Kart são bons jogos que, apesar de não terem gráficos impressionantes como o Quake 4 ou o Yo Frankie!, são games bem trabalhados, tanto no desenho quanto na sua jogabilidade. O que tem mudado bastante neste campo é o surgimento de ótimos projetos na categoria, seja ele um motor, um framework, um game ou até mesmo um simples aplicativo utilitário. O que falta é uma melhor integração entre eles.