Este artigo apresenta as características da nova versão do Zenwalk, uma distribuição originalmente derivada do Slackware e que vem ganhando espaço entre os usuários, já se encontrando entre as 15 mais populares do site Distrowacth.
Logo de cara fiquei impressionado com a velocidade, seu gerenciador de janelas - XFCE4 - está configurado de forma eficiente e com um visual leve, agradável, despoluído e racional.
Logo que percebi estava diante do Iceweasel, algo semelhante à fuinha gelada em português de um fork do Firefox, seu visual se integra de forma fluída ao visual do Zenwalk.
Mais impressionante foi ver que mesmo nesta máquina consegui tirar vantagem do sistema "composite" do XFCE4 com transparência real, sombreamento etc.
Logo instalei o Gnome ao qual estou habituado, a instalação feita seguindo os passos do HOWTO da documentação oficial no site foi simples e rápida. O Gnome rodou ligeiro e sem problemas, para completar ainda escolhi e configurei um visual semelhante ao Ubuntu só para ver se dava e comparar a velocidade, nesse ponto o ganho de velocidade é grande quando se restringe a uma aplicação, apenas se usar mais de uma o sistema se torna lento e instável.
Mas nem tudo saiu direito, notei a ausência de um ícone apontando para o floppy drive, que com uma olhada mais técnica através do "lsmod" notei também a ausência deste (o modulo floppy). A solução foi instalar manualmente, tarefa na qual precisei da ajuda do suporte feito através do IRC - em inglês! :(
[1] Comentário enviado por humbhenri em 14/08/2008 - 17:57h
Já usei por um tempo o Zenwalk, gostei mto tanto pelo visual simples quanto pela elegância do sistema e facilidade de uso. O netpkg é bom para instalar pacotes, mas pelo q eu me lembre ele não resolve dependências, o que dificulta um pouco o iniciante. Hoje só uso Arch Linux por causa do incrível gerenciador de pacotes.
[2] Comentário enviado por mdfiszer em 14/08/2008 - 18:01h
Realmente o Zenwalk é uma distribuíção bastante interessante,principalmente para aqules que desejam usar o Slackware mas não se sentem à vontade para tentar,o Zenwalk executa exatamente esse "caminho do meio" ,Zen,simples,leve,ágil como o Slackware mas com algumas facilidades como no Ubuntu.Utilizei o Zen durante um tempo apenas para testar,gostei e recomendo sempre que uma oportunidade aparece.Os desenvolvedores estão de parabéns e acredito que a coisa só tende a melhorar.Parabéns pelo seu artigo.
[6] Comentário enviado por needforspeed em 15/08/2008 - 12:36h
Ola obrigado pelos comentários
Tenho uns comentário sobre o item "maquina de teste" visto que o instalei em um core 2 duou com 1024 MB RAM e uma placa nvidia gforce 256 MB
Como de se esperar tudo rodou muito mais rapido, os drivers todos nescessarios foram carregados automaticamente,o unico proplema que foi um tanto desapontador ficou por conta do driver para a placa de video que instalei posteriormente com o netpkg ,pakote chamado "nvidia new driver" nao conseguiu achar uma "screen" adecada (ao menos e o que diz o "reporte" de erro do gdm) enquanto o driver original "nv" esta bugado no que se refere ao uso do "composite". : - (
Apesar disso o restante como disse foi corretamente configurado e automaticamente reconhecido , nao havendo a nescecidade de nenhuma intervençao ou algo do genero
Novamente pesso que comentem esste se alguem teve o mesmo problema ou semelhante e se alguem conhece uma soluçao (oque seria ideal ; - ) mas novamente achei importante trazer este comentario para posterior discuçao e etc
[8] Comentário enviado por removido em 23/12/2010 - 10:53h
needfospeed
Também tentei no meu e o meu pc também tem um hardware da nvidia,apesar que foram nos primeiros segundos,com essa mensagem "/etc/x11/xsession:line 81:exec default not found"