Usar
Linux em desktops é um desafio até hoje, pois as pessoas (usuários comuns) não desenvolvem interesse algum sobre o assunto, no entanto, em épocas de crise, alguns usuários não estão podendo atualizar seus equipamentos para hardwares que possam rodar os aplicativos na plataforma Windows.
Em diálogo com um cliente e com experiência em formatações para Windows, pude observar que sempre o usuário doméstico utiliza o pacote Office e Internet (claro que há exceções). O usuário tinha o objetivo de encostar a máquina, até que em uma situação futura e diante do cenário político e econômico atual, vai demorar.
O equipamento
O equipamento utilizado foi uma máquina com processador Celeron D 315 com 1GB de memória RAM, que por sua vez rodava Windows XP®, porém, o mesmo não possui suporte e atualizações. Alguns sites já não funcionavam bem ao ser acessados por este sistema e apresentava alguns travamentos devido ao pouco recurso de hardware utilizado em relação as exigências atuais.
A distribuição GNU/Linux utilizada
A distribuição utilizada foi
Lubuntu (ambiente LXDE com Ubuntu).
Por que utilizei o Lubuntu?
O Ubuntu é o sistema operacional
GNU/Linux mais popular entre os usuários comuns na atualidade, porém, sabemos que a mesma não é tão modesta em relação às exigências de hardware como o Debian.
A alternativa: Lubuntu.
Lubuntu foi desenvolvido para atender às necessidades dos equipamentos antigos oferecendo ambiente de trabalho agradável com a interface LXDE.
Instalação
Não vou abordar neste artigo todo o processo de instalação, pois o foco é outro, apenas vou dar uma breve descrição.
Quando fui buscar o equipamento, conversei com o usuário e observei os aplicativos utilizados, logo pensei em como atender às necessidades do mesmo com alternativas gratuitas e leves para ambiente GNU/Linux.
Logo após a instalação, fiz o obvio instalei alguns aplicativos, pacote Office para Linux e aplicativos de áudio e vídeo para entretenimento doméstico, além de alguns jogos para crianças.
Resultados
Feito os testes e verificado que estava tudo em ordem, é chegada a hora da entrega ao usuário.
O sucesso na implantação do Linux depende muito da entrega, atento a isso, fiz uma breve demonstração ao usuário focando sempre nas vantagens e bom desempenho que o mesmo possuí em seu equipamento, funcionando sem travamentos, carregando rapidamente seus aplicativos, vídeos e músicas tocadas sem travar.
O cliente agradeceu e entendeu o funcionamento e, só para garantir, fiz uma ligação pós-entrega do mesmo e soube que o equipamento está funcionando perfeitamente.
Conclusão
A implantação de sistemas GNU/Linux depende muito da avaliação das necessidades do usuário, situação econômica de usuários domésticos, pequenas empresas, hardware antigo e bom atendimento. Posso não ter muito conhecimento, mas posso afirmar precisamos aprender a implantar o Linux.