Neste artigo, apresentarei como instalar e configurar o Zabbix, um sistema de monitoramento de redes e sistemas enterprise, criado por Alexei Vladishev e licenciado sob a GNU GPL. Nosso objetivo é auxiliar na instalação e configuração da ferramenta ilustrando os procedimentos para a implantação do servidor em sistemas Linux Ubuntu Server/Debian Squeeze.
O front-end é uma interface web desenvolvida em linguagem PHP utilizada para o gerenciamento do Zabbix. É uma interface amigável e poderosa oferecida juntamente com o pacote de instalação oficial do Zabbix. Para prosseguir com a instalação e configuração desta interface, siga os passos seguintes.
Ajuste as configurações do PHP que são pré-requsisitos para o front-end.
Agora seu front-end está pré-configurado. Utilizando um browser, entre com o seguinte endereço:
http://<endereco_da_maquina>/zabbix/
Será exibida a tela inicial de instalação de boas-vindas à instalação do Zabbix:
Na próxima tela será exibido a licença do produto. Selecione a opção "I Agree" e clique em Next.
A próxima tela valida as configurações e os pré-requisitos para execução do Zabbix. Se tudo estiver OK, clique em Next.
Agora, vamos prosseguir com a configuração da conexão com a base de dados:
Na opção Type, selecione MySQL.
Na opção Host, escreva localhost, se o banco estiver na mesmo servidor.
Na opção Port, deixe padrão (0).
Na opção Name, insira o nome da base de dados no MySQL (zabbix).
Na opção User, insira o nome do usuário com permissão de acesso (zabbix).
Na opção Password, coloque a senha do usuário.
Agora, clique no botão Test Conection para validar as configurações. Se tudo estiver certo, aparecerá um OK verde acima do botão. Clique em Next.
A próxima tela serve para confirmar as configurações do passo anterior. Clique em Next.
O próximo passo será confirmar se os arquivos de configuração estão corretos. Clique em Next.
Será exibida uma mensagem de sucesso na configuração. Se isso acontecer, o front-end para o Zabbix estará configurado corretamente. Clique em Finish.
Agora aparecerá a tela de login do Zabbix. Para logar, utilize o usuário "Admin" e senha "zabbix".
NOTA: Em caso de problemas no acesso a base de dados, edite o arquivo /var/www/zabbix/include/db.inc.php e configure o acesso a base de dados MySQL manualmente, inserindo as seguintes linhas no final do arquivo, antes de fechar a tag PHP.
[1] Comentário enviado por volcom em 07/10/2011 - 10:29h
Cara!!!
Ouvi falar dessa ferramenta num curso de JBoss que fiz há um tempo e ainda não tive tempo de fuçar...mas agora com esse empurrãozinho vai ficar mais fácil hehehe
Obrigado pela contribuição e parabéns pelo ótimo artigo!
[5] Comentário enviado por alessandro.silva em 09/10/2011 - 10:36h
VOLCOM,
Espero que o artigo possa realmente auxiliá-lo de alguma forma. Esse é o objetivo! Abçs
VAGNER,
Valeu meu camarada! Sempre que tenho uma tempinho, gosto de fazer isso. Sobre o Ricardo, foi engraçado mesmo! Se tivéssemos combinado não teria ocorrido. Abçs!
DOLIVERVL
Para resumir, o Zabbix=NAGIOS+CACTI. Tem mais recursos, é mais fácil de usar e é mais enterprise. Não conheço profundamente o NAGIOS, mas pelo que tenho visto, certamente, o ZABBIX ganha em vários aspectos.
[8] Comentário enviado por marcosilva79 em 11/10/2011 - 13:38h
A melhor ferramenta sempre vai ser aquela em que se sabe usar! Nagios tbm arrebenta, galera sempre desenvolvendo novas features e plugins para o sistema, idem para o cacti.
[9] Comentário enviado por alessandro.silva em 11/10/2011 - 14:46h
Concordo! Entretanto, já inseriu um host no Zabbix? Compara com o Nagios para ver como é bem mais prático. O Nagios tem templates em formato XML que podem ser duplicados ou adapatados para qualquer outro host? O Nagios manipula MIBS? Qual é mais fácil de ser configurado e administrado?
[10] Comentário enviado por stefanols em 14/10/2011 - 12:11h
Na dúvida, use os dois!! kkk. Tanto o Zabbix quanto o Nagios são ótimos. Por isso uso os dois. :P. Incluindo algumas páginas do Nagios dentro do Zabbix, usando o recurso e telas, fica show de bola.
O Zabbix é um sistema com muitas funcionalidades. Merece inclusive uma série de artigos, mostrando e explicando o funcionamento de cada recurso.
[11] Comentário enviado por marcelowguima em 27/10/2011 - 16:33h
Artigo excelente, funcionou perfeitamente comigo, só tive que fazer uma alteração pois o zabbix server não iniciava, tive que criar o diretório zabbix no caminho /var/tmp/zabbix e depois criar o arquivo zabbix_server.pid e dar permissão ao usuário zabbix, após isso o server subiu e pronto!!
[14] Comentário enviado por rklogic em 17/01/2012 - 11:57h
ola preciso de uma ajuda ,instalei o zabbix em, uma maquina virtual , aonde tenho o sevidor com o ip 192.168.1.154 e a rede saida interna com o ip 192.168.0.0/24 aonde eu queria monitorar uns micros com o xp .
o zabbix esta funcionando mais nao sei configurar o mesmo pra monitorar o xp. o zabbix agente esta pronto e rodando no micro xp jah mais ainda nao consegui monitorar se puder dar uma força.
[17] Comentário enviado por alessandro.silva em 29/03/2012 - 09:08h
Pessoal,
Verifiquem se os parâmetros do arquivo de configuração onde você define a criação do arquivo de log e do PID estão apontando para o local correto. Em geral, as pessoas erram neste ponto da instalação.
[20] Comentário enviado por LesleyRibeiro em 03/04/2012 - 15:35h
Excelente artigo!
Galera, quem quiser usar o zabbix com MySql em outro servidor, nao esqueça de trocar a linha:
bind-address = 127.0.0.1
para:
bind-address = 0.0.0.0
Fazendo isso o outro servidor poderá enxergar a base de dados.