Neste artigo mostro como configurar o VsFTPD sobre TLS no Debian. No pacote do Debian Etch não vem o Makefile para a geração do certificado vsftpd.pem, daí a diferença em relação as distros como Gentoo, Fedora e afins.
[2] Comentário enviado por ddamalio em 03/03/2008 - 08:42h
?comentario=?comentario=Fala Paulo!
1 - Eu não tenho muito conhecimento sobre ferramentas gráficas de gerenciamento, no debian quase não existem. No entanto, no suse geralmente na "Central de Controle", é possível você gerenciar grande parte do sistema, dá uma olhada por lá. Até onde sei, os pacotes ditribuidos pela Suse, são algo do tipo opensuse<alguma coisa> ou suse<alguma coisa>, procurando pelo nome do pacote você deve encontrar alguma coisa relativa.
2- Existem duas formas de serviços funcionarem no linux, o modo Standalone e o modo inetd. O modo standalone é quando o serviço fica no ar com um daemon criado pelo próprio serviço, o modo inetd deixa o serviço parado e só é iniciado a partir da requisição de um usuário (geralmente se configura ftp assim). A única vantagem (ao meu ver) do modo inetd é que é que este, não vai consumir memória e processamento do servidor em momentos que um serviço não está sendo utilizado. Existem exploits específicos para serviços que funcionam em modo inetd, pois é um modo muito instável de se manter um serviço funcionando.
Meu conselho é... só deixe um serviço funcionando em modo inetd se for realmente muito necessário!!
[3] Comentário enviado por leandromoreirati em 13/03/2008 - 17:26h
Caro,
Seu artivgo ficou bacana, so faltou um detalhe, segui ele do inicio ao fim e meus usuários nao logavam no ftp nem por reza brava, por fim decobri que tem que no diretório /etc/pam.d/vsftpd, com o seguinte conteúdo:
# Standard behaviour for ftpd(8).
auth required pam_listfile.so item=user sense=deny file=/etc/ftpusers onerr=succeed
# Note: vsftpd handles anonymous logins on its own. Do not enable
# pam_ftp.so.
# Standard blurb.
@include common-account
@include common-session
@include common-auth
auth required pam_shells.so
Tem que altearar no arquivo /etc/pam.d/vsftpd
de
file=/etc/ftpusers
para:
/etc/vsftpd_user_list
Assim ele libera os usuário que nao estao no arquivo /etc/vsftpd_user_list para autenticar.