A administração dos desktops em qualquer organização sempre foi um desafio. Sempre preocupados em procurar meios para melhorar os processos, reduzir custos, aumentar desempenho e simplificar o gerenciamento, os administradores de redes vem procurando novas soluções para atender esses problemas. Com isso administradores têm usado a VD.
A virtualização é uma camada de interposição entre o software e o hardware. Dividindo os recursos de um computador em vários ambientes de execução. Existem três formas de virtualização: virtualização do hardware, virtualização do sistema operacional e virtualização de linguagens de programação.
Virtualização do hardware
Considerado um dos mais complexos modos de virtualização, devido a maneira que precisa emular o hardware. Esse tipo de virtualização torna-se muito útil para os desenvolvedores de firmware e hardware, uma vez que a funcionalidade de uma solução pode ser validada sem necessariamente ter o hardware real.
Virtualização do sistema operacional
Talvez a abordagem mais popular para implantação da virtualização seja a de rodar uma plataforma de virtualização com um SO host. Essa abordagem é mais conhecida como virtualização do SO (Desai, Anil, Gerenciamento de Plataformas Virtuais, 2007). A característica mais importante é que a camada de virtualização fica acima do sistema operacional do host.
Os softwares mais comuns dessa categoria são o VMware Server, Microsoft Virtual Server 2005, entre outros. Todos permitem a criação de um ambiente virtual isolado e independente, sendo assim uma grande vantagem do ponto de vista técnico,ou seja, o principal benefício de se trabalhar com camadas de virtualização é que elas podem aproveitar qualquer hardware que seja suportado pelo sistema operacional do servidor.
Virtualização de linguagens de programação
Esse tipo de virtualização nada mais é que a criação de uma máquina virtual para a interpretação da linguagem de programação, ela só é instanciada a partir do momento que necessito rodar determinada aplicação que use esse recurso. Como exemplo temos a linguagem Java.
[1] Comentário enviado por gesousa em 02/05/2009 - 13:33h
Seu Artigo ficou muito bom, só senti falta de mencionar a solução de virtualização Kernel-based Virtual Machine (KVM), que hoje é a única que se encontra de forma oficial incorporado no kernel do linux, e utiliza uma forma híbrida de paravirtualização, mas tem algumas características interessantes.
É um programa no espaço do usuário que utiliza a interface /dev/kvm para configurar a maquina virtual convidada, que repassam através da interface as informações para o host.
Atualmente é mantida pela RED HAT, é um das grandes vantagens desta plataforma, foi ser a primeira a conseguir a migração de VM entre plataformas diferentes Intel/AMD em tempo real. há um video demostrando a migração em tempo real.
Outro ponto apenas para demostrar a importância da virtualização no mercado de TI atualmente é que todas as tecnologias de virtualização, foram recentemente adquiridas por grandes players da TI mundial em questões de meses.
VMware -> EMC
VirtualBox -> Sun Microsystems
XEN Server -> Citrix
KVM -> Red Hat
[3] Comentário enviado por joserribeirojuni em 02/05/2009 - 15:27h
Cara, a virtualização é um dos assuntos mais interessante que tenho em mente, A faculdade que eu curso trabalha com 3 servidores fisicos e 11 maquinas emulada, é muito show como isso funciona , os ganhas financeiros que é possivel obter com isso, parabéns pelo artigo, está muito bem organizado parabéns !