O
VirtualBox permite que você use o [Linux] dentro de uma janela, como um programa no sistema operacional que você já usa. Com essa facilidade, você pode ter seu primeiro contato com o
Linux sem precisar instalá-lo ou mesmo reiniciar o computador para usar um [LiveDVD/USB]: quer usar o Linux? Só iniciar o programa. Terminou de usar? Só fechar a janela.
Na verdade essa "janela", explicada assim de forma simplificada, tecnicamente falando é uma
máquina virtual (do inglês
virtual machine, comumente abreviada por
VM): é um computador que, fisicamente falando, não existe, mas pode ser usado para instalar sistemas operacionais e aplicativos. O sistema operacional (SO) que está na máquina virtual "pensa" que está em um computador "de verdade".
Seu computador (que, fisicamente falando, existe, portanto é chamado de
máquina real) pode executar várias máquinas virtuais ao mesmo tempo (contanto que haja memória RAM e espaço em disco suficientes). Na prática, isso quer dizer que você pode usar vários SOs ao mesmo tempo. Por exemplo: você pode usar [Windows] e Linux ao mesmo tempo.
[Windows]:
https://www.microsoft.com/pt-br/windows/
O sistema operacional da máquina real é chamado de
hospedeiro (
host): ele hospeda as máquinas virtuais, cujos SOs são chamados de
convidados (
guests).
Essa tecnologia é chamada de
virtualização. E o VirtualBox nada mais é que um programa que permite a você fazer virtualização de forma fácil em seu computador.
O VirtualBox é um [
software livre], gratuito e multi-plataforma de virtualização desenvolvido pela [Oracle]. Ele pode ser instalado no seu [PC], quer você use Windows, [macOS], Linux ou [Solaris], e suporta diversos sistemas operacionais convidados, incluindo, mas não limitado a: Windows (3.x, 95, 98, ME, NT, 2000, XP, Server 2003, Vista, 7, 8, 8.1, 10, 11, Server 2008, Server 2012, Server 2016, Server 2019, Server 2022), DOS, Linux (2.2, 2.4, 2.6, 3.x, 4.x e 5.x), Solaris, OpenSolaris, OS/2, FreeBSD, OpenBSD e NetBSD.
Neste artigo, você verá como instalar o VirtualBox no Windows e nas distribuições Linux mais populares, como criar uma máquina virtual e usar o Linux nela, além de dicas para usar o VirtualBox no dia a dia.
Vou usar como exemplo a distribuição [Linux Kamarada], que, caso você ainda não conheça, é uma distribuição Linux brasileira baseada no [openSUSE Leap] e destinada a computadores pessoais e usuários iniciantes. Oportunamente, escreverei um artigo para apresentá-la aqui no Viva o Linux, mas, por enquanto, você pode conferir mais informações sobre o projeto acessando seu
site em [linuxkamarada.com].
Este artigo é dedicado principalmente a usuários de Windows que ainda não tiveram seu primeiro contato com o Linux e desejam experimentá-lo por meio do VirtualBox.
Se você já usa Linux, também pode instalar o VirtualBox para experimentar outra distribuição, ou mesmo para [outras finalidades].