Neste artigo vou mostrar e exemplificar como instalar o Linux em computadores antigos e com pouca memória, podendo até mesmo ser utilizado para um acesso compartilhado a internet ou de arquivos.
Em primeiro lugar o mais importante é escolher a distribuição
Linux de acordo com as necessidades e uso. Mas é preciso
se atentar ao suporte de hardware também. Das diversas distros
que tentei usar na minha "cobaia", o Red Hat 9 foi o
único que não reclamou, então neste artigo vou tomá-lo como
base até mesmo pelo fato de sua facilidade de administração.
Configuração da "cobaia":
Processador: Intel P 200 MMX;
Memória: 64 RAM, DIM;
HD: 3 GB;
Placa: XingLing made in China, ou simplesmente como gosto de chamar "Hardware genérico" ou "alternativo".
[1] Comentário enviado por lacierdias em 07/02/2005 - 07:50h
Mano muito bom seu artigo....só uma pergunta e uma observação.
Pergunta: O Open Office demorou 3 minutos como está no artigo ou 3 segundos para abrir???
Observação: o K3B roda no Gnome e no BlackBox Tranquilamente eu uso aqui e tudo....
Abraço e o artigo ficou show..
[3] Comentário enviado por y2h4ck em 07/02/2005 - 19:20h
Ehehe esse povo tem mania de achar que computador antigo ( 233 por ai ) so pode ser sub-utilizado, eu utilizo um Cyrix II 233 em casa e rodo tudo no meu linux ... :)
Então acho que nao tem essa de pouco processamento, o linux fica perfeitamente leve e roda muito bem
[4] Comentário enviado por crnauta em 08/02/2005 - 17:17h
Meu K6-2 300 quando tinha 32Mb de memória era uma lentidão terrível com o Kurumin Linux, depois acrescentei 128Mb e melhorou bastante, por fim acrescentei mais 128Mb e agora com 256Mb o meu Kurumin 4 ficou espetacular. Acho que o desempenho do sistema tem a ver mais com quantidade de memória do que com a freqüência do processador.
[5] Comentário enviado por daniel.quirino em 10/02/2005 - 09:41h
Salve Salve galera, valew pelos comentarios e pelos elogios e aproveitando p/ responder algumas duvidas e sugestões. Esse artigo eu escrevi apenas p/ demonstrar o poder e a liberdade que linux tem sendo que hoje em dia é muito dificil achar uma memoria DIMM que preste ou qq componente p/ fazer um upgrade nesse tipo de PC, ou seja, muitos de nos ainda temos um PC das antigas em casa e ñ sabemos o que fazer com ele, no meu caso esse PC é do trampo e tava aqui parado então resolvi encarar essa instalação. Mas é claro que se o seu PC usar SDRAM vc ainda encontra esse tipo de memoria e vai ajudar no decorrer do processo mas um clock alto tb mosttra o seu diferencial. Quando ao K3B até onde eu sei ele roda em KDE, por isso que ele tem um "K" no nome, mas no Gnome ele chega a dar uns erro na libs QT e o OpenOffice domorou apenas 3 minutos mesmo ao inves de 15 minutos no KDE. Mas sugiro tb fazerem mais teste e inovar. Pretendo no proximo artigo publicar algo sobre BOOT REMOTO, ou seja um boot pela rede, onde é preciso um servidor parrudo (2.2 mhrz com 512 a 1 giga de RAM) e a estações podem até ser os p100. Afinal de contas o processamento vai ser feito no servidor e a estação tem apenas o trabalho de montar a imagem no monitor.
[6] Comentário enviado por |Mr_Jingles| em 19/02/2005 - 14:46h
o Rad Hat 9 deve fica bom msm, mas tipo, eu botei aqui em casa(K6-2 500 Mhz, 64 RAM, HD 8gb) o Kurumim e fico filé tb, acho que fico assim por causa que ele é todo off, e a Swap também ajudo um bocado, só que não consegui usa ele e o 98 ao mesmo tempo, mas isso não vem ao assunto, mas eu acho que se agente usa uma swap, o PC dá uma boa melhora, um genio o kara que invento isso(seja ele da Microsoft ou não)!!!!
[7] Comentário enviado por daniel.quirino em 21/02/2005 - 09:24h
O RH9 foi apenas uma sugestão, mas é claro que existem outros Linux que podem suprir as suas necessidades tb, o Kuruma é inclusive uma delas já que ele vem com o basico e ocupa pouco espaço, ou seja, se vc tiver um HD de 1,5 guga eu sugiro colocar o Kuruma pois instalado ele ocupa apenas 500 megas contra os 2.5 do RH9 ou os 1 giga do Debia e Slackware. Tudo bem que o Kuruma as vezes pode ñ fazer tudo akilo que vc quer mas com certeza vai fazer o que vc precisa. Quanto ao SWAP ela é uma "memoria" de troca ( bem ela na realidade ñ é um tipo de memoria e sim um tipo de partição) que serve p/ o Linux alocar akilo que está em menor tempo de uso na RAM, diferente dakele ourto sistema que aloca o maior programa na memoria ( digasse de passagem isso é uma burrice tremenda pois p/ gravar algo na SWAP demora alguns milesimo de segundo enquanto o trabaslho na RAM opera em nanosegundos). Bom mas isso já é uma outra historia, é alias esse é um dos motivos que tornam o Linux muito mais rapido e eficiente que akele outro sistema. Ñ sei quando o SWAP sugiu mas te afirmo que ñ foi a Micro$oft, alias essa ai ñ criou nada eles apenas copiam e adaptão ao seu "S.O.". Um dia ainda conto com maiores detalhes essa historia......
[10] Comentário enviado por Morgen Raiser em 02/12/2006 - 20:15h
Oi, bem esse eh meu primeiro comentario aki... e gostaria de pedir um favor...
Eu comecei a usar linux e aki no comercio do meu pai há 3 PCs, convenci ele a mudar tudo para linux... soh q um deles eh um P 3 - 333mhz com uns 256 de ram e 4gb de hd...
Alguem poderia me indicar uma boa distro para esse pc?? sem q o openoffice demore 3min(se n ele vai querer voltar pra ruimdows). - e de preferencia sem ser RH nem Fedora... afinal eles fogem ao ideal software livre.
Agradeço desde já...