O uso do termo "Hacker" gera tanta polêmica hoje em dia que resolvi escrever este artigo para expor um ponto de vista baseado em acontecimentos históricos colhidos de livros e mencionar algumas razões pelo qual o emprego do termo "Hacker" passou a ser marginalizado pela sociedade moderna.
A grande revolução que gerou o que podemos chamar de "segunda geração de Hacker's", surgiu na década de 70, influenciada principalmente pela postura anti-monopolista e de total apoio a democratização da informática.
Na época, o monopólio imposto pela IBM, tornara o acesso a informática por partes de pessoas comuns como eu e você, algo utópico e praticamente impossível de ser concretizado.
A partir destes aspectos surgiram as primeiras idéias para a criação de um "micro computador", dentro destas idéias revolucionárias, surgiu o "Homebrew Computer Club" ou "o clube do computador feito em casa" que tinha como membros algumas figuras carimbadas como Stephen Wozniak e Steve Jobs, que por sinal em 1977 conceberam o primeiro "Apple" da história.
Reparem que tudo que foi até aqui mencionado, vem do "espírito de criar algo que agregue valor social, que traga melhorias as pessoas e não apenas valore$$$".
[3] Comentário enviado por cvs em 11/10/2004 - 13:53h
O artigo ficou até bem escrito, mas o conteudo, para mim, é desnecessario, não vejo mais o por que ainda querem escrever coisas sobre hackers. Mas ok, bom artigo, espero que o proximo seja mais proveitoso.
[4] Comentário enviado por engos em 11/10/2004 - 15:35h
Finalmente um artigo sobre o assunto com informação baseada em dados e não apenas na opnião pessoal.
Apesar de alguns terem que engolir o termo correto de hacker e acabarem dando notas menores que 10 (ciúmes? revolta?) o artigo ficou muito bom e bem documentado, que era o que faltava no assunto.
Parabéns pelo artigo, nota 10! (Ao menos na minha opnião)
Parem de falar nisso o tempo todo pelo amor de Deus. Toda semana tem um querendo explicar: "que é hacker- ética hacker - como ser hacker..." Esse assunto tá esgotadísssisssississssisssssissssissssimo.
[7] Comentário enviado por KnowLink em 13/10/2004 - 02:50h
Caiapó, enqunato tiver um engomadinho na TV dizendo que uma quadrilha de Hacker's roubava dinheiro de bancos pela internet (você sabe do que eu estou falando, isso ficou alguns dias na TV e no rádio), eu gosto de ver que tem gente que se preocupa com isso, com o original, com a raíz, a fonte do termo hacker.
O maior problema sempre foi a imprensa não-especializada, que não conheçe a diferença entre um bit e um byte, mas quer dizer que os hackers são criminosos, que fazem mal, que invadem os computadores do mundo inteiro, são vândalos, etc... Essa ignorância me dá dor de estômago, por isso eu GOSTO MUITO de ver esse assunto repetido zilhões de vezes, desde que com os termos corretos.
[9] Comentário enviado por jorgecardoso em 29/10/2004 - 22:15h
De forma bem resumida e direta, esse artigo mostra um pouco desse mundo digital que vivemos. Moleques que compram Geek e H4ck3r, invadem sites com falhas inúteis e sistemas podres, se concideram da "elite digital", e outros que AMAM o Software livre, também estão achando que são hackers. Este texto, é bem legal, e eu afirmo que o termo hacker esta sendo mal usado pelas pessoas. Os verdadeiros hackers ainda existem, e eles sim sabem o que fazem... invadir phpnuke, pequenos DDos, entre outras idiotices, é coisa de IPI (Interessados pela Internet). Júlio - Parabéns pelo artigo
[10] Comentário enviado por removido em 28/12/2005 - 16:34h
Artigo muito bom. Nunca é de mais falar sobre um conceito muito explorado e ao mesmo tempo não compreendido.
A variedade de opiniões ajuda no entendimento.
[11] Comentário enviado por skateboarder em 27/02/2006 - 19:23h
Ótimo artigo.
Há muito a mídia deturpa o termo hacker, atravessando-o até cracker, onde este não passar de uma pessoa que possui um conhecimento tão vasto quanto um hacker, porém, possui uma índole duvidosa.
Viva a ética hacker e a liberdade de escolha e de informação!
[15] Comentário enviado por sax0n_m0f0r em 24/09/2006 - 09:16h
Engraçado porque sempre associam hackers a "invasão de sistema" eheh
Linus Tourvalds, Alan Cox, Donald Becker, Marcelo Tossati, madgog entre muitos outros caras, pode-se intitular como 'hackers' invadir um sistema é ridiculo, meu sobrinho de 9 anos faz isso em minutos.
hacker nao invade sistema, hacker cria o sistema, idealiza o sistema e mostra esse sistema funcionando do jeito louco e complexo que ele quiser e bem entender. posso dizer que hacker é albert einstein que criou essa tal de T.R enfim. vamo encher isso aqui com informações úteis. ficar querendo dizer se é ou não, não interessa a mais ninguém.
[16] Comentário enviado por Gilmar_GNU/Slack em 10/02/2007 - 13:40h
Mais apesar disso sempre na rade rola uma guerra digital entre seus usários que tem conhecimento avançado na área de info .. mais depende dos ideias que tem a pessoa ou o grupo !sensacionalismo para com aqueles que se são inteligentes o suficiente para saber a falah nos sistemas que rolan na net.. como no caso o windows que esse merda e pago .
Naum posso falar que naum usei windows que ai e mentira.. mais depois que conheci o Linux aprendi que aprender outro sistema e que esses sietama te ofoerece desafio ai que eu adorei !
[17] Comentário enviado por removido em 05/03/2007 - 00:10h
Muito bom o artigo parabens meu caro.
eu tambem ja vi por ai o termo hacker sendo aplicado em médicos, bombeiros e zaz...
A expressão hacker tem fins de dizer o quanto a pessoa é boa na quilo faz, e não totalmente voltado a "INFORMATICA"
[22] Comentário enviado por suarphi em 05/12/2007 - 10:17h
Artigo muito bom!!!!! Meus parabens!!!!!
Acredito que esse tipo de esclarecimento é muito importante e deve ser repetido sim, até que as pessoas entendam o que realmente é um hacker. Concordo plenamente com o comentário de KnowLink (depois leiam para entenderem melhor), por isso vamos esclarecer melhor quem são os hackers e não julgálos como criminosos.
[23] Comentário enviado por librarian em 02/02/2008 - 18:21h
A idéia de Stallman era produzir um sistema operacional completo e livre, com seu código fonte disponibilizado para que qualquer pessoa pudesse, alterar, melhorar, agregar funcionalidades, criar programas entre outras infinidades de funções que, fugia totalmente dos padrões da indústria de software fechado. Como não é nenhuma novidade, o Linux é, sem dúvida nenhuma, o principal exemplo deste projeto, e tornou-se rapidamente o ícone contra o monopólio imposto pela Micro$oft.
Faz bem lembrar que o Stallman e seus seguidores nunca conseguiram eles mesmos criar um SO: o GNUDOS, que tinha tudo para ser uma solução melhor ao MS-DOS, sofreu com o ego de seus "colaboradores" -- e de alguma coisa dele deu-se origem ao FreeDOS. O que aconteceu com o Linux é que Linus tinha um sistema operacional, mas sem compiladores, etc.; e a FSF tinha compiladores e outras ferramentas mas não tinha um SO. A + B = GNU/Linux.
Há quem grite que Stallman é o salvador, mas para mim ele está mais que satisfeito com que recebe para poder programar por programar. Sou mais ligado na cabeça de Torvalds, para quem "conversar é barato".