Um tour pelos players de vídeo para Linux

Neste artigo descrevo alguns players de vídeo para Linux para que você possa escolher o que mais lhe agrada para assistir seus filmes.

[ Hits: 59.235 ]

Por: Perfil removido em 15/11/2006


MPlayer e RealPlayer



MPlayer


Um dos mais completos reprodutores de vídeos e animações para o Linux. Tem suporte para legendas e para muitos formatos, tanto de entrada quanto para de saída. Conta com suporte especial para arquivos PNG, GM, MD5sum, Null, OpenDivx e muito mais. Entre os formatos de entrada suportados estão: VCD, DVD, MPEG 1/2 , RIFF AVI, ASF v1.0 e os de saída estão: X11 com extensão SHM, OpenGL, DGA, SDL, AALIB, SVGA, FBDEV.


Maiores informações acesse:

RealPlayer


Toque e veja arquivos RealAudio, RealVideo 10, MP3, Ogg Vorbis e Theora, H263, AAC e outros com qualidade e sem demora. Com plugin compatível com o Mozilla você poderá assistir e ouvir arquivos multimídia direto no seu navegador sem precisar abrir o RealPlayer. E com a nova interface gráfica baseada na tecnologia GTK o player se adapta ao tema que você escolheu e se integra ao ambiente de seu desktop.

Assista filmes, shows, tvs e ouça rádios pela internet. Este programa, oficial da Real.com, permite ao usuário assistir todos os filmes no formato real player.


Maiores informações acesse:
Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Kaffeine, KMplayer e KPlayer
   2. MPlayer e RealPlayer
   3. Totem e VLC Media Player
   4. XMovie, Xine e Gxine
Outros artigos deste autor

Introdução a CGI com a RFC 3875

A imbecilidade real revelada pela realidade virtual

Customizando o DVD de instalação do Slackware

Multiterminais e Userful Multiplier nas escolas públicas: Uma solução barata que sai caro

Netcat - O canivete suíco do TCP/IP

Leitura recomendada

Iceweasel 4.0 no Debian Squeeze

Backuppc - Solução de backup corporativo

Aptitude, uma ferramenta poderosa

Café com leite, gerenciador de lan house e cyber café

Utilizando o Urpmi

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 15/11/2006 - 11:30h

rox cara,vlw mesmo

[2] Comentário enviado por Raptor em 15/11/2006 - 18:30h

Parabéns pelo artigo.
Você saberia me dizer como faço para assistir DVD no Kurumin, da mesma forma que faço para assistir no Windows?
No Windows consigo assistir DVD's utilizando o PowerDVD 5, mas no Kurumin os DVD's ficam extremamente lentos, não consigo assistí-los de forma alguma.
Já utilizei o Kaffeine, Mplayer, Amarok, Xine, etc... e nenhum deles executa DVD da mesma forma que o PowerDVD 5 no Windows.

[3] Comentário enviado por lulu.campos em 15/11/2006 - 21:49h

parabéns ricardo. belo artigo. tenho o kaffeine instalado e naum abre nem a pau meus dvds. só dá erro. só consigo ver meus videos no mplayer. vc poderia me dizer o que devo fazer pra ver meus videos no kaffeine?

[4] Comentário enviado por humbertofranco em 15/11/2006 - 21:50h

Ricardo, antes de mais nada, foi realmente um belo post. Sou Novato, estou migrando agora, e tenho como paixão fazer conversão de formatos digitais, passar meus filmes q baixo em avi, ou divx e converte-los para para Mpeg, ou DVD. Teria voce conhecimento de algum programa para este tipo de conversão? Estou com Ubuntu 6.06 e peço desculpas por estar abusando. Um Abraço, Humberto.

[5] Comentário enviado por sombriks em 15/11/2006 - 23:57h

Raptor, acredito que você ainda non tenha instalado (ou meramente configurado) um módulo adequado para a sua placa de vídeo; eu não enfrente tal problema graças à perfeita configuração do meu vídeo, no caso uma nvidia.

tente modificar seu xorg.conf (ou o outro lah, esqueci o nome... eh xfree86.conf, acredito eu) para melho utilizar sua placa de vídeo, ok?

[6] Comentário enviado por removido em 16/11/2006 - 03:39h

Olá...

1) Raptor...

Quando eu usava o Kurumin, jamais passei por este problema. Ao instalar o Kurumin no micro de um colega de trabalho, ele realmente passou por este problema que você está passando. No caso dele, a solução foi adicionar mais memória RAM porque só possuía 256 MB compartilhando com vídeo on-board. O micro dele também rodava sem problemas no Windows, mesmo com 256 de RAM. Outro caso que pode ocorrer é a memória swap baixa. Quando instalo o Linux no micro de algum colega, deixo o swap a 1 GB. Pode ser exagerado, mas é melhor sobrar do que faltar. Veja se você instalou os codecs que rodam DVD's protegidos digitando apenas o seguinte comando como usuário normal mesmo:

$ instalar-w32codecs

2) lulu.campos...

Não sei quantos leitor de CD e/ou DVD você possui e muito menos quem é Master e quem é Slave, pois faltou especificar aqui para tentar solucioná-lo. Vamos as etapas seguindo um exemplo, para quem usa o Kurumin (foi o teste que fiz)

Se você tem o CD e/ou DVD em Master, então é /dev/cdrom
Se você tem o CD e/ou DVD em Slave, então é /dev/cdrom1

Segue o passo-a-passo para tentar ver se resolve fazê-lo funcionar no Kaffeine.

- Abra o Kaffeine;
- Clique em Configurações
- Clique em Parâmetros do xine
- No lado esquerdo, selecione Media
- No lado direito, localize

dvd.device
device used for DVD playback

Observe se está configurado como /dev/dvd. Subistitua-o pelo exemplo indicado acima, no caso, /dev/cdrom ou /dev/cdrom1 (apenas quem é o drive de DVD e onde encontra-se, em Master ou Slave). Clique em Aplicar, Ok, e clique no ícone Abrir DVD. Foi desta forma que funcionou comigo.

3) humbertofranco ...

Não cheguei a trabalhar com conversões de vídeos no Linux. Pela pesquisa que fiz, encontrei 2 (dois) excelentes programas para esta finalidade.

- Konverter : converte aquivos de vídeo nos formatos mais comuns, permitindo alterar o tamanho, volume, codec, entre outras funções.

http://www.kraus.tk/projects/konverter/

- gbDVDenc : transforma DVD em arquivo mpeg4.

http://sakya.altervista.org/gbdvdenc/index_eng.html#downloads

:::... Viva o Linux ...:::


[7] Comentário enviado por agk em 16/11/2006 - 08:50h

Belo artigo, realemente temos bastante opções de players para Linux. Usando o kde eu prefiro o Kaffeine que é muito bom e rápido, já usando o gnome prefiro o totem.

Raptor:
Eu tive um problema também de lentidão ao assistir DVD's no Linux e o problema era a configuração de DMA do leitor de DVDs. Para reproduzir DVDs você precisa estar com o DMA habilitado no seu drive, quem faz esse suporte é o kernel do Linux, eu resolvi o problema colocando meu drive de DVD separado do HD onde eu tinha o sistema instalado.

Lulu.campos:
O kaffeine é bastante simples, se você tiver algum problema pode checar e ver se as configurações estão ok, vá em executar (alt+f2) e digite:
kaffeine -w
Vai abrir um janela de checagem e você poderá ver o que o kaffeine não conseguiu configurar corretamente.

[8] Comentário enviado por tenchi em 16/11/2006 - 15:43h

Seria legal vc falar para os usuários mais novos que embora exista essa variedade de playes, eles se resumam a algumas poucas engines, que no caso são o mplayer, o xine e o vlc.
O realplayer e do xmovie sçao casos a parte.

Mas muito bom, esclarecedor.

E para assistir dvd, tem tbm o ogle , que é um de meus preferidos)...

Valew

[9] Comentário enviado por lulu.campos em 19/11/2006 - 15:55h

olá rychardi. deu certo aqui. era justamente isso que vc descreveu como /dev/cdrom pq eu so tenho um leitor de dvd. vlw.

[10] Comentário enviado por Raptor em 19/11/2006 - 23:30h

rychard, verifiquei aqui usando seu comando e está tudo instalado e atualizado.

agk, você quer dizer pra mim usar outro computador ou um drive externo, é isso? Mas como faço para habilitar o DMA no leitor de DVD, pois o HD está com ele habilitado, pelo menos na instação do Kurumin é dito que ele foi habilitado por padrão.

[11] Comentário enviado por ANDRE FERREIRA em 21/06/2008 - 18:10h

TENTEI ASSISTIR UM FILME PELO REPRODUTOR DE FILMES DO LINUX E ME APARECE UMA MENSSAGEM: NÃO FOI POSSIVEL DETERMINAR UM TIPO DE FLUXO O QUE DEVO FAZER?

[12] Comentário enviado por victor_linux em 10/10/2008 - 12:28h

muito bom esse artigo ajuda muito


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts