PHPDonkey
O cliente eDonkey para
Linux é chato de usar, já que é operado por linha de comando. Por outro lado, possui uma flexibilidade impressionante. É possível instalá-lo no servidor e utilizar esse front-end escrito em PHP e Perl para que todos os usuários com acesso ao servidor WEB possam solicitar pesquisas e downloads para o eDonkey.
Logicamente, o sistema depende do cliente eDonkey de linha de comando (para Linux), do interpretador Perl e de um servidor Apache com suporte a PHP e Perl. Nada disso parece ser problema, uma vez que a maioria dos servidores WEB construídos com Linux rodam Apache e suportam PHP e Perl por padrão. Siga à risca as instruções para instalação contidas no pacote ou disponíveis no site.
Getleft
Andres Garcia criou este programa para resolver um problema particular: baixar um mês inteirinho de mensagens do histórico de uma lista de discussão. Como a dupla Windows/Getright não deu conta do recado (o Getright possui uma limitação de 500 links), ele resolveu criar seu próprio programa, em Linux, usando a linguagem Tcl/Tk.
Basicamente o programa faz o download de todos os HTMLs do site e altera cada arquivo para que aponte para uma URL relativa (local) e não para a URL absoluta original (outra página da Internet). Com isso é possível copiar sites inteiros da Internet para estudo, edição ou consulta local.
Para aqueles que não gostam das muitas e enigmáticas opções do comando wget, este programa é um prato cheio. O Getleft precisa do interpretador da linguagem Tcl/Tk e da biblioteca CURL. Normalmente, o interpretador Tcl/TK acompanha qualquer Linux moderno.
G Transfer Manager (gtm)
O
GTransferManager (gtm) permite que o usuário transfira múltiplos arquivos de um site. Esses arquivos podem ser transferidos em partes e conexões diferentes, de modo similar ao GetRight para Windows.
O programa é distribuído nos formatos .tar.gz (código fonte), RPM (Conectiva, RedHat, Mandrake, TechLinux e SuSE) e DEB (Debian). Baixe o pacote mais adequado à sua distribuição e instale de acordo com a documentação incluída.
O gtm se utiliza do comando wget do Linux para fazer as operações de transferência. Portanto, o wget deve estar instalado. A maioria das distribuições de Linux modernas possuem o wget instalado por default. Para verificar se o wget está instalado em sua máquina, abra um terminal e digite "wget --help" na linha de comando.
gFTP
O
gFTP é um cliente de FTP multitarefa para Linux. Além dos múltiplos downloads e do autoresume, o gFTP suporta os protocolos FTP, HTTP e SSL, filas de transferência ("queues"), transferência de árvores inteiras de diretórios e o recurso arrastar e soltar. Possui um gerenciador de conexão muito bom e total compatibilidade com proxies.
DPS-FTP
Esse programa tenta transpor para o Linux um dos melhores programas de FTP para Windows: o
Bulletproof FTP. Ele traz boa parte das funções do shareware copiado, mas é gratuito, como quase tudo no mundo do pingüim.
IglooFTP
Mais um programa que satisfaz quem trocou o Windows pelo Linux. Esse aplicativo traz as principais funções de um cliente de FTP, incluindo aí a possibilidade de continuar downloads interrompidos.