Ultimate Boot CD - Um Fantástico "Canivete Suíço" para recuperar seu Linux

Este artigo descreve, testa e analisa o Ultimate Boot CD, um CD para recuperação de sistemas e computadores, muito completo e pronto para uso.

[ Hits: 19.303 ]

Por: Alberto Federman Neto. em 23/07/2018 | Blog: https://ciencialivre.blog/


Utilizando



Para usar, bem simples, a maneira clássica:

se necessário, prepare a BIOS do computador para dar boot pelo Live CD (ou pendrive de boot, caso o tenha feito). Coloque o CD no Drive (ou espete o pendrive na porta USB) e dê boot com ele.

Como vimos na página anterior, o "Ultimate Boot CD" tem vários aplicativos para linha de comando:
Para usá-los, basta navegar entre as opções com as teclas de seta do teclado e dar "Enter" para selecionar a opção desejada.

Detalhes: tutorial do Ultimate Boot CD, partes 1 e 2.

Mais ele tem ainda um maior número, de utilitários e aplicativos com interface gráfica, que podem ser acessados a partir da Tela de Desktop do "Parted Magic" embutido nele.

Assim, o "Ultimate Boot CD", na prática é uma distro bem completa, que pode ser usada no ambiente live mesmo, para navegar etc e principalmente para reparar seus sistemas operacionais instalados.

Acesse, por exemplo, a interface gráfica do "Parted Magic".

Em meus testes, funcionou tudo normal, não precisei reconfigurar nada, nem fazer "gambiarras". Funcionou de primeira, reconheceu rede, wifi, hardware, tudo.

Para ilustrar a eficiência... observei que a configuração da língua e do teclado br-ABNT2 é praticamente automática, e assim que o ambiente gráfico inicia, aparece uma janela onde você pode acertar o locale, o fuso horário e até, se quiser, sincronizar com a Hora Local Brasileira, por NTP (servidor de tempo).

Outra coisas que mostram a eficiência: ele carrega completamente na RAM (você pode então, tirar o CD dele) e mesmo que você não use, o banco de definições do antivírus ClamAV é automaticamente atualizado.

Apenas uma desvantagem, notei. Certos aplicativos, como os testes de stress e de estabilidade, rodam só em 32 bits, embora o CD seja multilib (tem bibliotecas para 32 e 64 Bits): No 64 Bits Stress Testing?

Para efeito da utilização prática, o "Ultimate Boot CD" e o seu "Parted Magic" são montados em cima de um kernel e um GNU/Linux do Debian, em uma interface gráfica LXDE, leve e intuitiva.

Os aplicativos principais: o navegador é o clássico Firefox. O gerenciador de arquivos é o leve SpaceFM e o EmelFM2 (com visualização em árvore dupla), o emulador de terminal é o ROXTerm (uma variante do gnome-terminal que, como ele, usa a biblioteca do VTE). Queimador de CDs é o XFBurn, clientes para FTP Filezilla e gFTP, tocador Audacious, editores de texto LeafPad e ScITE etc.

Esse conjunto de aplicativos que ele tem , o torna bem utilizável, até como uma distro simples. Em adição, ele tem muito mais aplicativos e ferramentas, como foi visto na página 3.

Como, no momento em que escrevo este Artigo, não tenho nada nos meus sistemas a ser consertado, ilustro o Artigo com os aplicativos abertos, mas não rodando.

Na figura 1, vocês podem ver o "Ultimate Boot CD" em ação, janela do "Parted Magic" aberta, com o monitor de hardware hardinfo. Observem também a presença do útil monitor Conky:
Na figura 2, os gerenciadores de arquivos EmelFM2 e SpaceFM:
Na figura 3, o particionador GParted e os recuperadores testdisk e QPhotorec (uma interface gráfica do Photorec):
Na figura 4, o GSmartControl, a partir do CD do Ultimate Boot, está testando o meu disco SSD, onde está meu Windows, aqui no computador Phenon Bulldozer 8 núcleos. Ele tem no HD: 2 instalações de Sabayon (principal e testes) e openSUSE Tumbleweed e mais a partição NTFS de backup e No SSD, tem só o Windows 7.

Os testes e as imagens mostram que o Ultimate Boot CD é excelente e pode ser muito útil e de uso muito prático, pois não precisa instalar nada.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Recursos encontrados no Ultimate Boot CD
   3. Utilizando
   4. Resultados e conclusão
Outros artigos deste autor

Utilização de Webcams Antigas no Sabayon Linux com Kernel 5.7 - 2020

Sabayon 5.0 - Transformando Sabayon 4.0r1 em Sabayon 5.0 "Full" (parte 2)

Sabayon Linux: Migrando KDE4 para KDE5

Agora existem espelhos brasileiros do Sabayon Linux, use-os!

Linux com boot no Pendrive, com todas as facilidades: Smart-USB_Key-Mania, PLOP Boot Manager e outros métodos

Leitura recomendada

Gerando arquivos PDF em modo texto

Clip no Slackware (compilador Clipper)

Minha experiência com Linux

Impressione seus amigos mudando as músicas no seu computador pelo celular

Montando um pendrive no Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por edps em 24/07/2018 - 20:09h

@albfneto sempre com ótimas contribuições!

[2] Comentário enviado por crildo em 02/08/2018 - 09:18h

Muito bom o seu artigo... Excelente ferramenta.

[3] Comentário enviado por maurixnovatrento em 02/05/2020 - 16:41h


Já testei essa ferramenta, é boa mesmo.

___________________________________
Conhecimento não se Leva para o Túmulo.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts