Trinity Rescue Kit - Poderosa distribuição Linux para recuperação de disco entre outras funções fantásticas!

Neste artigo iremos abordar essa surpreendente distribuição Linux capaz de recuperar arquivos deletados e partições, realizar um scan à procura de vírus em HDs, clonar partições, resetar senhas entre outras funções indispensáveis a todo profissional de informática.

[ Hits: 77.032 ]

Por: Denis Cyrillo em 26/07/2007


Bootando pelo CD



Ao iniciar a distribuição pelo CD, a seguinte tela será exibida:



Explicando os menus do boot:

Default Startup: Esta opção iniciará a distribuição com as configurações padrão. Opção recomendada para a maioria dos usuários.

1) TRK 3.2 with proxyserver support enabled: Inicia o TRK (Trinity Rescue Kit) com as opções padrão mas pergunta por um servidor proxy na rede (se você utiliza um servidor proxy onde é necessário configurar as estações para acessar internet, esta é a sua opção).

2) TRK 3.2 running from RAM (best >= 256mb, 192mb min): Esta opção irá rodar o TRK completamente da memória RAM, o que significa que ele irá copiar todos os arquivos do CD para a sua memória, o que torna o dispositivo USB/CD livre para utilização posterior se for o caso (montar o cd rom ou o pendrive para outros fins). Lembrando que para esta opção é recomendado 256mb RAM).

3) TRK 3.2 with bigger screenfont: Utiliza umas fontes maiores para exibição.

4) Run immediately in VGA mode with small fonts: Se você tiver problemas ao inicializar o sistema com as configurações padrão, inicie com esta opção. É a opção recomendada no caso de haver alguma incompatibilidade de hardware gráfico.

5) Run with Belgian azerty keyboard: Inicia o sistema com outros tipos de teclado. Na verdade, somente estes teclados são suportados atualmente:
  • be: belgium
  • uk: united kingdom
  • dk danmark
  • it: italian
  • fr: french
  • pt: portugal
  • nl: netherlands
  • de: deutschland
  • es: espana
  • se: sweden
  • no: norway
  • us: united states

6) Virusscan all drives (non interactive): Roda a checagem de vírus em todos os drives. Na verdade é uma opção que por padrão utiliza a checagem de vírus com o ClamAv, e dispensa qualquer interação do usuário. Se você deseja apenas realizar a checagem de vírus nas HD´s montadas, essa é a sua opção.

7) Try more pcmcia and usb nics: Realiza um scan à procura de dispositivos pcmcia e usb que não foram detectados nas opções default do sistema.

8) TRK 3.2 with a secure shell server enabled: Inicia o sistema rodando o servidor SSH, onde é possível acessá-la de outras estações. Ao iniciar por esta opção será solicitado uma senha, que será requerida para o acesso remoto.

9) Execute local scripts on harddrive of PC: Roda scripts locais em qualquer sistema de arquivo local.

10) Fileshare all drives, secured with user: Inicia o servidor de arquivo Samba, compartilhando todos os drives detectados. Será solicitado uma senha para o acesso.

11) Fileshare all drives as guest, no security: mesma função acima, porém não pede senha para o acesso aos arquivos. Cuidado: você irá compartilhar os dados e qualquer pessoa sem senha poderá acessá-los pela rede.

12) Single user mode: Pode ser considerado como executar o sistema "em modo seguro".

13) Noacpi/noapic PCI=bios - Problematic machines 1: Quando estiver com problema para iniciar o sistema, e achar que é algo relacionado com ACPI (o sistema irá desativá-la).

14) Noacpi/noapic PCI=any - Problematic machines 2: Mesmo problema acima, utilize se o seu sistema travar nas opções anteriores e for Core2Duo.

15) Verbose startup for debugging: Utilize essa opção para exibir todos os scripts sendo executados na tela, a fim de solucionar algum problema na inicialização e ver aonde ele tá parando.

16) SSH server and run from RAM: Inicia o sistema combinando as opções 2 e 8.

17) SSH server, run from RAM and run a secured fileserver: Inicia o sistema combinando as opções 2, 8 e 10.

18) Memory tester memtest+ v1.65: Realiza o teste nas memórias instaladas.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Bootando pelo CD
   3. Utilizando o sistema
Outros artigos deste autor

Migrando perfis de usuário AD para o seu servidor Samba em 2 etapas

Leitura recomendada

Instalando o Slackware em um computador sem cdrom, placa de rede e disquete

Iniciando no NFS

Liberdade, usuários e políticas de manutenção de ignorância

Esteganografia - Lendo o que os olhos não conseguem ler

Criar CD de instalação a partir do HD

  
Comentários
[1] Comentário enviado por leoberbert em 26/07/2007 - 09:11h

Fala DENIS.. artigo da hora hein mano... congratulations!!!!

[2] Comentário enviado por balani em 26/07/2007 - 13:41h

Parabens pelo artigo, muito bom.

[3] Comentário enviado por tenchi em 26/07/2007 - 14:44h

Já havia tentado usar esta distro, mas sem muito sucesso, pois dá kernel panic na hora do boot! haua.
Quando testei, via qemu, percebi este problema, mas fui tentar gravar no CD, pensando que devia haver alguma incompatibilidade com o qemu, mas mesmo o CD o problema persistiu...
O estranho é que chequei o md5sum e deu tudo certinho....

Mas uma distro que me salva sempre aqui é o System Rescue CD. Ele tem tudo isso: escrita estável em ntfs, suporte à reiser4, servidores ssh, etc. Usa o zsh, e ainda vem (embora não por default) com o X, e programas como gparted e firefox. E ainda vem com ferramentas não livres, como o aida, para detectar hardware, e DOS (só não me lembro se DOSEmu ou DOSBox.
Uma vez meu colega estava instalando o Windows no PC dele, e o instalador dava erro na formatação. Com o sysrescue foi simples formatar a partição ntfs, e sem erro algum!!
Sim! é o bem usado para o mal. rsrs


link: http://www.sysresccd.org/

[4] Comentário enviado por removido em 26/07/2007 - 14:51h

Muito bom este artigo, parabéns,
Estava com um HD, com problemas em alguns setores e tudo foi resolvido de forma , fácil, para quem saber usar esta ferramenta.

blz

[5] Comentário enviado por dcyrillo em 26/07/2007 - 15:08h

Legal Tenchi,

Fica a dica do System Rescue CD que tem a mesma finalidade!

Tenta depois bootar com alguma outra opção, pode ser que era alguma incompatibilidade quando vc tentou instalar, agora tá na versão 3.2 e quem sabe já foi resolvido.

Abraço!

[6] Comentário enviado por jorgetbastos em 30/07/2007 - 18:12h

Sem sombra de dúvida é uma dica muito boa, está me salvando de várias.Só tenho uma dúvida que talvez alquém saiba.O que faço com o probleminha de acentuação,já que é uma distro bootável?Diretorios com acentuaçao como Configurações Locais e Minhas músicas por exemplo ficam no meio do caminho,entao tenho que fazer a copia manual depois.Se alguem souber me ajude.Obrigado

[7] Comentário enviado por MARCUS CYRILLO em 25/09/2007 - 20:38h

estou muito orgulhoso de vc.
parabens

[8] Comentário enviado por dcyrillo em 16/10/2007 - 11:51h

Valeu Pai, abração! hehehe


[9] Comentário enviado por albfneto em 31/07/2008 - 18:21h

É muito bom, conheço o system rescue cd, mas não conhecia o Trinity. Vou baixar.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts