A importância do ensino de Arte Digital nas comunidades da periferia de São Paulo

Este artigo apresenta como é realizado o trabalho nos Telecentros, sobre o ineditismo do projeto, sua importância para os usuários e a ferramenta de software livre como motor de novas possibilidades.

[ Hits: 13.340 ]

Por: Rosângela Aparecida da Conceição em 22/10/2004


Introdução



NOTA: Esse artigo dá seqüência ao previamente publicado:
O ensino de Arte Digital é algo inédito na periferia de São Paulo. O arrojo da proposta feita pelo projeto Telecentros deve ser vista com bons olhos por aqueles que acreditam no ensino da arte como ferramenta de troca de conhecimentos e aproximação entre as diferentes pessoas desta cidade e do mundo.

Recentemente, iniciei o trabalho de multiplicação para oficineiros da região sul. A maior parte dos participantes conhecem as ferramentas, já tentaram usá-las, mas por falta de conhecimentos as deixavam de lado.

O primeiro passo para o usuário do Telecentro tomar contato com o mundo digital é o curso de informática básica. Daí para frente, outras oficinas são propostas (Arte Digital, Comunicação Comunitária, Pesquisa na Rede, Criação de Sites, Educação Ambiental, Capacitação para Inserção no Mundo do Trabalho e Serviços Públicos na Internet) para o usuário, que pode optar entre uma atividade ou outra, aumentando assim seus conhecimentos em outras áreas.

Neste panorama incluem-se os oficineiros que são os multiplicadores das oficinas, intermediando a atuação da Equipe de Atividades, proponente das oficinas, e os usuários, àquem elas se destinam.

Nas observações que tenho feito diariamente, desde o início do trabalho, venho percebendo, que muitos usuários espontaneamente, buscam através de um trabalho mais artístico, expressar se, desenvolvendo trabalhos criativos, que se instrumentalizados devidamente, mostrariam todo seu talento e potencial criativo.

É neste sentido que vejo a importância do ensino da arte à este usuário, como forma de instrumentalizá-lo com novos conhecimentos, proporcionando ao mesmo o desenvolvimento de suas idéias, exercitando assim sua criatividade e percepção.

Outro fator importante é, que ao mesmo tempo, este usuário tem a oportunidade de usar os softwares livres, até então, com seu uso pouco conhecidos ou utilizados, para a geração de seus trabalhos nos locais mais diversos da periferia de São Paulo, onde sabemos que as oportunidades, são na sua grande maioria, raridades.

By rosangelaap at 29/04/2004 - 18:52 publicado no site www.agentenarede.org

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Arte digital: novas possibilidades com softwares livres

Leitura recomendada

Auditoria de computadores com OPEN-AUDIT

Sistema de Informações Geográficas - Softwares Livres ou Proprietários?

Fazendo backup de DVDs

Rodando Half-Life 2 e Counter-Strike Source

Participe da revista Viva o Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 22/10/2004 - 09:52h

Fala ae dom....


POwww show de bola o artigo... mais quero deixar "grifado" o seguinte :

"O ensino de Arte Digital é algo inédito na periferia de São Paulo"

Naum é bem inédito assim, ao menos aqui no Capão Redondo - ZS de São Paulo, os Telecentros foram implementados por um grupo naum governamental chamado Sampa.Org em 1998 se naum me engano... ou seja uns 6 anos.

E depois foi transferido para a prefeitura com o projeto da Marta Suplicy de implementar os telecentros nas periferias.


É isso ai a periferia mostrando que tambêm pode com a informática!.

[2] Comentário enviado por removido em 22/10/2004 - 09:59h

Só complementando...

Quando era pelo Sampa.org os SO das maquinas eram todas M$ a té o servidor... depois que foi para o projeto da prefeitura os foi implementando em todos os micros Linux.

[3] Comentário enviado por removido em 23/10/2004 - 02:35h

Muito bom estes dois artigos teóricos...
Precisamos muito disso pois a partir destas abordagens é que vamos descobrindo novos horizontes para as aplicações livres.
Parabeńs...


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts