Um comparativo entre tecnologias que possibilitam a construção de terminais leves, nessa comparação são analisados as potencialidades de acordo com os objetivos pretendidos, testadas e avaliados os resultados obtidos. Neste também são descritos detalhes sobre as etapas de instalação de cada tecnologia.
A implantação do LTSP ofereceu realmente um resultado satisfatório. É uma ferramenta que merece ser estudada e implementada sendo que todos os terminais leves funcionaram como se fossem novos, além de nos possibilitar usar todos os recursos e dispositivos locais que em outros softwares ficou a desejar, como o áudio nas estações, e os dispositivos como entradas USB, CD-ROM etc.
Como o uso é apropriado para telecentros, há situações em que é melhor quando se entra automaticamente nas sessões usuários, evitando que alguns usuários entrem na conta de outros gerando confusão. Foi possível configurá-lo para o login automático, assim cada estação entra automaticamente em uma sessão diferente de usuário sem a necessidade de senha.
Outra vantagem é que o LTSP permite configurar cada máquina individualmente sem a aparência de que tudo é padrão e ainda pode-se usar scripts que apaguem eventuais mudanças feitas por usuários diariamente no sistema, apagando tudo a cada vez que o servidor for desligado. Além de concentrar todo o trabalho e manutenção no servidor evitando qualquer tipo de preocupação com os terminais.
É por essas e outras qualidades que o LTSP foi o que melhor se encaixou no perfil de servidor de terminais leves nestes testes, sendo dedicado inteiramente para esse tipo de trabalho.
[6] Comentário enviado por diegomatias em 09/02/2011 - 11:48h
derci, você seguiu o seguinte passo "O NX-server dispõem a opção LAN para uma rede local, e dispõem a opção ADSL para acessar de qualquer outro lugar".Caso tenha feito, utilizou um IP valido. Pois um computador não se comunica com outro na Internet se não for via um IP valido.
[7] Comentário enviado por cruzeirense em 09/02/2011 - 12:49h
Bom artigo,
Uma solução que já utilizei aqui na empresa para resgatar algumas máquinas velhas foi utilizar um servidor windows 2003 server (tinha que ser windows) com thin clients bootando pela rede. A instalação funcionou perfeitamente, mesmo com o servidor windows. Neste caso foi utilizado o terminal server do windows, mas a idéia é a mesma do LTSP.
[8] Comentário enviado por renato_smelo em 09/02/2011 - 13:25h
Valeu pela força pessoal,
é muito estimulante receber tais comentários,
hideoux escrever detalhadamente sobre cada tecnologia realmente é uma ótima ideia e um caso a se pensar,
derci, respondendo a sua duvida, reforço o comentário do colega acima, o NX oferece a opção de LAN e ADSL, no caso da ultima é bom verificar se está configurando o cliente para buscar um IP válido.