Muito bem.
Depois de corrigí-lo no GRUB, vamos partir para a correção no Linux. Se o seu problema era só com o GRUB, talvez não seja necessário passar por isto. Mas como no meu caso o teclado ainda apresentava problemas, tive que passar por estes passos.
A explicação de tudo é o seguinte: há algumas situações que o kernel misteriosamente desabilita a IRQ #11. Se todos derem uma boa olhada na pasta /proc/irq, lá terá uma pasta para cada número de interrupção do kernel (as IRQ's que estamos falando). Lá terá a pasta para a IRQ #11. Dando um ls na pasta /proc/irq/11, tu terá um resultado mais ou menos parecido com este:
uhci_hcd:usb1 uhci_hcd:usb2
Duas pastas. Alguma pista de que tipo de IRQ ele desabilita? USB! Tá explicado o motivo da lentidão!
Há muito tempo usei o Ubuntu 6.10 (quando ainda tinha um teclado PS/2), a mensagem do kernel aparecia no meu terminal dizendo que a IRQ #11 tinha sido desabilitada. Até então isto não me dava muita dor de cabeça, mas com o teclado USB isso mudou. Tentei a nova versão (7.04), mas nada feito. O problema persistia. Até tentei instalar de volta o 6.06 (que não dava esta mensagem), mas nada feito. Ele ficava lento e, dando, dmesg, qual era minha surpresa: "kernel disabled IRQ #11". Mas aqui me veio um surpresa (e uma sugestão): ele dizia também "try to boot kernel with irqpoll option".
Abri, como root, o arquivo /boot/grub/menu.lst e adicionei, na linha referente ao kernel, a opção irqpoll. Mais ou menos assim:
kernel /boot/vmlinuz-2.6.20-15-386 /dev/hda1 ro quiet splash irqpoll
Aliado a isto pode-se procurar na BIOS uma opção chamada PnP SO support (PnP = Plug & Play). Deixe esta opção como "Yes". Rebootei. Perfeito! Nunca mais tive problemas com o teclado! Está funcionando até agora, enquanto digito este artigo. Atualizei para a versão mais nova do Ubuntu (7.04) e estou sem problemas.
O único porém disto é que me acarretou um outro probleminha, que vou explicar na próxima página.