Ajustes no XFCE
Você realmente precisa de quatro áreas de trabalho? No meu caso só preciso de duas e olhe lá! Se você deseja alterar a quantidade de áreas de trabalho vá em Menu -> Configurações -> Espaços de trabalho.
A velocidade de repetição do teclado no XFCE 4.6 é um pouco lenta na minha opinião. Para resolver isso, acesse Menu -> Configurações -> Teclado. Em "Velocidade de repetição" mude o valor de 20 para 40.
Talvez você queira suavizar as fontes. Eu gosto e procedo da seguinte forma: Menu -> Configurações -> Aparência -> Fontes. Escolho Sans 10, habilito suavização, hiting Completo, ordem de subpixel: RGB, ativo DPI personalizada com valor 90. Isso também evita que as sombras que circundam os nomes dos diretórios da área de trabalho sejam "cortadas".
Se você já instalou o driver da sua placa de vídeo, recomendo habilitar os efeitos dos gerenciador de janelas. Menu -> Configurações -> Ajustes do Gerenciador de Janelas -> Compositor. Em marco tudo nessa aba.
O relógio padrão do XFCE não é muito prático. Quando se clica nele, não surge calendário. Para aumentar a usabilidade, faça o seguinte: clique sobre o relógio com o botão direito, escolha "Adicionar novos itens..." escolha o plugin "Relógio do Orage". Agora você terá dois relógios. Clique no antigo com o botão direito e escolha "Remover". O novo relógio possui calendário. Para configurar esse relógio clique sobre o mesmo com o botão direito e em seguida em "Propriedades". Configure como desejar. Uma sugestão é ativar a linha 1 e colocar o seguinte: %a %d %B %Y, %R, assim você terá uma informação no seguinte formato: Ter 02 junho 2009, 12:51.
Seria bom que o Numlock fosse ativado automaticamente. Para isso, instale o aplicativo
Numlockx:
# sbopkg -i numlockx
Agora vá em Menu -> Configurações -> Sessão e Inicialização -> Início automático de Aplicativos -> Adicionar -> Nome: Numlockx, Descrição: Ativa o Numlock, Comando: numlockx on. Clique em "OK" e depois em "Fechar". Feito isso, na próxima vez que o XFCE for iniciado, o Numlock será ativado.
Quer facilidade para descompactar arquivos? Então instale o
Squeeze e o
Unrar:
# sbopkg -i "squeeze unrar"
O Slackware já tem suporte nativo aos outros formatos. Você só precisa instalar esses dois pacotes. Então, quando se deparar com algum arquivo compactado, basta clicar sobre ele com o botão direito e escolher "Abrir com Squeeze".
Por último, mas não menos importante, iremos configurar o prompt. Como deve ter notado, ele está sem configuração alguma. Faça o seguinte:
mousepad ~/.bashrc
E cole o seguinte conteúdo:
export PS1='\[\033[01;32m\]\u \[\033[01;34m\]\W \[\e[1;32m\]\$ \[\033[00m\]'
alias lll="ls -al --color"
alias ll="ls -a --color"
alias l="ls --color"
alias search="find . -name"
Salve e feche esse arquivo. Reabra o terminal para ver a diferença. Além de colorido, você disporá de quatro comandos:
- l - Lista os arquivos destacando-os com cores.
- ll - Lista os arquivos incluindo os ocultos destacando-os com cores.
- lll - Lista os arquivos e suas respectivas permissões destacando-os com cores.
- search - Faz uma busca no diretório atual pela palavra chave. Exemplo: search *.txt
Torne-se root:
su
Agora como root execute o comando:
# mousepad ~/.bashrc
E cole o seguinte:
export PS1='\[\033[01;31m\]\u \[\033[01;34m\]\W \[\e[1;31m\]\$ \[\033[00m\]'
alias lll="ls -al --color"
alias ll="ls -a --color"
alias l="ls --color"
alias search="find . -name"
Esse último código é semelhante ao que foi usado anteriormente, mas com uma diferença na cor do prompt. Salve e feche o arquivo. Reabra o Terminal, logue-se como root novamente para ver a diferença. Enquanto um é verde, o outro é vermelho para lembrá-lo de forma mais enfática de que está com o usuário root.
Configuração dos atalhos
O ideal é que tarefas rotineiras possam ser feitas de forma rápida. Para isso é que servem os atalhos. Para configurar os atalhos acesse: Menu -> Configurações -> Teclado -> Atalho de Aplicativos. Além dos atalhos já pré-configurados, abaixo eu listo alguns atalhos que eu adiciono:
Comando Atalho
firefox Alt+f
thunar Alt+a
terminal Alt+F1
geany Alt+g
xfce4-screenshooter print
xkill Ctrl+Alt+Escape
Ativando som no Pidgin
Se o seu
Pidgin estiver sem som (aqueles sons que acompanham os eventos), faça o seguinte: abra o Pidgin, vá no menu Ferramentas -> Preferências -> Sons. Agora configure conforme o esquema seguinte.
Método: Comando
Comando do Som: aplay %s
Conclusão
Se você fez uma instalação Full do Slackware e atualizou para a versão Current, você tem Xine e Mplayer para assistir seus filmes; XMMS e Audacious para ouvir música; XChat para conectar-se ao IRC; Gimp para manipular imagens etc. O conjunto de aplicações que vem por padrão, embora não seja completo, satisfaz muitas necessidades dos usuários e creio que seguindo esse artigo, o usuário conseguirá dar os primeiros passos na configuração do XFCE de forma que esse ambiente seja suficiente para as suas atividades rotineiras.