Segurança de Sistemas ou Segurança da Informação compreende as medidas que visam preservar e proteger informações e sistemas assegurando os seguintes pilares: Integridade, disponibilidade, autenticidade e confidencialidade das informações. Juntamente com outros dispositivos de proteção, essas medidas, tem por objetivo adicionar aos sistemas de informação a capacidade de detecção, reação e proteção, provendo suporte e restauração dos sistemas afetados (FILHO, 2004).
PLATAFORMA ANDROID
A evolução de novas tecnologias para dispositivos móveis, principalmente para celulares vem se propagando pelo mundo e em grande escala o sistema operacional que vem predominando é o Android.
"O Android é um sistema operacional e plataforma de código aberto para dispositivos móveis desenvolvido pela Google e a Open Handset Alliance , uma aliança atualmente formada por 84 empresas, incluindo a Google e empresas líderes no setor tecnológico. Os recursos que o Android possui atualmente são diversos, suportando mídias como áudio, vídeo e diversos formatos de imagens, bluetooth, 3G, wi-fi, câmera, acelerômetros e gráficos otimizados por bibliotecas de gráficos 2D e 3D. (MEDEIROS, 2014) ".
A plataforma Android baseia-se no Sistema Operacional
Linux, sua programação é baseada em Java e usa SDK para compilar e desenvolver o código.
Arquitetura
A arquitetura encontrada no Android deve ser provida de segurança desde a camada de baixo nível até alto nível, estas camadas são programas agrupados em uma pilha e se dividem em cinco camadas: Kernel Linux, Bibliotecas, tempo de execução, Aplicação Framework e as Aplicações, seguem explicação logo abaixo:
Kernel Linux: nível mais baixo da arquitetura, nível 0, para o desenvolvimento do kernel foi utilizado a versão 2.6 do Sistema Operacional Linux, segundo Zanelato (2012, pág. 12) utiliza-se para os serviços centrais do sistema, gerenciamento dos processos, memória, gerenciamento de energia, protocolos de rede e serviços. Além disso, atua como uma camada de abstração entre o hardware e o resto da pilha de software. Nesta camada estão incluídos também os drivers de hardware, tais como: câmera, wi-fi, áudio etc.
Bibliotecas: na camada de nível 1 temos as bibliotecas e tempo de execução, nas bibliotecas temos OpenGl/ ES responsável pela parte gráfica, Webkit para aplicações da internet, SQLite que faz o armazenamento de dados (banco de dados), Framework Multimídia e LibC biblioteca em C/C++, etc. Em tempo de execução possui biblioteca para desenvolver em Java e obtém a máquina virtual Dalkin que serve para emular os códigos desenvolvidos em Java.
Framework: utilizada para a manipulação de desenvolvimento da plataforma, conforme Zanelato (2012, pág. 12) gerencia as funções de telefone, alocação de recursos e mudanças de processos ou programas. Os desenvolvedores possuem total acesso a este framework, o que possibilita o desenvolvimento de ferramentas muito mais complexas.
Aplicações: interface final para o usuário utilizar o smartphone.
Na figura 1 podemos ver as camadas da arquitetura Android:
A arquitetura Android é muito flexível e permite integrar aplicações que já vem nele nativamente, com aplicações novas desenvolvidas. Conforme Lecheta (2010, p. 23), o sistema operacional Android foi baseado no kernel 2.6 do
GNU/Linux , e é responsável por gerenciar memória, processos, threads e a segurança dos arquivos e pastas, além de rede e drivers.
Ao desenvolver aplicações com a plataforma Android se utiliza a Linguagem Java e todos os seus recursos e o ambiente de desenvolvimento é o de sua preferência: Eclipse, Netbeans ou IntelliJ IDEA . Porém conforme mencionado por Lecheta (2010, p. 28) o ambiente de desenvolvimento Eclipse é o preferido pelo Google.
Conforme informações atualizadas até agosto de 2014 do site NetMarketShare (2014), o sistema móvel Android ultrapassou o iOS em utilização no mundo tanto em celulares quanto tablets no mês de agosto/14. Segundo o site de tecnologia TecMundo, a quantidade de dispositivos lançados utilizando a plataforma Android é a resposta para o aumento de utilização. A Figura 2, apresenta o gráfico com a comparação em 2014.
Como pode-se perceber na Figura 2, o Android seguia em uma linha crescente e constante e em junho de 2014 alcançou o iOS em utilização enquanto o iOS vem perdendo mercado e os outros sistemas permanecem com percentual quase estagnado e pouco significativo.