Neste artigo mostrarei como fazer conexão SSH sem utilização de senha, tanto no GNU/Linux como no Windows, agregando configurações que podem melhorar, e muito, a segurança em seu servidor SSH.
Lembrando que devemos tomar muito cuidado com qual usuário conectamos, pois acessos errados à pessoas erradas podem causar muita dor de cabeça.
** NUNCA utilize esse método de autenticação com o usuário root, pois se alguém mal intencionado tiver acesso à chave privada, você estará "lascado".
Uma boa dica de segurança é: depois de testar a autenticação por chaves, desabilitar o acesso de root via SSH e desabilitar também o acesso com senha, assim você somente conseguirá acessar o servidor com a sua chave.
[3] Comentário enviado por noobv3rn em 02/03/2013 - 19:37h
Em minha opinião só de acessar os seus servidores através do Window$ já é o maior descuido de segurança possível aqui... (Deixando-nos vulneráveis aos keylogger's de usuários mal intensionados) já que o Linux nos dá a comodidade de rodar diretamente através de CD's e memórias flash... pendrives... etc...
complementando com uma dica... o processo de gerar e disponibilizar a chave pública pode ser reduzido do seguinte modo:
primeiro gera-se a chave com o ssh-keygen... deixando-a em branco como você citou...
depois utilizamos a ferramenta ssh-copy-id para copiar sua chave para o arquivo ~/.ssh/authorized_keys
[4] Comentário enviado por rcjeferson em 03/03/2013 - 10:05h
Como o nosso amigo noobv3rn citou, realmente só de usarmos o Window$ estamos vulneráveis, mas infelizmente muitos assim como eu não tem escolha pois há um padrão a seguir, e nesses casos, como citado no artigo, uma boa saída é desabilitar o acesso com senha aos servidores e acessa-los somente através das chaves, evitando ataques com Keylogger por exemplo. Mas a dica é muito boa, não conhecia essa ferramenta (ssh-copy-id). Obrigado!
[12] Comentário enviado por Cassoll em 09/10/2017 - 12:32h
Vale lembrar que o comando ssh-copy-id <IP_da_maquina>, já envia o mesmo para o arquivo autorized_keys, sem precisar realizar o comando que foi mostrado para este passo.