A biblioteca SDL foi criada para facilitar a criação de jogos em Linux, *BSD, MacOS, Win32 e BeOS. Por ser uma biblioteca multi-plataforma, você terá um único código de seu jogo para diferentes sistemas operacionais. Neste artigo abordarei o básico sobre o uso dessa poderosa biblioteca.
Primeiramente temos que incluir a biblioteca em nosso código,
da seguinte maneira (todos os aplicativos SDL precisam dessa
linha):
#include <SDL/SDL.h>
SDL é composto de 8 subsistemas. Neste artigo abordaremos 3
deles, os quais eu julgo serem os principais para o
desenvolvimento de um jogo de pequeno porte:
Manipulação de eventos;
Entrada/Saída de dados;
Vídeo.
Cada um desses subsistemas é inicializado através da função
SDL_Init, também pode ser usada a função
SDL_InitSubSystem, mas a função SDL_Init tem que ser
usada antes de qualquer outra função SDL e ela inicializa
automaticamente alguns subsistemas, como Entrada/Saída de
dados e Manipulação de eventos.
Para iniciar o subsistema de Vídeo e os outros subsistemas
padrões, devemos usar a função:
SDL_Init( SDL_INIT_VIDEO );
A função SDL_Init é completada com a função SDL_Quit, que deve
ser usada quando terminada o uso da biblioteca SDL, esta função
fecha todos os subsistemas inicializados.
Já sabemos como iniciar e como finalizar o uso da biblioteca
SDL, o que nos permite criar a aplicação mais básica em SDL,
mas de qualquer modo, precisamos aprender a manipular erros.
Muitas funções SDL retornam um valor e indicam onde a função
teve sucesso e onde ela falhou. Por exemplo, SDL_Init retorna
-1 caso não seja possível iniciar um subsistema. SDL possui uma
função muito prática para saber no que ocorreu o erro, sempre
após ocorrer algum erro este erro é armazenado e podemos
recorrer a ele usando a função SDL_GetError. Sempre use isso com
freqüência, creio que você não pode ter muito conhecimento
sobre um erro sem usar essa função.
Agora que já sabemos o básico, vamos ao primeiro exemplo:
[1] Comentário enviado por Oki em 13/01/2005 - 00:12h
hunz,
Excelente artigo. Acho que o SDL está para o Linux assim como o directX está para o Windows. É uma pena que não exista uma biblioteca compatível com o directX, isso facilitaria muito a portabilidade de aplicativos.
Não sei se você sabe me responder, mas é possível trabalhar com diversas "surfaces" com SDL, ou seja, utilizar o processo de blit em surfaces diferentes, para ganhar velocidade da mesma forma que se faz com o directX?
[]'s
Celso Goya
PS: Se aceita a sugestão, um tutorial sobre sprites e sdl cairía como uma luva. :-)
[3] Comentário enviado por alsimoes em 13/01/2005 - 08:34h
O DirectX é um pacote composto pelo DirectDraw e Direct3D, um para gráficos 2D e outro 3D respectivamente. A SDL seria o DirectDraw do Linux enquando o Direct3D o OpenGL.
[4] Comentário enviado por alsimoes em 13/01/2005 - 08:45h
Complementando o meu comentário enterior...
É possivel criar jogos 3D usando a SDL da mesma forma que é possível criar jogos 2D com OpenGL, porém eu acredito que a diferença é a performace.
O jogo Super Tux por exemplo, é um jogo 2D mas há a opção de se jogar com OpenGL porém neste cado é preciso ter uma placa aceleradora de vídeo.
Já Quake 2 para jogar com aceleração de vídeo é preciso ter uma placa 3D e usar a renderização por OpenGL, quem não tem placa 3D pode jogar utilizando rendereização por software que neste caso usa a SDL.
[6] Comentário enviado por alvinlee em 13/01/2005 - 16:30h
Com relação aos games...Eu tenho um AMD K6-2 500Mhz placa de video SIS530 8Mb( não suporta 3d ) e 192Mb de RAM. Como eu faço pra jogar games 3d? Como o quake por exemplo.
[7] Comentário enviado por jose_maria em 13/01/2005 - 20:54h
Fico muito feliz por você ter feito esse artigo Thiago Negri. Parabéns.
Eu acho que eu posso responder algumas perguntas.
O SDL é uma biblioteca que ajuda o desenvolvedor a mexer com recursos multimídias (imagens, sons), trabalhar com os dispositivos de E/S (joystick, teclado, mouse),manipular erros e eventos, criar janelas etc.
Por isso tudo o SDL é muito bom para jogos. E uma coisa muito interessante é que ele é multiplataforma. Você pode programar e compilar seus programas tanto no Windows quanto no Linux. Então você não é dependente de DirectX no Windows.
O OpenGL pode/deve ser usado junto com o SDL por uma questão de facilidade (o SDL cria a janela, te ajuda com o teclado, joystick). Então para simplificar: jogos 2D = SDL. jogos 3D = SDL+OpenGL.
Para quem quer aprender SDL tem dois bons caminhos:
1) O livro "Programing Linux Games" do San Lantiga que você pode baixar em http://www.overcode.net/~overcode/writing/plg/
2) Estudar o código fonte aberto e livre de outros jogos.
[10] Comentário enviado por hunz em 16/01/2005 - 10:50h
Fala ai pessoal!
Tava na praia curtindo minhas férias, hehehe.
Agora ficarei feliz se puder ajudar vocês com as dúvidas. :)
Criei um jogo em 2D usando SDL. Na verdade o jogo era pra ser 3D, mas infelizmente eu tive que formatar meu HD e acabei perdendo todo o código fonte dele e decidi fazer ele em 2D primeiro. Não sei onde hospeda-lo, se alguém souber, porfavor me diga! :)
[11] Comentário enviado por jose_maria em 16/01/2005 - 12:16h
Sem dúvida o melhor lugar é o codigolivre.org.br.
Eu tenho 3 projetos hospedados lá e não tenho do que reclamar.
Ele oferece suporte a CVS, Fórums, BugTracker, MySQL e várias outras coisas.
E também ofecerece espaço na WEB e acesso via ftp. Além disso um nome como seu_projeto.codigolivre.org.br. E tudo isso de graça (para projetos de software livre é claro :D).
Mas tem também o gna.org e sourceforge.net.
[13] Comentário enviado por utikawa em 03/05/2005 - 19:34h
Olá redstyle...
Você tem que instalar o SDL. Mas tem que ser a versão de desenvolvimento.
Na realidade, todas as bibliotecas que você for usar tem que ser instaladas as versões de desenvolvimento. Ela normalmente tem o nome libxyz-dev, onde xyz é o nome da biblioteca em questão...
Espero ter ajudado!