Pessoal,
gostaria de utilizar esse espaço para compartilhar com a comunidade uma necessidade que tive que implantar na minha empresa e como não achei muita documentação voltada para essa necessidade, pelo menos não de forma centralizada, resolvi reunir todos os fragmentos que me levaram ao sucesso em um só documento.
Eu precisava migrar meu Servidor de Arquivos de um Servidor Windows 2008 para o SAMBA 4, porém eu queria apenas ter o SAMBA 4 como um Servidor de Arquivos membro do meu domínio, e não com função de réplica do AD, aí entrou a minha dificuldade, praticamente todas as documentações do SAMBA 4 falam sobre instalar e provisionar um novo domínio, ou instalar e criar um servidor de replicação do domínio e não era bem isso que eu queria.
Pois bem, na Wiki do SAMBA 4 de forma não centralizada tem (em inglês) todos os passos que eu tinha que seguir, tive algumas dificuldades mas com muita pesquisa e tentativa e erro eu consegui superá-las.
Eu montei o documento a seguir com um laboratório e pedi para meu assistente que não tem muito conhecimento em
Linux para instalar uma nova máquina virtual e subir um segundo servidor de arquivos. Para a minha surpresa ele o fez sem dificuldades utilizando esse documento.
Chega de papo, mãos a obra.
Antes de começar, gostaria já de me desculpar por eventuais erros de formatação, esse é meu primeiro tópico aqui no VOL, então não tenho muita intimidade com isso ainda.
Cenário do Laboratório
Muito importante para identificar quem é quem e sobre o que estamos falando, segue cenário do laboratório
Informações do domínio:
- Domínio: teste.local
- Domain Controller: 192.168.0.10
Informações do servidor de arquivos:
- Hostname: FILESERVER01
- IP: 192.168.0.20
- Compartilhamento: Deptos
- Caminho da pasta: /dados/Deptos
- Sistema Operacional: CentOS 7