No dia 29 de Novembro de 2011, ocorreu o I Fórum da Revista Espírito Livre em Vitória - ES.
Tenho alegria de que o evento tenha sido realizado no Estado do Espírito Santo. Parabéns aos organizadores!
O evento ocorreu o dia inteiro, começando às 08:00h na Faesa - Campus I, e terminando às 21:30h. O local escolhido foi muito bom, a faculdade está localizada numa das avenidas principais da capital. Quem chega de ônibus salta em frente, aos que vêm de carro podem colocar na garagem dentro da mesma.
Não tive oportunidade de participação integral no evento devido ao trabalho, apenas por duas horas na parte da tarde, e depois das 18 horas até o final. No período vespertino, do qual participei, vi muitos curiosos, profissionais e aventureiros que compareceram em quantidade a Geração do Software Livre.
Também estavam presentes muito estudantes das escolas de Vitória e cursos técnicos. Parabenizo os diretores e professores pela iniciativa de levar seus alunos ao fórum.
Após às 18 horas, tivemos também um ciclo de palestras diversificado de temas como:
- Open Source na maioridade. O que aprendemos e o que nos espera daqui para a frente?, por Cezar Taurion;
- Política de Tecnologia Educacional na Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha por Wanessa Zavarese Sechim;
- Olhos para o futuro: a TDF e o LibreOffice Online por Gustavo Pacheco;
- Perícia Computacional Forense, por Gilberto Sudré;
- Itaipu Binacional - Porque apoiar o uso de Software Livre e as Comunidades, por Marcos Siríaco Martins e o 'paizão' Julio Neves.
A palestra de Cezar Taurion, assisti vinte minutos apenas, abordou o tema com bastante firmeza e conhecimento sobre o assunto tratado, esclarecendo bastante sobre o futuro do Open Source.
Wanessa Sechim abordou o tema sobre a tecnologia implantada e alguns projetos de Software Livre nas escolas, é necessário a governança do dinheiro sendo bem aplicado para o âmbito do Software Livre e
Linux em soluções e treinamentos, para todo Município e Estado.
Gustavo Pacheco falou sobre a TDF e o LibreOffice online, além de falar do assunto e futuro que nos espera. Colocou em prática uma demostração do LibreOffice online em sua máquina local, falta alguns bugs a serem acertados, melhorias para que tudo fique redondo. Se você é desenvolvedor, programador (e iniciante no assunto) e possui interesse em contribuir tem uma excelente oportunidade.
Gilberto Sudré palestrando sobre Perícia Forense, os crimes e atos que podem levar à prisão do usuário com uso indevido da rede. Dificuldades encontradas para uma investigação rígida, as falhas dos usuários, redes wireless, segurança e os concelhos.
Com o 'paizão' Julio Neves, veríamos a abordagem da palestra CISL e Software Livre no Governo ( por que no futuro do pretérito? ). Ele fez um tema aberto, falou de casos de sucesso, sua vida, empresas, em torno do Software Livre e o Linux, o crescimento, pontos totalmente positivos.
Como tivemos um público bastante jovem, a geração do Software Livre no Brasil e principalmente em nosso estado, foi mais proveitoso para todos a forma abordada.
Em resumo do I Fórum da Revista Espírito Livre, parabenizo todos da organização, apoio e realização, a correria, estresse e cansaço faz parte para que o evento tenha sido ótimo.
Espero o fórum em várias partes do Brasil e do Mundo. Mais um evento que vai repercutir e trazer resultados.
Fotos no Google Plus (G+):
Original:
No site do evento:
1. Relato: I Fórum da Revista Espírito Livre
Nenhum comentário foi encontrado.