O Modelo de interligações OSI foi criada formalmente pela ISO para padronizar as formas de interconexões entre os computadores. É um modelo dividido em 7 camadas e é utilizado como um meio de estudo para se entender o funcionamento da rede e seus protocolos. Abaixo veremos as 7 camadas com suas definições.
Camada 1: Camada Física
É responsável por definir todas as características técnicas dos dispositivos elétricos e especificações físicas. Incluindo o layout de pinos, voltagens e especificações de cabos. Ainda nesta camada fazem parte dela os hubs, adaptadores de redes.
Suas principais funções são:
- Estabelecer e Encerrar uma conexão com um meio de comunicação;
- Fazem as devidas conversões da representação de dados digitais dos equipamentos e os sinais transmitidos através dos meios de comunicação;
- Controle de Acesso ao meio;
- Confirmação e Retransmissão de quadros;
- Controle de Quantidade e velocidade de transmissão na rede;
Camada 2: Camada de Enlace ou Link de Dados
É responsável por fornecer meios funcionais para a transferência de dados entre os dispositivos da rede. Também detecta e corrigi possíveis erros da Camada Física. Ajeita os bits em blocos chamados quadros.
O exemplo mais conhecido desta camada é a Ethernet. Outros são 802.11 (WiFi), Frame Relay e ATM. Na família TCP/IP temos o PPP e o SLIP. Aqui operam bridges (pontes) e switches (comutadores).
Camada 3: Camada de Rede
É responsável pelo endereçamento dos pacotes, convertendo endereços lógicos em físicos, fazendo com que os pacotes cheguem corretamente ao seu destino. O principal aspecto é executar o roteamento dos pacotes entre remetente e destinatário principalmente quando existem várias rotas para chegar ao mesmo destino.
As principais funções desta camada são:
- Encaminhamento;
- Endereçamento;
- Interconexão de Redes;
- Tratamento de Erros;
- Fragmentação de Pacotes;
- Controle de Congestionamento;
- Sequenciamento de Pacotes;
- Movimenta e determina as rotas a serem deste o emissor do pacote até o seu destino;
Camada 4: Camada de Transporte
Esta camada se responsabiliza pela entrega e recebimento dos dados. Esta camada recebe os pacotes devidamente endereçados e efetua o transporte deles com segurança e confiabilidade. A camada de transporte controla a qualidade de um determinado link através de controle de fluxo, de segmentação e de controle de erros.
O protocolo de transporte pode operar em 2 modos, Orientados à conexão ou não.
No modo não orientado a conexão, o serviço de transporte não confiável. A camada de transporte somente mapeia o pedido de transmissão de dados em pacotes para a transmissão pela camada de rede. Um exemplo de um protocolo não orientado a conexão é o protocolo UDP.
No modo orientado a conexão, o serviço de transporte confiável. O transporte orientado a conexões consiste em ocultar as imperfeições do serviço de rede, de modo que os processos do usuário possam simplesmente supor a existência de um fluxo de bits livre de erros. Um exemplo de um protocolo orientado a conexão é o TCP.
Camada 5: Camada de Sessão
Esta camada é responsável pelo processo de troca de informações, ela controla os diálogos entre os dois pontos que estão comunicando entre si. Ela é responsável por iniciar, gerenciar e terminar a conexão entre os hosts.
Para se manter uma boa comunicação, esta camada tem que se preocupar com a sincronização para garantir que a sessão aberta entre os dois hosts se mantenha funcionando. Além disto esta camada fornece operações full-duplex ou half-duplex e estabelece pontos de checagem, intervalos, encerramento e procedimentos de reinício.
Camada 6: Camada de Apresentação
Esta camada cuida da tradução dos dados da camada de aplicação em dados entendíveis pelos protocolos. Ela cuida da formatação dos dados, e da representação destes, ela ainda é a camada responsável por fazer com que duas redes diferentes se comuniquem, transformando os dados no processo de comunicação.Codificação MIME, compressão de dados, encriptação de dados e outras manipulações semelhantes são feitas nesta camada para apresentar os dados como um serviço ou um protocolo.
Camada 7: Camada de Aplicação
Esta camada possibilita que o usuário possa obter informações de sua rede através de um aplicativo. Esta camada é a principal interface para o usuário interagir com o aplicativo e, deste modo, com a rede. O usuário requisita a informação através do aplicativo, e receberá as informações solicitadas através do mesmo aplicativo. Um exemplo pode ser um aplicativo cliente de emails. Outros aplicativos que podem atuar são Telnet, ftp entre outros. Então resumindo esta é a interface em que o usuário opera, para que ela possa descer após o recebimento da informação, para as camadas seguintes e receber seus devidos tratamentos.