Em parceria com a Loja RedBug, Viva o Linux promove sorteio mensal de 3 camisetas Geek para autores de artigos. Promoção válida por tempo indeterminado. Clique aqui para maiores detalhes sobre o regulamento.
Participaram do sorteio de camisas um total de quarenta e quatro autores, que juntos publicaram 56 artigos neste mês de junho no VOL.
O sorteio foi realizado da seguinte forma: os 44 logins foram imprimidos numa folha de papel A4, recortados em tamanhos iguais e depositados numa mini-urna. Os nomes sorteados foram retirados de forma aleatória e ao contrário do que foi prometido, por conta de problemas técnicos com a filmadora, este mês não tivemos a oportunidade de filmar o sorteio.
A seguir a lista dos membros contemplados pelo sorteio:
[6] Comentário enviado por maran em 19/06/2008 - 08:48h
Grande Fabio.
Gostei muito desta iniciativa!!!
Mas também é mo sacanagem pra quem é ativo e já contribuiu a um periodo curto de tempo.
O que eu quero dizer, você poderia sortear tambem, para usuários que ja contribuiram, mas isso teria que ser bem definido.
Pois nem sempre temos assunto para criar um artigo ou tempo.
Mas muita gente ja contribuiu, mas digo sobre os usuario ativos do VOL.
Vamos a um exemplo, Fulllinux, eu!noel, usuários que contrbuiram, e são ativos.
Acho que devemos lembrar de quem ajuda o VOL no dia-a-dia, seja tirando duvidas, dicas, ou artigos.
[11] Comentário enviado por fabio em 19/06/2008 - 09:53h
Tavares, só território nacional mesmo, a verba não permite maiores extravagâncias :)
Maran, foi só uma forma de filtrar o sorteio e claro, incentivar os ex-ativos a voltarem. De qualquer forma, quem costuma escrever sempre, uma hora vai ter assunto e voltará a concorrer às camisetas.
Rodrigo, pois é, mais do que nunca estaremos sendo rígidos na aprovação de conteúdo.
[12] Comentário enviado por gnomo_dead em 19/06/2008 - 12:06h
Sinceramente nao concordo com este tipo de premiacao, me desculpem mas isso:
Comentário enviado por maran em 19/06/2008 - 09:31h:
que nada ai a equipe do vol barra, aqui so passa material bom.
eh um engano imenso, jah vi coisas grotescas passarem pela equipe do vol e essa premiacao soh vai piorar as coisas, vcs soh querem saber de quantidade, nao de qualidade.
O correto seria pegar os 10 artigos mais visitados do mes, fazer uma votacao pra saber quais os 3 melhores, informativos, etc... e aih sim dar a camisa a seus autores.
[13] Comentário enviado por fabio em 19/06/2008 - 12:29h
Vamos ver gnome, se esse método começar a prejudicar a qualidade dos artigos, aí mudamos os critérios do sorteio. A princípio optei por este pois se escolhermos pela qualidade, podemos ser injustos (visto que são dezenas de ótimos artigos por mês) e podem surgir suspeitas de corporativismo aqui.
As camisetas não surgiram pra incentivar o aumento de contribuições, elas foram só uma oportunidade que tivemos de retribuir o trabalho dos autores de artigos.
[21] Comentário enviado por qsl.apollo11 em 20/06/2008 - 20:59h
Legal, pelo brinde, seria possivel tmbm termos camisa ? com logotipo do vivalinux ? preco justo !!!!! pois temos muitos membros, x 3 camisas por mês , mais os novos membros, isto quer diser que levariamos....
milhões de anos para chegar as nossas !!!! vixi onde cheguei !!!!
mas gostaria de adquirir !!!!
e ai galéra que vc´s achão !!!!! Deus continue nos abencoando.
[26] Comentário enviado por juliaojunior em 24/06/2008 - 09:15h
"Só espero que não baixe ainda mais a qualidade dos artigos"???? q comentário é esse? os artigos no VOL estão longe de serem fracos. eu já uso linux há vários anos, e sempre me surpreendo com o que leio no VOL.
É uma boa iniciativa. Não vejo como fazer algo retroativo. Talvez seja forçar muito a barra. Afinal, é apenas uma forma de retribuição, como disse o Fábio. O VOL não precisa de 'incentivos'. A contribuição com artigos, dicas, etc, já é enorme.
[27] Comentário enviado por fabio em 24/06/2008 - 19:58h
Olá Elgio,
Boa idéia também, porém esse esquema é facilmente burlável. Um membro pode cadastrar N membros fakes para votar e/ou adicionar seu artigo nos favoritos. Se fosse pra fazer algo nesse estilo, teria de ser eleição sob júri. Mas vamos ver, talvez essa campanha receba mais 3 camisetas mensais do VOL (fabricação própria) e estas sim não sejam sorteadas e sim premiadas.
[28] Comentário enviado por removido em 26/06/2008 - 10:00h
O que têm de errado meu comentário juliaojunior?
Os artigos do VoL têm sim caído de qualidade vertiginosamente, e colocar algo de valor como camisetas para serem sorteadas entre os que escreveram novos artigos, é sim um incentivo para aumentar a quantidade de artigos, tudo o que se aumenta em quantidade, se diminui em qualidade.
Sou a favor da votação.
Obs. Este comentário é relacionado ao artigo em questão, favor não deletar.
[29] Comentário enviado por albertguedes em 26/06/2008 - 10:09h
rodrigo.capelini tem razão. Apesar de eu gostar que a turma se expresse, e incentivar o compartilhamento de conhecimento, tem que haver um critério para os artigos. Muitos são repetidos ou redundantes, isso quando não chegam ao nível de ser uma simples dica ou desabafo pessoal que não é relevante para o aprendizado do Linux.
Não espero que os membros virem jornalistas profissionais (alguns jornalistas são tão ruins quanto), mas convenhamos, dá pra saber a diferença entre um bom artigo e um mal artigo.
[30] Comentário enviado por vodooo em 26/06/2008 - 14:17h
Concordo também com o rodrigo.capelini!
Premiar por envio de artigos é uma otima iniciativa, mas vai prejudicar a qualidade das infomrações sim, pois existirão usuários oportunistas (sempre existe) que escreverão qualquer coisa para passar pela auditoria dos moderadores e concorrer às camisetas.
Acredito que será feito um pente fino em todos os artigos, mas com certeza sempre passará alguns!
Espero que não cause nenhum problema aos admins do site e que só possa engrandecer o conteúdo apresentado aqui!
Abraços
----
Editado em 26/06/08 - as 14:19
----
Vendo o comentário do nosso amigo elgio por que não montar uma votação com os melhores artigos do mês? Qual a média de artigos públicados? A sessão de enquetes por exemplo não recebe atualização já faz um bom tempo, por que não utiliza-la para tal?
[36] Comentário enviado por foguinho.peruca em 30/06/2008 - 22:19h
Olá!
Minha opnião sobre a metodologia:
Acredito que o ideal seria por votação, porém não vejo esse maneira como uma forma simples de resolver (apesar de ser ideal). Poderiamos amarar a conta da pessoa atráves do ip ou da mac adress da máquina que efetuar a votação além dos usuários do vol e um e-mail válido. Mas essas soluções, em conjunto, podem diminuir a chance de fraude, mas não à eliminam e geram mais problemas técnicos e incrementam a complexidade do sorteio. Inicialmente, não vejo uma forma simples de resolver isso. Caso eu pense em algo interessante eu posto aqui.
Entretanto, o sorteio acho que ele deveria ser utilizado um script (que seja em php, pyton, qqr coisa) que recebesse a lista dos nomes do usuários com artigo no mês e sorteasse. Esse script, obviamente, deveria ter o seu fonte publicado no site e ele deveria rodar automaticamente cada final de mês postando os nomes dos ganhadores.
Bom de qqr maneira, o q eu qr dizer é que um sript é um método melhor que o sorteio com papel (fora o trabalho de filmar e tudo o mais) além de deixar mais transparente. Acho que quando eu tiver um tempo livre eu vou escrever o script.... ^^''
Mas é só uma opnião (na verdade uma idéia que passou pela cabeça.... ^^'')
[]'s
Jeff
PS:
Parabéns para os ganhadores.... principalmnente para o genixsky... fera os artigos....
[37] Comentário enviado por fabio em 01/07/2008 - 10:05h
Pois é. Em meses com maior quantidade de feriado é que a média cai, afinal todo mundo é filho de Deus. Este mês (julho) acredito que a média suba pra 2.alguma_coisa. Não temos feriado e a moçada tá de férias em faculdade, sobra mais tempo pra escrever.
[39] Comentário enviado por gjr_rj em 02/07/2008 - 14:53h
Qualquer paradigma usado na no sorteio terá os a favor e os contra.
Eu acredito que o atual é o mais justo. É complicado definir o que é bom e o que é ruim, pois isso é pessoal. Também é complicado dizer que um artigo é redundante.
Eu por exemplo conheci o VOL, pois estava "iniciando" no mudo linux e precisava implementar um servidor de teste com os serviços DNS, HTTP, POP, FTP e SSH; mais php, mysql e phpMyAdimin; perl ...
Se existisse apenas um artigo sobre cada assunto, teria sido muito mais difícil, pois a sorte foi encontrar vários artigos sobre cada assunto, onde apesar de parecerem iguais um complementava o outro. Em nenhum... ou melhor em quase nenhum caso, um artigo só foi suficiente, sempre tinha um detalhe que não era tratado e continua assim até hoje, sempre preciso ler mais de um artigo. Se fosse diferente, não teria porque ser produzido vários livros de cálculo, português, literatura, química etc; todos falando sobre o mesmo assunto.
Com relação a um artigo ruim, um artigo pode ser de baixa qualidade para usuários experientes e de vital importância para um que está começando a usar o linux e se sente perdido, lembrando que os artigos não são escritos para os participantes do VOL e sim para quem precisar de ajuda. Logo, quem decidiria se um artigo é bom ou ruim ? Nós ?
Acho também que quem já escreveu artigos "maravilhosos" não tem que participar, a "satisfação" dessa pessoa já foi atingida, ajudar quem precisou ou precisa. Quer participar ? Escreve um artigo agora. Vamos supor que fosse um assinante de TV a cabo, o cara foi assinante por 900 anos e cancelou a assinatura. A prestadora lançou uma promoção. Ele vai concorrer por ter sido cliente por 900 anos a 200 anos atrás ?
Acho que a principal preocupação do fabio é ser imparcial e ele está conseguindo, pois dessa forma podem reclamar de qualquer coisa, menos de “favorecimento”. Claro que acho o método do sorteio meio idade da pedra :) mas como não tenho nenhuma sugestão...
Acho que deveriamos estar mais preocupados, ou melhor, satisfeitos com o fato de ter conseguido o patrocínio e não com quem vai ser sorteado.
[43] Comentário enviado por albertguedes em 01/08/2008 - 15:15h
O método das estrelinhas é até agora o único método eficiente para analisar a qualidade de um artigo.
O problema é que o pessoal lê e não dá nota, o que desmerece certos artigos, como exemplo, imagine um artigo em que 100 lê mas somente 20 dá sua nota das estrelinhas. Nesse caso a qualidade do artigo vai ser dada somente por esses 20 e não pelos 100 que leram. Se os vinte não gostaram do artigo, ele vai ser considerado ruim, mesmo que os outros 80 tenham gostado.
Então a qualidade dos artigos é responsabilidade de quem lê, não é do Fábio ou dos outros moderadores. Eles podem até filtrar um pouco, mas julgar se um artigo é essencial ou não, depende muito do leitor também, como exemplo disso temos os artigos para iniciantes que são muito criticados por alguns usuarios experientes, ou aqueles artigos que relatam experiências do autor, tem gente que gosta e quem não gosta.
A média por estrelinhas é o único método ao meu ver que dá um certificado justo para o artigo, e nós devemos dar nossas notas para ele. Se alguém conhece um método mais justo ee que não sobrecarregue os moderadores, então que se manifeste.
[47] Comentário enviado por paulorvojr em 03/12/2008 - 12:45h
ganhei?!!!! caramba que felicidade!!!! to gritando aqui ja!!! AAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHH , agradeço e compartilho essa vitória com todos do VOL que me incentivaram e gostaram do que fiz!!
agradecimento especial ao Fábio e todos que desenvolvem o VOL!!
[50] Comentário enviado por albertguedes em 04/12/2008 - 16:05h
Concordo com o Hogobcar. É mais justo premiar quem faz um artigo bom , do que escolher aleatoriamente artigos que podem até ter sido regulares.
E mais, sugiro ser duas camisa para o primeiro e segundo melhor artigo, e uma por sortei, só pra não desmotivar.
[51] Comentário enviado por hugobcar em 04/12/2008 - 16:14h
Também concordo, poderia ser 2 camisetas para os melhores artigos, pra não ter briga entre o Fabio e o Cabelo ;-) E a outra por sorteio.
Ahhh e para não ter roubo com scripts que votam no melhor artigo, quem podia escolher os melhores artigos são os próprios moderadores, ou uma lista de usuários ativos que poderiam avaliar e votar.
[52] Comentário enviado por fabio em 04/12/2008 - 16:32h
Olá Hugo e Albert,
Já pensei em fazer isso também, mas cheguei a conclusão que a única forma que não geraria discordância seria o sorteio. Com a experiência que tenho no gerenciamento de comunidades, uma escolha feita por parte dos moderadores, no balanço, seria prejudicial. Eis uma hipótese bem provável de acontecer:
- Um bacana escreve um artigo muito bom, aí vem um membro antigo ou até mesmo um moderador e escreve outro artigo melhor ainda. Vou lá e escolho o artigo do moderador... como opinião cada um tem uma (assim como muitos acham Maradona melhor que Pelé), a banda que achou o artigo do membro menos conhecido melhor que a do mais conhecido vai me acusar de "nepotismo".
E mesmo que não acusem, o que achou seu artigo o melhor e não foi escolhido, ao invés de se sentir motivado, pode se desmotivar em escrever artigos para o VOL.
- Vou lá e escolho um artigo como o melhor do mês dentre muitos outros muito bons, alguns autores de artigos se sentirão injustiçados e me questionarão sobre os critérios utilizados na escolha. Aí todo mês terei de explicar para alguns meus critérios - e gasta-se tempo e gera-se desmotivação dos injustiçados (sim, temos muito artigos de qualidade, escolher um é injusto).
[53] Comentário enviado por hugobcar em 05/12/2008 - 09:24h
É Fabio você tem razão, com certeza isso vai acontecer !
O negócio é deixar por sorteio mesmo, só pede para os moderadores ficarem atentos aos artigos, porque vai aparecer vários artigos que serão plágios só para ganhar camisetas, ou mesmo, artigos que se encaixariam melhor na seção de dicas.
[54] Comentário enviado por Teixeira em 02/01/2009 - 12:40h
Fabio, concordo plenamente com o critério adotado para a premiação.
Parabéns a você e aos ganhadores.
Artigos que podem ser importantíssimos para mim poderão ser até mesmo desinteressantes para outras pessoas.
De minha parte, vou escrevendo em forma de dicas, pois minha finalidade primária é a de colaborar, e não simplesmente competir.
O dia em que tiver material para escrever um artigo de verdade, certamente o farei e estarei competindo em igualdade de condições com os demais colaboradores.
Nada de mais nem de menos nisso.
Um abraço a todos do VOL.
[55] Comentário enviado por daghetti em 07/01/2009 - 11:02h
Bom dia,
Gostaria de saber para qual email mando meu endereço para receber a camiseta que fui contemplado. Meu nome é Rafael Daghetti e meu email é rafael@extremeinformatica.com.br.
[57] Comentário enviado por ventrue.w em 04/02/2009 - 09:56h
Fala Fabilo... Blz..
Cara, ótima iniciativa, curti mesmo...
A unica coisa que achei meio estranho receber um email do pai do VOL em minha caixa de entrada do gmail..
A principio pensei, tem rolo ai... Sera que esse email aqui não vai me dar um belo virus ou algo do tipo..
Ate cheguei a pensar em não responder...
Mas entrei no site do VOL e tinha o artigo de capa na pagina com meu nome referente ao sorteio....
Dai então a duvida que tinha foi sanada..
[60] Comentário enviado por fabio em 09/03/2009 - 13:44h
Cleber,
Enviei um e-mail pra você na data da publicação deste artigo. Acabei de reencaminhá-lo, verifique se o mesmo não está caindo na caixa de spam de seu correio. Verifique também se seu e-mail cadastrado no VOL está correto.
[65] Comentário enviado por albfneto em 17/07/2009 - 15:54h
Bom, tem pessoas aqui que criticaram a qualidade do sartigos, algums desses críticos, em seus perfis,vejam não escreveram nenhum.
Os artigos aqui do VOL são muito bons e são úteis.
E a maioria de nós, não escreve para ter pontuação, escreve para ajudar a Comunidade Linux e para divulgar um trabalho próprio, que achou interessante ter feito.
O que acontece é que.claro, nem todos entendem ou gostam de alguns assuntos específicos,
Eu por exemplo, nada entendo de Squid ou de Firewalls, estou longe de ser especialista em redes! Rs....
Também devemos lembrar algo... Por exemplo, instalação, particionamento, comandos simples etc..., eles são simples para usuários experientes, mas devemos lembrar que o VOL é para todos, é para Linusers, é para Linuxers, mas também é para quem acabou sde comprar seu micro com Linux e não faz a mínima idéa de como instalar um pacote!
Os artigos devem ser diversificados de nível... Uma coisa pode parecer banal, para quem como Eu usa Gentoo.
Mas um dia, todos nós sentamos em frente de um Kurumin, de um Ubuntu, sem fazer idéia nem onde clicar, quanto mais dar uma linha de comando!
O VOL é para todos, e mesmo, nós usamos Software Livre, alguns de nós, se não somos programadores ou profissionais de TI, o mínimo que podemos fazer é ajudar a Cominuidade.
[67] Comentário enviado por vinipsmaker em 23/07/2009 - 22:27h
Valeu pelo incentivo/recompensa, e as camisas são bem confortáveis (ponto da RedBug) -- até a etiqueta atrás não tem, substituíram por uma estampa, afinal, nerds e geeks preferem qualidade -- também.
Ei, precebi que meu primeiro artigo atingiu mais de 10000 acessos, então ele virou um artigo destaque? Devia ter naquela tabela de pontos explicando melhor sobre isso.
[69] Comentário enviado por Teixeira em 18/08/2009 - 06:52h
Concordo em tudo com o colega albfneto.
Mesmo porque em qualquer lugar do mundo é totalmente impossível manter a mesma qualidade durante todo o tempo.
Veja-se nos grandes jornais, nas grandes revistas, onde há redatores profissionais e no entanto nem sempre as matérias tem a mesma qualidade das anteriores.
Isso sem contar os erros e omissões.
Já fui leitor assíduo de revistas como a Micro Sistemas (excelente), PC Magazine, etc. e havia ocasiões em que certas porções do conteúdo eram simplesmente lamentáveis.
No geral, entretanto, sempre valeu a pena a sua leitura, apesar dos pesares.
Aqui não é diferente.
Acrescento ainda que reconheço que seria bastante difícil estabelecer critérios para uma premiação para o "melhor" artigo, porque esse critério de MELHOR é algo muito pessoal e não muito técnico, havendo a grande probabilidade de ser a premiação fundamentada em algum tipo de empatia ou tendência pessoal do(s) julgador(es).
[81] Comentário enviado por morvan em 19/04/2010 - 19:48h
Boa noite a todos.
Fábio, como tudo que a equipe do VOL faz, nota mil.
Quero dizer que considero o critério de sorteio aleatório o mais justo possível.
Agora, em nível de sugestão, gostaria que se fizesse uma premiação "Hors Concour" pelos seguintes critérios:
° Regularidade; e
° Conjunto da Obra.
Observem que em nenhum dos dois eu pratiquei "legislação em causa própria", pois tenho um apanhado bastante exíguo de postagens no VOL e sou bastante "irregular", ou seja, não publico nada dentro de um contexto cronológico. Mas acho que o pessoal que se insere nestas duas situações merece uma justíssima homenagem.
[83] Comentário enviado por fabio em 20/04/2010 - 13:46h
Olá Morvan,
Sugestão aceita! Porém digo uma coisa, a maioria dos membros mais ativos do site já foram contemplados na promoção. Por exemplo, se um autor publicou 3 artigos num mês, ele possui o equivalente a 3 bilhetes para o sorteio, suas chances aumentam. Se ele publica artigos todos os meses, ele concorre mensalmente ao sorteio. Existem autores que inclusive já faturaram a promoção 2 vezes. :)
[84] Comentário enviado por morvan em 21/04/2010 - 11:38h
Bom dia a todos.
Bem observado, Fábio; porém, atendo-se ao exarado no início do artigo, onde se declara, literalmente: "... Cada autor terá direito a somente 1 (um) formulário de inscrição no sorteio, independente do número de artigos publicados no mês corrente...", faz-se outra leitura das probabilidades de sorteio autor X artigo.
Independente disto, acho que a Comissão que organiza o sorteio deveria fazer um apanhado do número de contribuições de autores e homenagear aqueles dentre os mais ativos, de modo excludente, observando o que você já falou sobre o fato de alguns já haverem sido contemplados: se o autor JoséTeste há sido sorteado no mês corrente, ele fica excluído automaticamente da listagem pelo conjunto das publicações.
Verifique a possibilidade de acrescer esta modalidade...
Reitere-se aqui a imensa contribuição que este sítio fornece ao técnico de SL do Brasil.