O que é o GitHub Copilot?
O
GitHub Copilot é uma ferramenta de codificação assistida por inteligência artificial, desenvolvida pela GitHub e pela OpenAI. Esse assistente de codificação, alimentado por uma rede de aprendizado profundo chamada Codex, sugere linhas de código ou blocos completos enquanto você escreve código. Ele aprende diretamente dos bilhões de linhas de código público disponíveis no GitHub e ajuda a acelerar o desenvolvimento de software, reduzir erros e simplificar o processo de aprendizado de novas linguagens de programação.
O Copilot roda nas IDEs mais populares, incluindo o
Visual Studio Code, o
JetBrains IDE e o
NeoVim. Neste artigo, vamos explorar o GitHub Copilot e como podemos implementá-lo no NeoVim.
NOTA: ele não é compatível com o Vim, será necessário instalar o NeoVim.
Como instalar o NeoVim no Debian, Ubuntu e derivados
Minha IDE preferida sempre foi o Vim, logo migrei para o NeoVim para poder utilizar o Copilot, ferramenta no qual posso dizer que não vivo mais sem. Para quem não sabe, NeoVim nada mais é que o editor Vim com recursos adicionais.
Para instalar o NeoVim no Debian, Ubuntu e outras distribuições baseadas no Debian, execute os seguintes comandos no terminal:
sudo apt update
sudo apt install neovim
Configuração Inicial do NeoVim
Depois de instalado, você pode configurar o NeoVim criando um arquivo de configuração. Para isso, execute os seguintes comandos:
mkdir -p ~/.config/nvim
touch ~/.config/nvim/init.vim
Em seguida adicione as seguintes linhas ao
init.vim para importar as configurações do Vim:
vim ~/.config/nvim/init.vim
set runtimepath^=~/.vim runtimepath+=~/.vim/after
let &packpath = &runtimepath
source ~/.vimrc
Antes de continuar, sugiro fortemente que siga os passos do artigo
Como Turbinar sua Produtividade com VIM - Guia Definitivo do Desenvolvedor [Artigo]. A partir daí você terá uma IDE top para programar usando o Vim/NeoVim.
Criando um Alias de "nvim" para "vim"
Uma vez que utilizaremos o NeoVim ao invés do Vim, é interessante que o NeoVim seja executado quando digitarmos "vim" no terminal. Para isso podemos criar um alias, que terá procedência em cima dos executáveis que estão no PATH.
Adicione a seguinte linha ao seu arquivo ".bashrc":
vim ~/.bashrc
alias vim='nvim'
Depois de adicionar o alias, atualize o shell com:
source ~/.bashrc
Instalando o GitHub Copilot no NeoVim
Para instalar o GitHub Copilot no NeoVim, você precisa instalar o plugin de autocompletar nvim-copilot. O repositório do nvim-copilot está disponível no GitHub:
Vamos instalá-lo no diretório do Vim mesmo, uma vez que o NeoVim está importando as configurações de lá, é melhor manter tudo no mesmo lugar. Execute o comando:
git clone https://github.com/github/copilot.vim.git ~/.vim/pack/github/start/copilot.vim
Agora abra o NeoVim e execute o comando no editor:
:Copilot setup
Note que irá aparecer um código na barra de status do NeoVim, copie esse código e cole no navegador. Você será redirecionado para uma página do GitHub, onde você deve fazer login e autorizar o GitHub Copilot a acessar sua conta do GitHub.
Usando o GitHub Copilot no NeoVim
Com o GitHub Copilot instalado, você pode começar a usá-lo para acelerar seu desenvolvimento. Quando você começa a digitar código, o GitHub Copilot oferecerá sugestões automaticamente. Você pode navegar pelas sugestões usando as teclas "Alt + ]" e "Alt + [" e pressionar "Tab" para aceitar uma sugestão.
Exemplo de uso
O Copilot é extremamente avançado, ele aprende com seus códigos e com o tempo começa a sugerir de acordo com a sintaxe que você costuma usar. Para exemplificar, vamos criar um arquivo em Python e escrever um código simples para calcular a área de um círculo.
vim area_circulo.py
import math
def area_circulo(raio):
return math.pi * raio ** 2
print(area_circulo(2))
Nas linhas acimas, eu escrevi a primeira linha de texto. Tudo o que veio de "Para exemplificar..." em diante foi sugerido pelo Copilot. Meu único trabalho foi sair teclando o Tab.
Conclusão
O GitHub Copilot é uma ferramenta poderosa que pode aumentar sua produtividade e simplificar o processo de aprendizado de novas linguagens. Quando combinado com um editor eficiente como o NeoVim, ele se torna uma ferramenta indispensável para qualquer desenvolvedor.
E sim, o Copilot escreveu pelo menos metade deste artigo. Ele ajuda inclusive a escrever redações, não se limita a códigos.
A ferramenta tem um custo, atualmente pago 10 dólares por mês para utilizá-la, mas vale cada centavo.
Referências
Até a próxima!