Bom pessoal, este é meu primeiro artigo no Viva o Linux. A cerca de dois meses estava pensando em instalar em minha máquina o
Debian Sarge. A primeira coisa que fiz, logicamente, foi ir ao site do Debian e procurar os arquivos ISOS. Para minha surpresa existia um sistema de download utilizando um software chamado
jigdo, que segundo o site era mais rápido e eficiente que o download convencional HTTP e FTP.
Não pensei duas vezes e fui logo fazendo download do software para começar a baixar o arquivo ISO. Para minha decepção o download estava demorando demais, pois já estava fazendo mais de uma semana e nada do negócio terminar. Como fiquei de cabeça quente, chutei o balde e apaguei tudo que havia sido feito de download.
Recentemente fiquei sabendo do lançamento do FC6, fui correndo fazer o download, e desta vez foi no FTP mesmo, quase 4 GB de download, nossa que demora. Mas foi muito mais rápido que utilizar o jigdo (o jigdo é mais rápido quando rodando em várias instâncias, mas não consegui fazê-lo rodar desta forma).
Todo contente fui logo gravando o DVD e nem lembrei de fazer a verificação da integridade do mesmo, vai confiar assim no gerenciador de download, hein? DVD na bandeja, boot funcionando, FC6 iniciando, a expectativa só aumentando para ver as novidades. Ao chegar nos finalmentes para começar a cópia do sistema para o HD, Buuuummmmmmmmm!!! Falha ao tentar copiar o arquivo rpm-4.4.2-32.x86_64.rpm!!! Senti a espinha dorsal gelar. Caramba, 4 GB e logo o arquivo rpm dar falha, essa foi dez. Pensa daqui, pensa de lá, já estava conformando, vou ter que começar tudo de novo, quando surge a luz no fim do túnel. Quem era? O meu caro amigo jigdo (software) novamente.
O funcionamento do jigdo é o seguinte: você informa um arquivo com extensão .jigdo que contém os arquivos a serem baixados, caso ainda não exista nenhum arquivo ele começa do zero. No entanto existe a possibilidade de usar um CD ou DVD com arquivos antigos e a partir deles fazer somente atualização do que é diferente em relação ao arquivo .jigdo.