Linux Mint
Linux Mint é uma distribuição de
Linux baseada no Ubuntu, com o qual é totalmente compatível e partilha os mesmos repositórios. Diferencia-se do Ubuntu por incluir drivers e codecs proprietários por padrão e por alguns recursos que permitem fazer em modo gráfico configurações que no Ubuntu são feitas de modo texto. Utiliza por padrão o desktop Gnome modificado, com um menu no painel inferior junto à barra de tarefas, similar ao menu K do KDE.
O propósito da distribuição é providenciar um sistema Linux que funcione "out-of-the-box"; isto é, esteja pronto para uso assim que terminar a instalação. Dessa maneira, o único trabalho do usuário será o de personalizar a aparência, se desejar, e instalar programas extra, caso necessite. A concepção da interface de usuário é um pouco diferente, incluindo:
Uma interface de usuário distintos e semi-independentes, incluindo um melhorado do gerenciador de boot, layout do desktop, temas de gráficos, e menu exclusivo.
Um forte foco em plena funcionalidade (por exemplo: drivers de WiFi íncluídos, plugins completos para reproduzir formatos de mídia, resolução de tela automaticamente definido, etc. O Mint também inclui o Adobe Flash Player para que os utilizadores possam ver sites como YouTube, sem ter que instalar qualquer outra coisa.
As ferramentas do Mint, correspondem a uma coleção de utilitários de sistema cuja utilidade é tornar o sistema de gestão e administração mais fácil para usuários finais.
O ciclo de lançamentos do Linux Mint é irregular e utiliza uma numeração sem casas decimais (p. ex.: "Linux Mint 8", em comparação com "Ubuntu 9.10"). Os nomes-código são sempre nomes de mulheres que terminam com a letra A, a versão atual, baseada no Ubuntu 10.04 (Lucid Lynx) recebeu o nome de "Isadora".
O Mint tem os seus próprios repositórios de ferramentas específicas, mas também faz uso dos repositórios oficiais do Ubuntu para outros softwares.
Mais informações:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux_Mint
Site oficial:
http://linuxmint.com/
Ubuntu Studio
Ubuntu Studio é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu voltada para pessoas ligadas à edição de material multimídia como áudio, vídeo e imagem. Conta com melhorias de acesso à hardwares com finalidades semelhantes, como placa de vídeo e de placa de som. A primeira versão a ser lançada foi a 7.04 Feisty Fawn. Esta distribuição chama-se Ubuntu Studio, por se tratar de um sistema operacional voltado para aplicações multimídia beneficiando da inclusão de um núcleo de TR (teampo real), sendo ideal para ilhas de edição e, várias outras aplicações que envolvam trabalhos gráficos ou de áudio em tempo-real.
O Ubuntu Studio já vem com programas previamente instalados, como o Blender (Modelagem e animação 3d), Ardour (Edição de áudio/MIDI multipista), Audacity (edição de áudio), GIMP (poderoso editor de imagens), Inkscape (Desenhos vetoriais), Kino (edição de Video), dentre outros.
Mais informações:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ubuntu_Studio
Site oficial:
http://ubuntustudio.org/
Xubuntu
O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu
GNU/Linux que em vez de utilizar a interface gráfica GNOME utiliza o ambiente XFCE, além de programas que o façam rodar satisfatoriamente em computadores mais antigos.
O Ubuntu utiliza o ambiente GNOME e seus aplicativos. O Xubuntu utiliza por sua vez o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, funciona melhor com computadores mais antigos. É pensado para usuários com computadores menos potentes, ou que precisam de um ambiente de trabalho eficiente em computadores mais rápidos.
O Xubuntu também utiliza principalmente aplicativos GTK+ que foram desenvolvidos para utilizar menos recursos que seus equivalentes GNOME. Mesmo assim, o Xubuntu tem acesso aos mesmos arquivos de aplicativos que o Ubuntu e pode executar a maioria dos mesmos aplicativos com apenas pequenas diferenças na interface (devido à utilização de ambientes diferentes).
Mais informações:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Xubuntu
Site oficial:
http://www.xubuntu.org/
ZeVenOS
ZeVenOS é uma distribuição Linux alemã. É baseado no Ubuntu e centra-se em um rápido e fácil de usar o sistema, simulando a aparência do BeOS.
ZevenOS-Neptune é uma comunidade dirigida com base na versão estável do Debian GNU/Linux. Ele vem com o mais novo Kernel Kanotix (2.6.31-genérico) com suporte de hardware moderno. O resto é quase 100% estável do Debian puro, exceto para as ferramentas ZevenOS, como o MAGI, MAGI 2, Deskbar, Encode e YAVTD.
Mais informações:
http://pt.wikipedia.org/wiki/ZeVenOS
Site oficial:
http://www.zevenos.com/