Introdução
Uma distribuição
Linux é um pacote com uma versão atual do kernel, junto com um grande número de programas, um instalador e várias configurações. As distribuições variam porque cada uma delas tem uma finalidade, por exemplo, existem distribuições que vem com muitos programas multimídia, justamente para quem mexe com multimídia, outras já vem com muitos programas de gerenciamento de redes, para quem mexe com redes no seu trabalho. Sempre existe uma distribuição que se encaixa no seu perfil, para encontrá-la você só precisa conhecê-la.
As distribuições:
Debian GNU/Linux
Debian é simultaneamente o nome de uma distribuição não comercial livre (gratuita e de código fonte aberto) de
GNU/Linux (amplamente utilizada) e de um grupo de voluntários que o mantêm à volta do mundo. Uma vez que o Debian se baseia fortemente no projeto GNU, é usualmente chamado Debian GNU/Linux. O Debian é especialmente conhecido pelo seu sistema de gestão de pacotes, chamado APT, que permite: atualizações relativamente fáceis a partir de versões realmente antigas; instalações quase sem esforço de novos pacotes e remoções limpas dos pacotes antigos.
Atualmente o Debian Stable, se encontra na versão 5.0, codinome "Lenny". O Debian Stable procura sempre manter os pacotes mais estáveis, assim, ele mantém o Gnome 2.22 e o KDE 3.5 por padrão. O grande fato dele conter pacotes mais antigos, garantindo a estabilidade, é o grande foco para servidores.
O projeto Debian é mantido por doações através da organização sem fins lucrativos Software in the Public Interest (SPI).
O nome Debian vem dos nomes dos seus fundadores, Ian Murdock e de sua ex-mulher, Debra. A palavra "Debian" é pronunciada em português como "Débian".
Várias distribuições comerciais baseiam-se (ou basearam-se) no Debian, incluindo:
Linspire (antigo
Lindows),
Xandros,
Knoppix,
Kurumin,
BrDesktop e
Ubuntu.
Está atualmente a decorrer trabalho para portar o Debian para outros núcleos livres para além do Linux, incluindo o Hurd e o BSD. Para já, no entanto, ainda é muito mais preciso descrever o Debian como uma "Distribuição Linux", sem mais qualificações.
Mais informações:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Debian
Site oficial:
http://www.debian.org/
BrDesktop
O
BrDesktop é um sistema operacional, que substitui o antigo Debian-BR-CDD; baseado em uma distribuição Debian GNU/Linux, ele usará a interface gráfica Gnome, mantendo assim um bom sistema, com uma aparência simples e eficaz.
Para torná-lo mais simples e agradável, foram tomadas algumas medidas um pouco radicais, a começar pela revisão do nome da distribuição. Além do nome, algumas modificações importantes estão sendo pensadas para este novo projeto. Uma delas é seu ciclo de desenvolvimento. O BrDesktop oferecerá um ciclo de desenvolvimento mais adequado para usuários, baseando-se sempre na suite testing do Debian, onde encontramos versões mais atuais dos softwares e muitas melhorias ainda não lançadas oficialmente pelo projeto Debian. Além disso, o projeto lançará uma versão estável sempre que o Debian lançar sua versão stable.
Por ser um sistema operacional livre desenvolvido com foco em usuários brasileiros de Desktops. O BrDesktop é segue os princípios de Debian Pure Blends. Isso significa que todos os componentes do BrDesktop estão oficialmente presentes no Debian e assim seguem os mesmos padrões de qualidade que o Debian GNU/Linux oferece.
A diferença do BrDesktop está na seleção, idioma e pré-configuração dos programas; na instalação simplificada; na opção de rodar o sistema em modo Live; na estética gráfica; no suporte adicional, e mais importante: na participação da comunidade brasileira em todas essas decisões.
Entre as correções e melhorias para esta atualização, estão:
- Descrição dos pacotes totalmente reformuladas
- Novo tema de ícone padrão utilizado: gnome-icon-theme-nuovo
- Utilizado o gthumb no lugar do f-spot como visualizador de imagens padrão
- Removidos uma série de pacotes obsoletos que faziam parte do brdesktop-common e -gnome
- Adicionado o network-manager-gnome, totem-xine e totem-mozilla no brdesktop-gnome
- Adicionado o xchat-gnome no lugar do xchat
- Adicionado o wireless-tools para o brdesktop-common
- Adicionado o listen no lugar do banshee como software padrão para áudio
Mais informações:
http://pt.wikipedia.org/wiki/BrDesktop
Site oficial:
http://brdesktop.org/cdd/wiki/WikiStart
BRLix
O
BRLix é a continuação do famoso
Famelix GNU/Linux, conhecido Internacionalmente por sua aparência e similaridade com o sistema operacional Windows. Isto está fundamentado pelos mais de 12 Milhões de Downloads no site da incubadora Código Livre (
http://codigolivre.org.br).
O BRLix é uma distribuição GNU/Linux (sob licença GNU-GPL - General Public Licence), que tem como principais compromissos fornecer uma opção em software livre de um sistema operacional amigável e seguro, contribuir para a inclusão digital e para a redução da pirataria de software. O BRLIX em conjunto com outros aplicativos também em software livre possibilita a oferta de soluções eficazes, amigáveis e seguras, que não exigem dos usuários conhecimentos técnicos profundos de informática e possibilita o aproveitamento de seus conhecimentos e experiências com os sistemas operacionais líderes de mercado e programas proprietários, pela similaridade de interface e uso.
É uma distribuição Linux baseada no Debian com interface KDE e pode ser instalado no computador ou usado direto do CD.
Mais informações:
http://pt.wikipedia.org/wiki/BRLix
Site oficial:
http://brlix.com/site/
Damn Small Linux (DSL)
Damn Small Linux, também conhecida como DSL, é uma distribuição linux baseada em Debian. É conhecida por ser muito pequena: o iso da última versão estável - 4.1 - tem menos de 50 MB, cabendo em um CD do tipo business card. A distribuição também é muito leve: segundo o seu website, ela é capaz de rodar em um sistema 486DX com 16 MB de memória RAM.
DSL pode ser executada a partir de um CD (live CD) - inclusive um CD do tipo business card - sem instalação no disco rígido. É possível ter um sistema funcional em um computador sem disco rígido. Ela também pode ser executada a partir de um pendrive. Pode ser instalada no disco rígido.
A distribuição também inclui capacidades que facilitam a customização e instalação de extensões, inclusive com a adição de novos programas a um sistema rodando a partir de um live CD.
Em 30 de dezembro de 2006, a distribuição está em 8° lugar no ranking de visitas do site Distrowatch.
Segundo o seu website, DSL possui:
- XMMS (player de MP3, música de CD, e MPEG)
- Cliente FTP
- Navegador web Dillo
- Navegador web Mozilla Firefox
- Planilha eletrônica
- Cliente de e-mail e notícias Sylpheed
- Processador de texto (Ted)
- Três editores de texto - Beaver, Vim, e Nano (clone do Pico)
- Edição e exibição de imagens (XPaint, e xzgv)
- Visualizador de PDF Xpdf
- Gerenciador de arquivos emelFM
- Cliente de AIM, ICQ e IRC Naim
- VNCviwer
- Rdesktop
- Cliente e servidor SSH/SCP
- Cliente DHCP
- PPP, PPPoE (ADSL)
- Servidor web
- Calculadora
- Algum suporte a impressoras
- NFS
- Gerenciadores de janela FluxBox e JWM
- Jogos
- Ferramentas de monitoração do sistema
- Uma grande variedade de ferramentas de linha de comando
- Suporte a USB e pcmcia
- Algum suporte wireless
Mais informações:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Damn_Small_Linux
Site oficial:
http://www.damnsmalllinux.org/