Antes de realmente definirmos o que é Python, teremos que dar uma pequena explanação sobre linguagem de programação.
Linguagem de programação, é um programa onde escrevemos quais instruções o computador deve executar a partir de um código de palavras (tokens) criado pelos programadores, chamado de código fonte de um software.
A linguagem de programação traduz este código fonte para código de máquina que depois é executado pelo processador.
Uma linguagem de programação pode ser convertida, ou traduzida, em código de máquina por compilação ou interpretação, que juntas podem ser chamadas de tradução.
Se a linguagem utilizada traduz todo o código fonte para depois executar ou "rodar", então podemos dizer que o programa foi compilado e que a linguagem usada é um compilador.
Normalmente, criar um código-fonte leva muito tempo, mas depois de compilado, uma nova versão do código-fonte fica armazenado em seu computador já em código de máquina, e essa nova versão pode ser executado várias vezes, o que compensa o tempo gasto na compilação, isso acontece em linguagens como
C e
Pascal.
Se a linguagem utilizada traduz o código fonte à medida que vai sendo executado em um processo de tradução de trechos seguidos de sua execução, então, podemos dizer que o programa foi interpretado e que a linguagem usada é um interpretador, como
Python e
Java. Porém, as desvantagens dos interpretadores é que são mais lentos que os compiladores.
O que é Python?
Python é uma linguagem de programação orientada a objetos criada por
Guido Van Rossum no
Instituto de Pesquisa Nacional para Matemática e Ciência da Computação (CWI) nos países baixos, para substituir uma outra linguagem denominada
ABC, que não era muito capaz de tratar exceções e prover interface com o sistema operacional Amoeba através de scripts. Com a necessidade de melhorar essas funções, foi desenvolvido o Python.
Em 1991, foi lançada a primeira versão do Python (0.9.0). Nesta versão, foram adicionadas classes com herança, tratamentos de exceções, funções e dados como: list, dict e strc. Em 1994, foi criado o primeiro fórum de discussão sobre Python (comp.lang.python).
A versão 1.0 foi lançada em janeiro de 1994. Esta versão continha novas funcionalidades que incluíam ferramentas para programação funcional como: Lambda, Map, Filter e Reduce.
A versão 1.2 foi lançada em 1995, quase sem nenhuma novidade. Neste mesmo ano,
Guido van Rossum saiu do CWI e foi trabalhar no CNRI em Reston, Estados Unidos.
Na versão 1.4, a linguagem ganhou parâmetros integrados e suporte nativo a números complexos, assim, como uma forma de encapsulamento. Depois dessa versão, Guido lançou a iniciativa "Computer Programing for Everybody" (CP4E; Programação de Computadores para Todos), o CP4E foi um projeto financiado pela DARPA que visava tornar a programação mais acessível, mas esse projeto foi desativado.
Em 2000, a equipe de desenvolvedores do Python mudou-se para a BeOpen com o intuito de formar a equipe PythonLabs. Mesmo não estando mais no CNRI, os desenvolvedores do Python lançaram a versão 1.6, como tivesse sido desenvolvida naquele local.
O único lançamento na BeOpen foi o Python 2.0, e logo após o lançamento dessa versão o grupo de desenvolvedores do Python mudaram para a Digital Creations.
Em 2001, foi fundada a
Python Software Foundation (PSF), no mesmo ano foi lançada a versão 2.1 e a 2.2. Uma grande inovação na versão 2.2 foi a unificação dos tipos Python e classe em somente uma hierarquia. Isto tornou o modelo de objetos do Python consistentemente orientados a objeto. Também foi adicionado generator, inspirado em Icon.
Na versão 2.3, foi adicionado o incremento da biblioteca padrão e as escolhas sintáticas foram fortemente influenciadas por
Java, como o pagote Logging.
"Em 1 de outubro de 2008 foi lançada a versão 2.6, nela foi adicionado bibliotecas para multiprocessamentos, JSON, E/S, além de uma nova forma de formatação de cadeias de caracteres.
Atualmente a linguagem é usada em diversas áreas, como servidores de aplicação e computação gráfica. Está disponível como linguagem de script em aplicações como OpenOffice, Blender e pode ser utilizada em procedimentos armazenados no sistema gerenciador de banco de dados PostgreSQL (PL/Python)."
Fonte:
Python – Wikipédia, a enciclopédia livre
Python, uma linguagem de altíssimo nível
Obtido em:
[Curso de Python] O que é Python
Existem linguagens de baixo, médio, alto nível e altíssimo nível:
- Baixo nível :: São linguagens que possuem apenas instruções de máquinas como: Assembler.
- Médio nível :: São linguagens intermediárias que possuem instruções mais avançadas, porém, também possuem instruções em linguagem de máquinas, como C.
- Alto nível :: São linguagens que possuem abstração da realidade e capacidade de modelamento (Orientação a Objeto) e costumam exigir pouco do programador, como Java.
- Altíssimo nível :: Linguagens de altíssimo nível é uma definição nova. Elas basicamente são linguagens de alto nível "melhoradas", como Python.
Vantagens e desvantagens de quem usa Python
Python é uma linguagem muito simples. Tanto para usar quanto para ler. Ela provê funcionalidades muito semelhantes às do
C++ (em relação à orientação a objetos e ponteiros), porém, de forma mais simples e intuitiva. Ler o código em Python é como ler um texto em inglês.
Python é um software livre, isto significa que você pode distribuir cópias, ter acesso ao código fonte, alterar, modificar, redistribuir e utilizar partes dele em outros programas. Por esse motivo o Python está sendo constantemente sendo aperfeiçoado pelas comunidades.
Python é portável para diversas arquiteturas, isto significa que seu programa escrito em
GNU/Linux, pode facilmente funcionar em:
- Windows;
- FreeBSD;
- Macintosh;
- Solaris;
- OS/2;
- Amiga;
- AROS;
- AS/400;
- BeOS;
- OS/390;
- z/OS;
- Palm OS;
- QNX;
- VMS;
- Psion;
- Acorn;
- RISC OS;
- VxWorks;
- PlayStation;
- Sharp Zaurus;
- PocketPC;
- Symbian.
Linguagem interpretada :: Pode ser interpretado o código de um programa Python (é lido e executado pelo interpretador Python), sem necessitar de Compilação.
Orientação a objetos :: Python suporta muito a programação orientada a objetos. Python tem uma maneira poderosa porém simples de implementar a orientação a objetos, especialmente quando comparada à grandes linguagens, como
C++ ou
Java.
Extensível :: Se você precisa que um pedaço do seu código funcione bem mais rápido, ou não quer que determinada parte do seu algoritmo seja código livre, você pode codificar essa parte em
Cou
C++, e usá-la em seu programa em Python.
Embutível :: Você pode embutir Python em seus programas C/C++ para oferecer características de scripting aos usuários de seu programa.
Várias bibliotecas :: A biblioteca padrão do Python é enorme. As bibliotecas podem ajudar você a fazer várias coisas como trabalhar com expressões regulares, banco de dados, navegadores, CGI (interfaces gráficas), Tk, gerar documentação, threading, etc. Além da biblioteca padrão, existem várias outras bibliotecas de alto nível como wxPython, Twisted, Python Imaging library e muitas outras.
Variáveis e identificadores
Obtido em:
Python/Conceitos básicos/Variáveis e identificadores « wikibooks.org
Identificadores/variáveis Função:
- and - E.
- assert - Forçar um tipo para a variável.
- break - Parar.
- class - Definição da classe.
- continue - Continuar.
- def - Definição de função.
- del - Deleção de objeto.
- elif - Não-se.
- else - Senão.
- except - Exceção.
- exec - Executar função.
- finally - Finalizar função.
- for - Definição de laço para.
- from - Importar uma variável dentro de um módulo.
- global - Definição de variável global.
- if - Definição de laço se.
- import - Importação de módulos externos.
- in - Em.
- is - E.
- lambda - Funções recursivas.
- not - Não.
- or - Ou.
- pass - Passar para outra função sem executá-la.
- print - Imprimir na tela.
- raise - Laço try.
- return - Retornar objeto.
- try - Definição de laço tente.
- while - Definição de laço enquanto.
Conclusão
Após realizar este artigo, percebo que a linguagem de programação na qual foi abordada, teve um desenvolvimento muito grande ao longo de sua história, com muitos altos e poucos baixos, mas enfim, com a pesquisa percebi que Python é uma linguagem quase perfeita e com o passar dos anos, vai começar a tomar o lugar das outras, como
C++ e
Java.
Referências bibliográficas
Por Marcos Augusto de Souza Pinto (Marcos_youngman[at]hotmail.com)
Fundação Centro de Análise, pesquisa e inovação tecnológica - Fucapi.