As opções no painel seleção controlam como funciona o copiar e colar em PuTTY.
O mecanismo de copiar e colar de PuTTY, por padrão, é modelado no padrão xterm. O sistema X Window usa três botões onde, por convenção, o botão da esquerda seleciona, o botão da direita estende a seleção e o do meio cola.
Em MS-Windows o mouse funciona de modo diferente e normalmente oferece apenas dois botões. Na configuração padrão de PuTTY (Compromise) o botão da direita cola e, se houver, o botão do meio ele estende a seleção. Com um mouse de três botões você deve selecionar a opção xterm. As opções são:
- MS-Windows (meio estende e o botão direito abre um menu de contexto onde uma das opções disponíveis é colar).
- Compromise (meio estende e o botão direito cola).
- Xterm (direito estende e o botão direito cola).
No MS-Windows, a opção de pressionar CTRL + o botão direito sempre abre o menu de contexto independentemente da opção definida em PuTTY.
A opção "Shift overrides application's use of mouse" - O servidor envia códigos de controle que assumem o controle do mouse. Isso permite utilizá-lo para outros propósitos além de copiar e colar. Midnight Commander é um exemplo de software que faz isso. Neste caso, para usar o mouse para copiar e colar é preciso pressionar shift enquanto move o mouse. Na teoria, algumas aplicações podem fazer uso da combinação shift + cliques do mouse. Quando isso ocorrer talvez seja necessário selecionar essa opção para desativar esse comportamento, enviando shift + clique diretamente para o servidor. Para prevenir que uma aplicação tome o controle do mouse veja as opções em Features.
A opção "Default selection mode (Alt + drag does the other one)" - PuTTY tem dois modos de selecionar texto para ser copiado para a área de troca. No modo padrão (Normal), arrastar o mouse do ponto A até o ponto B seleciona do ponto A até o fim da linha automaticamente. Todas as linhas entre o ponto A e B são selecionadas. No outro modo (Rectangular block), você deve arrastar o mouse para selecionar um bloco retangular entre dois pontos. Todo que estiver dentro do retângulo formado é copiado. Em alguns casos é preciso pressionar ALT enquanto arrasta o mouse para selecionar esse retângulo. Com "Default slection mode", a seleção retangular é o padrão e pressionar ALT faz retornar ao comportamento padrão.
A opção "Control the select-one-word-at-a-time mode" - número 2 - PuTTY selecionará uma palavra por vez se um clique duplo for dado no começo da seleção. Este painel permite controlar precisamente o que deve ser considerado uma palavra.
Cada caractere na lista é associado a uma classe numérica que pode ser 0, 1 ou 2. PuTTY considera uma palavra com qualquer número de caracteres adjacentes da mesma classe. Para modificar o comportamento padrão é preciso modificar todas as classes. Por padrão:
- A classe 0 contém espaço em branco e caracteres de controle.
- A classe 1 contém sinais de pontuação.
- A classe 2 contém letras, números e alguns sinais de pontuação como aspas duplas, o sinal de menos, o traço de sublinhado e a barra.
A opção "Formatting of pasted characters" - número 3 - permite definir o formato que os dados são colados na área de transferência. Marcando essa opção os dados são passados em RTF em texto puro.