Depois de um bom tempo sem escrever nenhum material para o VOL, estou de volta neste artigo falando sobre meu projeto de Software Livre chamado OpenFarm. Descrevi de uma forma bem sucinta o que é o programa, as características e os objetivos que o projeto almeja. Vale a leitura, conheça este trabalho nacional de software Open Source!
No Brasil de hoje e do passado, o agronegócio tem se tornado a cada dia que passa, algo cada vez mais fundamental na nossa economia, desde a época das grandes exportações de café, ela está e esteve presente desde os primórdios de nosso país.
Concomitantemente a esse progresso agrônomo, a tecnologia da informação tem se caracterizado como algo fundamental para o desenvolvimento e progresso dos sistemas de produção, ela automatiza, agiliza e possibilita a obtenção de melhores resultados.
Mas toda essa tecnologia é pouco focada em pequenos e médios fazendeiros, que devido a altos preços de softwares e equipamentos deixam de comprar e investir em novas tecnologias para otimizar seus desempenhos.
Nesse contexto, o OpenFarm vem para levar a pequenas e médias fazendas a capacidade de melhor administrar seus negócios, possibilitando um melhor controle de tudo o que acontece na fazenda, desde a venda da produção, a compra de insumos, máquinas, sementes até gastos como energia elétrica, impostos, água, dentre inúmeros outros fatores, que possibilitará uma melhor administração e controle de sua fazenda com um gasto bastante reduzindo, devido ao fato do OpenFarm ser um Software livre, tendo assim, custo zero.
Devido ao fato do OpenFarm ser um Software Livre, qualquer interessado pode usar e dispor dos serviços, podendo ocorrer contratação quando houver necessidade de customizações e adequações sob demanda e suporte técnico.
Características:
Cadastro e Administração do Período de Trabalho da Fazenda.
Cadastros e Administração das Atividades Agrícolas Cultivadas.
Cadastros e Administração dos Clientes (com a opção de bloqueá-los ou não para venda da produção, e de bens da fazenda).
Cadastros e Administração dos Fornecedores (com a opção de bloqueá-los ou não para as compras a serem efetivadas no futuro).
Cadastro e Administração das Receitas/Vendas da Produção.
Cadastro e Administração das Despesas da Fazenda.
Cadastro e Administração do Inventário.
Dispositivo de busca de Clientes e Fornecedores cadastrados no sistema.
Criação de Relatórios sobre o movimento de Compra e Vendas na Fazenda.
Criação de Relatórios com todo o Inventário da Fazenda.
O desenvolvedor
O OpenFarm é criado e idealizado por Matheus Santana Lima em Junho de 2006, sendo ele participante ativo do movimento Open Source e de Software Livre no Brasil, é escritor de inúmeros artigos sobres outros softwares livres no site Viva o Linux e de apostila introdutória ao BrOffice.org 2.0.
Além de programador, Matheus é profissional em Administração de Sistemas e Redes Linux certificado pela LPI (Linux Professional Institute) e tendo cursado os programas de treinamento System Administrator e Network Administrator da Mandriva Linux.
[4] Comentário enviado por cruzeirense em 11/09/2007 - 10:05h
Cara, gostei muito do projeto. Agora queria que respondese algumas perguntas de forma sincera, sem demagogia.
1-Vale a pena abrir o fonte?
2-Vai existir um retorno financeiro bom a longo prazo?
3-A comunidade realmente ajuda no desenvolvimento?
Ps. Não precisa explicar a teoria do software livre, que agente tem que compartilhar conhecimento, aquela história toda que já foi dita em vários artigos.
Ps2. Também tenho um projeto interessante que já está implantado e funcionando muito bem em diversos clientes, é um software para controle imobiliário (Simob). Será que valeria a pena (financeiramente) eu abrir os fontes?
[5] Comentário enviado por leoberbert em 11/09/2007 - 10:45h
Matheus... Estou passando aqui para deixar o meu cometário a respeito do artigo e dizer que ficou muito bom!!! Quando crescer vou ser assim :P hehehe Brincadeira,... Mas ficou excepcional o teu projeto...
[6] Comentário enviado por lucianomarques1 em 11/09/2007 - 10:57h
É realmente muito bom que pessoas como você Matheus tenham iniciativas como essa. Você está realmente de parabéns, é um prazer fazer parte desta comunidade.
[11] Comentário enviado por pink em 12/09/2007 - 09:20h
Eita que já estava com saudade de vc rsrs...
Intaum ficou ótimo seu artigo.... muito bom o projeto... fico feliz por ter visto a evolução do seu programa, parabéns o mundo open source agradece.
Abraços.
[14] Comentário enviado por carlosands em 12/09/2007 - 18:32h
Fala Matheus ótimo artigo.
Eu so estou com uma dúvida eu fiz a instalação dele e está dando o seguinte erro:
Traceback (most recent call last):
File "./run.py", line 44, in <module>
import frmbd
File "/usr/share/openfarm/frmbd.py", line 44, in <module>
import wx
ImportError: No module named wx
será que você poderia me ajudar com esse erro desde já eu agradeço.
[16] Comentário enviado por matheusslima em 12/09/2007 - 20:59h
Fala cruzeirense!
1-Vale a pena abrir o fonte?
Depende dos objetivos que vcc quer com isso, o meu foi ajudar o movimento de SL e pq nao existe software open pra isto. Alem do que é uma forma de retribuir à comunidade por todos os sofwares livres q eu uso!
2-Vai existir um retorno financeiro bom a longo prazo?
Olha cara, retorno financeiro é a última coisa que tu vai receber, infelizmente =/
3-A comunidade realmente ajuda no desenvolvimento?
Olha, ajudar ajuda, mas nem todos sao programadores e fuçados pra ajudar, mtos apenas incentivam, o que de certa forma ajuda e é gratificante
[17] Comentário enviado por aprendiz_ce em 13/09/2007 - 17:03h
Matheuss, Bela iniciativa!
Agora, gostaria de sua ajuda pra vê esse projeto rodando na minha máquina. Pois segui o passo-a-passo criteriosamente, mas ocorre o seguinte erro:
sempron:~# openfarm2
Traceback (most recent call last):
File "./run.py", line 44, in ?
import frmbd
File "/usr/share/openfarm/frmbd.py", line 47, in ?
import bdados
File "/usr/share/openfarm/bdados.py", line 2, in ?
class banco:
File "/usr/share/openfarm/bdados.py", line 43, in banco
import MySQLdb
ImportError: No module named MySQLdb
sempron:~#
[18] Comentário enviado por ftonello em 08/10/2007 - 01:04h
Legal a iniciativa hein.. e ainda mais pequenas e médias fazendas, que as vezes nem tem um pc para fazer isso, ja pode comprar um pc para seu sistema juntamente com linux, já incentiva o uso do linux também...