Vira e mexe, eu ouço uma velha frase:
shell script é a linguagem mais fácil que pode existir, é muito fácil programar em Shell.
Essa afirmação é correta com certeza, a sintaxe é de fácil entendimento, porém, assim como toda linguagem de programação, ela é complexa também, temos que ser realistas... Muitos programam em Shell, mas poucos realmente dominam.
Esta dica vem para fortalecer o fórum do VOL e aos iniciantes... a visão é para ajudar os iniciantes a escolher está linguagem como a primeira, já que ela é simples, poderosa e complexa. Vou abordar sobre os benefícios e rodar a 'baihana' também, quero um equilíbrio nesta dica, prós e contras.
Vi e queria desver, coisas na internet que desprezam a poderosa linguagem do Shell:
"se você não é Sysadmin e não trabalha com isso não leve esta linguagem tão a sério, apenas entenda."
Estas pessoas provavelmente criam arquivos com o touch! haha
As pessoas que falam isto estão certas na opinião delas, eu não vou dizer que não.
Mas dá pra fazer com o Shell o que qualquer outra linguagem faria, e deixa eu te sussurrar algo! (MELHOR/MENOR), melhor e menor? Tá de brincadeira, é serio? Claro que eu estou falando a verdade, dá pra fazer em uma única linha o que se faria em 40 linhas ou mais no Java, sem falar que é muito mais rápido, dizem que o Shell só perde para o C em questão de velocidade de execução... bom é o que dizem. Eu não programo em C, mas deixo aqui o meu debate, seja gentil e comente a sua opinião.
Not compile, just run!
Shell script não é uma linguagem que precisa de compilação, ela é uma linguagem interpretada, então meu baixinho (xuxete falando), apenas execute e teste, faça 200 linhas de código e apenas execute. Deu erro? O bash vai te mostrar aonde, ahhh mas eu quero ver linha a linha, utilize o "bash -x nomedoprograma", que é um poderoso debug do próprio bash, ele irá mostrar passo a passo do que está acontecendo em seu programa e aonde você está falhando.
Deu erro? Apenas abra seu editor, edite e rode novamente!
Sensacional não? Pois é, isso é um benefício e provavelmente te deixará preguiçoso quando o assunto é aprender linguagens compiladas!
Existe um truque que você pode compilar e tornar o seu programinha binário, procure por (SHC) ou leia essa dica aqui do VOL:
Esta técnica é interessante, às vezes, o programador fez um programa que irá ser vendido e tem uma licença específica, mas não quer liberar o seu código, ou o código é restrito somente à empresa e não pode ter vazamento, se vazar não tendo chances para hacker ler o fonte e achar uma vulnerabilidade.
Bom, cada um faz o que bem entender, a ferramenta existe e estou lhe apresentando senhores, sou a favor quando o assunto é segurança (sem mi-mi-mi), sou especialista em segurança
GNU/Linux, trabalho com servidores desde os 15 anos e na multinacional em que trabalho, utilizamos está técnica em alguns programas que precisam ser restritos.