Entendendo o básico para começar
Com a demanda crescente de sistemas especializados e a "nova onda" das notas fiscais eletrônicas para pequenas e médias empresas, as "SOFTWARE HOUSES" também precisam oferecer aos seus clientes bancos de dados robustos para o armazenamento das informações. Na grande maioria das vezes, isso significa alto custo de investimento para as empresas que nem sempre estão preparadas.
A
Alterdata sistemas, empresa que possui soluções empresariais (ERP), para lojas (WSHOP/ISHOP), contábeis (PACKDIAMOND), armazenamento de notas-fiscais (NFSTOCK), oferece para seus clientes duas opções para banco de dados:
- Microsoft SQLSERVER: para grande quantidade de informações (grandes clientes que utilizem a plataforma Windows).
- POSTGRES: para clientes de porte, pequeno, médio e grande (por ser um banco open-source para plataformas Windows e Linux).
Bom, na minha humilde opinião, cada banco de dados com a sua demanda, sem contar que o jargão "CUSTO ZERO" ainda predomina em nosso vocabulário.
Não vamos entrar no mérito dos bancos, pois a intenção aqui é redução de custos e não quem é o banco mais eficiente, uma vez que são ótimos bancos e renomados por anos de competência.
Pra começar temos que entender que o idioma de instalação do sistema operacional, influência na operação do banco de dados e nem sempre a mudança após toda a instalação é a melhor opção. Então vamos optar instalar nosso servidor com o idioma em "português Brasil" ou "pt_BR.UTF-8". Esta parte é muito importante, pois é ela que vai permitir os acentos, formato de datas e outras opções da nossa região.
Para o nosso servidor Linux, vou escolher uma distribuição que muito utilizada no mercado, o DEBIAN. Estou partindo do principio que você já sabe instalar o sistema e colocá-lo em rede.
Escolhendo corretamente o servidor
Então vamos montar um servidor Linux para rodar o banco de dados POSTGRES e integrá-lo aos sistemas da Alterdata. Neste teste, estou usando o sistema de lojas WSHOP e o integrador ISHOP. Todos da Alterdata sistemas.
Servidor:
- Debian 8
- Processador core i3
- 8gb ram
Não podemos esquecer que na realidade poderíamos montar tudo em um core2duo, 2gb ram etc. Se você esta trabalhando sério, deve privilegiar a continuidade e velocidade das informações, então sempre tenha em mente uma configuração básica para pequenos clientes, mas nunca utilize uma configuração básica em um cliente grande, pois as dores de cabeça podem ser intermináveis.
A cada versão do Debian, uma nova versão do POSTGRES é incorporada nas distribuições derivadas do Debian e derivadas, ou seja, quando você instala, por exemplo, uma versão do DEBIAN 7 é provável que apenas a versão 8 do POSTGRES esteja disponível e assim por diante. Você pode buscar no "google" um arquivo .deb com a versão do POSTGRES desejada ou incluir no seu "sources.list" um repositório que possua todas as versões.
Vamos escolher a instalação por "sources.list", pois é mais simples e funcional para o trabalho.
A compilação e instalação por fontes possuem muitas dependências e mesmo quando cumpridas ainda possuem erro na importação do banco de dados da Alterdata visto que possuem "ROLES" especificas do POSTGRES a serem importadas.
O que são "ROLES"?
Conceito abordado por nosso colaborador KYETOY em 01/09/2014, aqui no VOL.
A intenção é instalar o POSTGRES nas versões homologadas pela Alterdata, então vamos usar a versão 9.0 até a 9.4. Versões homologadas até o momento.