Antes de continuarmos, gostaria de comentar alguns conceitos básicos:
MUA - Mail User Agent :: É o nome dado ao programa de correio eletrônico do usuário, como
Evolution, Thunderbird, Sylpheed, entre outros.
MTA - Mail TTransport Agent :: É o responsável por transportar o e-mail de um servidor SMTP para outro servidor SMTP. Exemplos:
Postfix, Exim, Sendmail, entre outros.
Hash - Tipo de mapa cujo significado é :: Base Indexada Baseada em Hash ( Berkley DB).
Mapas :: O Postfix utiliza extensivamente o conceito de "mapas". Mapas, nesse ambiente, são basicamente tabelas de duas colunas:
- A primeira é a chave;
- A segunda são os valores dessa chave.
Mapas do tipo DB, são os mais simples e usuais. Exemplo: para um mapa que conterá uma lista de endereços IPs e uma ação a ser tomada, criamos primeiro um arquivo texto com esse conteúdo:
192.168.10.15 REJECT
192.168.10.20 REJECT
dominio.net REJECT
network.com OK
Agora, vamos converter esse arquivo para um mapa DB:
# postmap /etc/postfix/client_access
Esse é o arquivo que o Postfix usará ao encontrar:
hash:/etc/postfix/client_access
SMTP - Simple Mail Transfer Protocol ("Protocolo de transferência de correio simples") :: É o protocolo padrão para envio de e-mails através da Internet. É um protocolo relativamente simples, baseado em texto simples, onde um ou vários destinatários de uma mensagem são especificados (e, na maioria dos casos, validados) sendo, depois, a mensagem transferida.
DNS - Domain Name Server :: É um dos servidores mais importantes da infra-estrutura da Internet, permitindo a localização ágil de máquinas e serviços, como por exemplo um servidor de correio eletrônico através do registro MX (Mail Exchangers) na configuração do
BIND 9.
A linha IN MX no BIND é necessária sempre que você pretende usar um servidor de e-mail ou outro MTA. Mas assim como o servidor DNS, você pode utilizar um servidor de e-mails secundário que passa a receber os e-mails, caso o seu servidor de e-mails principal saia do ar, ou mesmo utilizar o servidor secundário como backup das mensagens de e-mail.
Mas é necessário esclarecer, que o protocolo SMTP prevê falhas nos links entre os servidores, sendo que, caso o servidor de e-mails principal esteja fora do ar, o emissor tenta contactá-lo durante um longo período (por padrão 03 dias) antes de utilizar o servidor secundário. Por isso, usar vários servidores não resolve o problema, pois em caso de falhas do servidor primário, as mensagens chegarão com grande atraso.
POP3 - Post Office Protocol :: É o protocolo que permite aos usuários acessar as mensagens contidas na sua caixa postal no servidor.
IMAP - Internet Messeges Access Protocol :: Protocolo muito utilizado em Webmail, são mais completos, mas oferecem uma flexibilidade maior.
Relay :: Quando um usuário utiliza o servidor SMTP dentro de uma empresa corporativa para enviar uma mensagem, este servidor SMTP irá fazer o
relay desta mensagem para o destino.
Neste caso, o servidor de e-mail está configurado para permitir o relay dos usuários da rede interna, seria o mesmo que fazer uma ligação telefônica utilizando uma telefonista.
Antigamente se falava em servidores de e-mails com relay aberto, ou seja, sem autenticação para prática do spam. Isto é verdade, mas não se deve associar relay com spam, pois todos os servidores de e-mail fazem relay. A questão é em que condições este relay é feito.
Spam :: Um spammer seria uma pessoa que utiliza um servidor de e-mail ou uma rede que não lhe pertence para enviar mensagens para um grande número de destinatários, sem a necessidade de se identificar (autenticar) com um nome válido no campo origem (source) da mensagem. Conseguindo, assim, enviar uma grande quantidade de mensagens "maliciosas" sem a solicitação desses usuários.
Bancos de dados (ou bases de dados) :: São utilizados em muitas aplicações, abrangendo praticamente todo o campo dos programas de computador, são conjuntos de registros dispostos em estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e produção de informação, normalmente agrupa registros utilizáveis para um mesmo fim e é acessado por um software chamado Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGDB). Os mais conhecidos são:
MySQL, Postgres e
Oracle.
LDAP - Lightweight Directory Access Protocol (ou LDAP) :: É um protocolo para atualizar e pesquisar diretórios rodando sobre TCP/IP.
Um diretório LDAP geralmente segue o modelo X.500, que é uma árvore de nós, cada um consistindo de um conjunto de atributos com seus respectivos valores. O LDAP foi criado como uma alternativa ao muito mais incômodo Directory Access Protocol (DAP).
Fonte:
LDAP – Wikipédia, a enciclopédia livre