Neste artigo compartilho a forma como solucionei uma demanda do meu trabalho: Criar uma versão do Ubuntu customizada (remaster) para funcionar sob as regras de funcionamento e de segurança da empresa.
Executando o UCK inicialmente responderemos algumas perguntas através de caixas de diálogo:
1. O idioma oficial do seu sistema personalizado durante e depois da instalação: "pt" ou "pt_BR", conforme o caso.
2. O desktop padrão (no meu caso, Unity).
3. Caminho para a ISO oficial do Ubuntu que servirá de ponto de partida (no meu caso a versão Trusty 14.04 amd64).
4. Um texto de rótulo para o sistema de arquivos ISO.
5. Quando perguntado se deseja customizar o CD manualmente, responder sim fará com que o UCK forneça um terminal em chroot para executar comandos no sistema que está sendo esculpido. Este também será o momento de mexer o conteúdo da ISO (ex.: editar os preseeds, incluir arquivos na mídia, etc.), que estará na pasta "~/tmp/remaster-iso".
6. Escolher se deseja que sejam excluídos os arquivos de suporte para instalação pelo Windows (Wubi, autorun.inf, etc.).
7. Responder se deseja uma imagem híbrida (que pode ser queimada em CD/DVD ou feito um "dd" para um pendrive, por exemplo).
Passo a passo, agora no terminal (se desejar)
Caso tenha respondido que deseja customizar o CD, o UCK fornecerá um terminal em chroot onde é possível rodar comandos para customização da instalação padrão do Ubuntu.
Um bom começo talvez seja editar um sources.list personalizado:
# nano /etc/apt/sources.list # apt-get update
O passo seguinte natural seria atualizar o sistema com correções de bugs e de segurança.
Porém aqui temos um problema que possivelmente fará você refazer o processo algumas vezes, se não atentar para alguns detalhes.
Na minha experiência pessoal, atualizar o kernel e/ou (juntos ou separadamente) os pacotes relacionados ao libpam-systemd gera um erro incorrigível no dpkg que quebra a atualização.
Então eu resolvi o problema não atualizando esses pacotes, apenas os demais. O usuário receberá as atualizações durante a instalação. Faço isso instalando e rodando o Synaptic de dentro do UCK:
# apt-get install synaptic && synaptic
Vou marcando as atualizações com cuidado. Não apenas para cortar as atualizações que deram problema comigo. Mas também porque algumas atualizações, em determinadas situações, criam situações indesejadas como mandar desinstalar ou instalar vários pacotes que nada tem a ver com o assunto.
Então isso é uma questão que você terá que observar atentamente e não tem como eu te prever exatamente porque isso varia a cada momento.
Depois disto, é um bom momento para rodar o apt-get e complementar o pacote de idiomas pt-BR e instalar ou remover pacotes que você deseja incluir ou excluir da sua remasterização. Por exemplo:
Em seguida é o momento de aproveitar para usar o terminal e editar arquivos de configuração de modo a customizar o sistema como desejado.
Antes de concluir, é possível adicionar conteúdo customizado à ISO que será gerada, editando a pasta ~/tmp/remaster-iso/.
Após concluir todos os passos desejados, basta sair do terminal. O UCK começará a gerar a mídia personalizada e ao final indicará o caminho onde foi salva.
[5] Comentário enviado por francisco_david em 06/01/2015 - 21:50h
Bom artigo fabiohlima, utilizei uma ISO customizada em uma grande rede Varejista do Brasil, só que em CentOS 5, facilitava muito em ter que formatar várias máquinas e depois ter que configurar uma a uma. E quando dava problema era só formatar que já estava tudo pronto.
[7] Comentário enviado por zerocoolroot em 02/05/2015 - 11:13h
Amigo fabiohlima, primeiramente obrigado por disponibilizar este ótimo tutorial..!!
Tenho apenas uma dúvida, usei o Remastersys e Remaster-gtk e ambos não geram a ISO com superte a UEFI. Com este UCK conseguirei gerar a ISO com UEFI..??
[8] Comentário enviado por fabiohlima em 02/05/2015 - 16:52h
[7] Comentário enviado por zerocoolroot em 02/05/2015 - 11:13h
Amigo fabiohlima, primeiramente obrigado por disponibilizar este ótimo tutorial..!!
Tenho apenas uma dúvida, usei o Remastersys e Remaster-gtk e ambos não geram a ISO com superte a UEFI. Com este UCK conseguirei gerar a ISO com UEFI..??
Desde já fico agradecido..!!
Ele salva uma pasta de arquivos do EFI. Porém nunca testei por não ter um equipamento compatível para testar.
Experimenta e dá um feedback aqui!