A ideia aqui é personalizar mais um pouco o Linpus Linux Lite, colocando novos ícones (aplicações) nos grupos em que o "Acer Desktop", ou "Acer Launcher", é dividido. Isso é possível editando o arquivo (formato "xml") original de configuração.
O desktop do Acer Aspire One foi personalizado pela Acer para possibilitar o acesso às aplicações mais utilizadas, ou em outras palavras, para possibilitar o acesso apenas às aplicações que a Acer acha que merecem ser utilizadas, pois na versão padrão não temos sequer acesso ao menu do XFCE.
O arquivo de configuração do "Acer Desktop" é este: /home/user/.config/xfce4/desktop/group-app.xml
É nele que temos a divisão em quatro grupos (Ligar, Trabalho, Diversão e Ficheiros) para as aplicações (ícones). Por isso é preciso editá-lo para que os "nossos" ícones façam parte de um ou mais grupos de aplicações.
Isso, em princípio, pode parecer muito complicado, mas na verdade não é.
[1] Comentário enviado por removido em 13/03/2009 - 14:02h
Prezado André, tenho acompanhado suas instruções (aulas) acerca do Linpus no Aspire One. Obrigado, por que sou novato no contato com Linux e seguindo seus passo a passo tenho conseguido melhoras no uso do sistema deste netbook.
Agora, preciso de sua ajuda para 2 assuntos: (1) Configuração do Acer Desktop e (2) Ajustes no Thunderbird quanto as fontes do programa para que fiquem melhor visualizadas nesta pequena tela.
(1) Como faço para acessar o arquivo: /home/user/.config/xfce4/desktop/group-app.xml e poder seguir suas instruções.
(2) Gostaria de um passo a passo sobre como ajustar as fontes do Thunderbird para esta tela pequena. No seu artigo a respeito, se bem entendi, há um link para baixar as fontes mas, sinceramente, não consegui entender bem o que fazer. E também não consegui acessar este arquivo de fontes.
Se possível, continue, o mais didático possível. Creio que como eu outros leitores devem precisar de instruções bem detalhadas sobre coisas bem simples como o assunto (1) deste comentário.
Graficamente, abra "Meus Ficheiros", use "Ctrl + h" para mostrar os arquivos ocultos e abra as pastas que fazem parte do caminho:
1) .config (o ponto na frente oculta o arquivo ou pasta)
2) xfce4
3) desktop
-----
O arquivo das fontes da MS que está no primeiro artigo ("Truques e Dicas...") é um pacote rpm que pode ser instalado simplesmente clicando duas vezes nele (isso abre o instalador).
O instalador vai pedir sua senha e instalar o pacote, que já pode ser baixado no link que está no artigo (veja a msg que deixei lá).
[3] Comentário enviado por pinduvoz em 13/03/2009 - 18:55h
Ah, já ia esquecendo:
obrigado pelo comentário!
A minha intenção em escrever aqui sobre o "One " e o "Linpus" é exatamente a de ajudar os usuários novatos que, por suas frustrações com o Linux, instalariam um XP pirata.
E com o XP, pirata ou original, no SSD (a versão com HD comum é "outra coisa"), a frustração seria ainda maior, como eu descobri (é, já o testei no "One" porque recebi o meu com ele, já que quem me vendeu achou que seria mais fácil vender com XP do que com Linux).
Com o XP instalado no SSD, o "One" demora cerca de 4 min após ligado para ficar "utilizável", pois ele escreve e lê o arquivo de troca do Windows a cada boot. E remover o arquivo de troca causa outros problemas, que não vou comentar aqui para não alongar mais esta mensagem.