Essa pergunta volta e meia vem a mim: "Como envelheço uma imagem?". A resposta é extremamente simples, vamos a ela:
Primeiro abra a imagem desejada.
Depois navegue no menu de filtros, presente na interface da imagem, até o submenu "ruído" e clique na opção "espalhar RGB". Para facilitar a vida de quem está começando a acompanhar os artigos, o guia de navegação até o filtro pode ser visualizado abaixo:
Agora selecione neste filtro valores baixos para as três cores, note que elas não irão influenciar na estética, elas apenas darão o número de pontos na imagem.
Muito bem, agora que você aplicou o filtro, converta a imagem para a escala de cinzas (isto irá eliminar todas as cores da imagem, mas não se preocupe).
Para fazer a conversão basta seguir o esquema de navegação fornecido abaixo:
Depois reconverta para RGB para que nós possamos dar cor a nossa imagem. O procedimento é idêntico ao anterior, mas desta vez deve-se clicar em "RGB".
E finalmente para dar a cor e tonalidade envelhecida basta usar o filtro mapeamento alien 2.
O ajuste básico se dá no modo HSV e não no RGB.
Não vou postar o ajuste básico, prefiro que você aprenda a lidar com este filtro clicando no artigo apropriado para este fim:
Como resultado temos:
É óbvio que esta é apenas UMA das milhões de possibilidades de criação de fotos antigas, mas considero esta bem veloz e eficiente. O mesmo dito aqui vale para a LUMINOSIDADE, no caso eu optei por uma mais saliente em alguns pontos por questão de gosto pessoal.
Uma última dica, usando o filtro DESFOCAGEM GAUSSIANA:
Em seu valor MÍNIMO podemos ter um efeito ainda mais realista.
E para quem quiser ainda mais, ainda pode utilizar o filtro "Borrão de Movimento", que se encontra o caminho fornecido abaixo, setando valores próximos ao mínimo isso pode literalmente hipnotizar quem olhar o seu trabalho.
E ficamos assim:
Muito bem,vamos ao próximo arquivo.