O que abordarei aqui é muito simples, são coisas básicas, mas que devem se fixar na mente de quem tenciona se tornar um programador PHP. O PHP é uma linguagem de programação criada por
Rasmus Lerdorf, natural da Groenlândia. Para quem achava que lá era apenas um enorme pedaço de gelo onde só existiam esquimós e iglus (meu caso), se enganou, pois uma das mentes mais brilhantes do século passado nasceu lá, posteriormente a linguagem sofreu modificações dignas de nota dos Srs. Andi Gutmans e Zeev Suraski, israelitas fenomenais os mesmos que criaram a ZEND.
Pressupondo que você saiba configurar e instalar o PHP, o que hoje se torna muito fácil através do WAMP (para Windows) ou LAMP (para
Linux), vamos iniciar a parte prática.
A seguir estão as tags php.
<?php ...?>
Tudo que estiver dentro delas a máquina php irá interpretar e retornar o resultado para o usuário final através de um browser. O papel do browser é tão somente mostrar ao usuário final o html correspondente ao código php, o navegador irá renderizar o código.
O servidor http (Apache por exemplo) irá atender as requisições feitas pelo usuário através do navegador, o servidor web irá procurar pela página requisitada na barra de endereços do navegador e a máquina php irá interpretar os códigos escritos na página e finalmente o navegador irá mostrar o resultado em html, pois o php é uma linguagem server-side, ou seja, ela roda do lado servidor.
É no servidor que a mágica acontece e não no cliente. Os arquivos php devem ser nomeados com a extensão .php. É interessante seguir algumas convenções, as chamadas boas maneiras, para que o seu código fique de fácil entendimento, documentação é muito importante. Caso seu arquivo seja uma classe é bom que seja nomeado da seguinte forma.
Convenções de nomenclatura:
- arquivo.class.php //para classes
- arquivo.inc.php // para arquivos que você queira incluir dentro de outros, arquivos com configurações básicas como constantes e endereços de pastas essenciais para a aplicação.
- arquivo.phtml // um arquivo que contenha código php e html na mesma página
Comentários em PHP
O comentário é essencial para a documentação do seu projeto, é fácil se perder quando o projeto fica grande e surgem centenas de linhas de código. Para evitar isso é preciso comentar as partes mais importantes.
Para proceder o comentário são utilizados os seguintes comandos:
# isto é um comentário de uma linha
// Este também é um comentário de uma linha
/* Aqui posso comentar
Em quantas linhas eu quiser e nada do que
Eu digitar aqui será interpretado pelo php */
Tudo o que for digitado dentro destas tags será descartado pelo interpretador php, ou seja, apenas o programador terá acesso aos comentários.