Owncloud com autenticação no Active Directory

Venho através deste artigo mostrar-lhes minha aventura com essa Cloud muito funcional e, para mim, muito segura, uma vez que sabemos onde estão nossos arquivos.

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Por: Perfil removido em 10/03/2015


Configurações necessárias



Após a instalação será criado o seguinte diretório:

# cd /var/www/owncloud

Dê as devidas permissões neste diretório:

# chown -R www-data:www-data /var/www/owncloud

Acesse o arquivo "httpd.conf" e adicione as seguintes linhas:

# vim /etc/apache2/httpd.conf

<Directory /var/www/owncloud>
Options Indexes FollowSymLinks MultiViews
AllowOverride All
Order allow,deny
allow from all
</Directory>

# a2enmod rewrite

Configurações do MySQL:

# mysql -u root -p

mysql> create database owncloud;
mysql> create user 'ownclouduser'@'localhost' IDENTIFIED BY 'GivePassword';
mysql> GRANT ALL ON owncloud.* TO 'ownclouduser'@'localhost';
mysql> flush privileges;
mysql> exit;

Onde em OWNCLOUDUSER você coloca o usuário de acesso ao banco e GIVEPASSWORD você troca pela senha usada. Agora acesse o arquivo "php.ini" em:

# vim /etc/php5/fpm/php.ini
  • Procure pelas linhas: upload_max_filesize, post_max_size e default_charset
  • E as altere para: 1000M, 1000M e "utf-8", respectivamente.

Pronto. Agora acesse seu navegador preferido e digite: http://IPDOSERVIDOR/owncloud

Será mostrado onde será colocado o arquivo de banco de dados e pedindo a criação do usuário "admin".

Configurando o acesso ao Active Directory

Pronto. Agora que está tudo instalado, vamos fazer a busca pelos usuários dentro do Active Directory, que no meu caso é um servidor Windows 2008 R2 Standard.

Acesse o Owncloud com o usuário "admin" e do lado direito, no topo da página, será mostrado um campo para busca e o usuário logado. Clique no usuário e na opção "admin" para abrir as opções de configuração.

Do lado esquerdo serão mostradas todas as opções de configuração possíveis, e no lado esquerdo, no topo, será exibido a imagem do Owncloud com a escrita Aplicações. Clique em "Aplicações", e em "Mais aplicações".

Serão mostradas os plugins habilitados, desabilitados e os recomendados. Procure por LDAP USER AND GROUP BACKEND e caso esteja desabilitado, habilite-o.

Volte ao lado direito, clique em "admin" e depois em "admin" novamente. Será mostrado uma aba de configuração chamada LDAP, clique nela.

Agora vamos começar a configuração do acesso ao LDAP. A primeira aba é SERVIDOR:

1. Coloque o IP do servidor LDAP e a porta de comunicação 389 caso use criptografia a porta será outra.

2. Coloque o usuário com permissões de administrador ao LDAP da seguinte forma: CN=USUÁRIO,CN=OU,DC=DOMÍNIO,DC=com,DC=br

3. Coloque o domínio: DC=DOMÍNIO,DC=com,DC=br

A segunda aba é FILTRO DE USUÁRIO:

Clique em EDITAR FILTRO RAW AO INVÉS e coloque:

(&(|(objectclass=user))(|(memberof=CN=GRUPODEUSUÁRIOPARAACESSAROWNCLOUD,CN=OUDOGRUPODEUSUÁRIOS,DC=DOMÍNIO,DC=com,DC=br)))

A terceira opção é FILTRO DE LOGIN:

1. Marque a opção: Usuários LDAP
2. Marque a opção: Endereços de E-mail
3. E em EDITAR FILTRO RAW AO INVÉS, coloque:

(&(&(|(objectclass=user))(|(memberof=CN=GRUPODEUSUÁRIOPARAACESSAROWNCLOUD,CN=OUDOGRUPODEUSUÁRIOS,DC=DOMÍNIO,DC=com,DC=br)))(|(samaccountname=%uid)(|(mailPrimaryAddress=%uid)(mail=%uid))))

A quarta opção é FILTRO DE GRUPO. Esta opção não será alterada.

Pronto. Com os dados corretos e trocando os nomes em caixa alta na configuração acima pelos dados de sua rede, você já será capaz de visualizar seus usuários do AD.

As demais configurações como e-mail, compartilhamento e etc, não serão abordados, por serem configurações fáceis e muito específicas.

Bibliografia

Gostaria de agradecer aos seguintes autores e blogs:
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   2. Configurações necessárias
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Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 10/03/2015 - 13:03h

Interessante. Parabéns pelo artigo!

[2] Comentário enviado por joaogauer em 10/09/2015 - 20:15h

Boa noite, seguindo o conceito de nuvem: O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.

Não seria correto afirmar que o ownCloud é uma aplivação NAS e não cloud?


[3] Comentário enviado por removido em 11/09/2015 - 07:52h

Bom dia Joaogauer. Obrigado por nos expor o conceito de Cloud para quem não conhece ainda, ficou muito claro sua explicação. No meu caso a aplicação é sim um Nas (Network Attached Storage).
Concordo com você, mas agora ao invés de usar Owncloud eu usar NAS para citar a aplicação no artigo, por exemplo, eu não posso pois o nome da aplicação é Owncloud. Bom fim de semana.





















[4] Comentário enviado por leorocco em 03/02/2016 - 00:09h

Gostei bastante do artigo! Minha questão agr seria numa integração não só com o LDAP, mas também com o samba: como migrar os compartilhamentos, usuários e arquivos para o owncloud? Isto é, criar uma extensão do samba da LAN na web e num ambiente remoto usando o cliente do owncloud? Ja viu algo assim? Um abraço.

[5] Comentário enviado por removido em 03/02/2016 - 07:16h

Obrigado Leorocco. Cara infelizmente eu nunca vi o que você está planejando fazer, mas se quiser detalhe mais seu comentário para que eu possa entender melhor. Boa semana brother.

[6] Comentário enviado por leorocco em 07/02/2016 - 20:52h

rafaelrsr, boa noite! Vou tentar dar um exemplo mais prático :) Por exemplo, num caso de uma empresa que tem possibilidade de "home office": quando a pessoa está na LAN ela faz login e é montado o compartimentos de seu setor com suas respectivas permissões... Num outro dia da semana essa mesma pessoa irá trabalhar de sua casa... Como, integrando o owncloud com o samba, ela teria no seu notebook os seus exatos compartilhamentos e permissões em casa? Entende?! Seria uma extensão dos arquivos e permissões que ela tem acesso na LAN da empresa, mas em casa... Através do https e cliente do owncloud. Um abração e bom final de carnaval!

[7] Comentário enviado por removido em 15/02/2016 - 12:25h

Obrigado leorocco pelos votos.
Cara eu entendi sim e acredito que o melhor cenário para você seria uma VPN. Mas usando o OwnCloud acredito que você teria que fazer o Download de todo o conteúdo do Home Office para o servidor OwnCloud. Abraço.


[8] Comentário enviado por silvioluiz em 17/09/2016 - 12:17h

Parabéns pelo artigo!
Tenho uma estrutura onde o Servidor LDAP(Samba), Fileserver e Owncloud estão na mesma maquina. Posso utilizar a base do LDAP no Owncloud estando na mesma maquina?

[9] Comentário enviado por ViniciusSouzaMG em 05/10/2017 - 13:31h

Eu tentei adicionar no meu domínio AD 2008 R2 mas só da a mensagem de " Lost LDAP connection O DN de base parece estar errado, abaixo esta minha configuração

HOST: 192.168.0.200 PORTA: 389
DN Usuario: CN=Administrador,DC=minhaempresa,dc=local
Uma base DN por linha: DC=minhaempresa,dc=local

Não estou conseguindo compreender aonde esta o problema, ja tentei outros parâmetros, se alguem puder me ajudar eu ficarai grato e eu ate procurei referencia no site oficial mas mesmo assim não conecta.


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