Rafael Gois de Oliveira
Bruno Nunes Constâncio
Graduandos em Ciências da Computação
"Software Livre é uma questão de liberdade, não de preço"
Para entender o conceito, você deve pensar em "liberdade de expressão", não em "bebida grátis".
Segundo a definição criada pela
FSF (Free Software Foundation), é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. Esse conceito de liberdade se opõe ao do software proprietário, mas não pode ser confundido com o software que é vendido almejando lucro.
Para um software ser livre, basta este ter seu código fonte disponível, e para garantir que assim ficará, o criador pode anexar uma licença de software livre ao mesmo. A mais comumente conhecida é a
GPL (General Public License), a qual obriga que uma vez que o software teve seu código fonte aberto, assim deverá permanecer o mesmo, suas atualizações e programas baseados nele.
Tudo bem, mas qual a vantagem disso? Ok! Vamos pensar desta forma: você já voou de avião? É mais ou menos assim, Santos Dumont inventou o 14-bis, não o Boeing-747, este foi um aprimoramento provido por pessoas, baseando em algo feito anteriormente por alguém. Quando um software é livre, ele proporciona uma evolução parecida, pois o código fonte está ao alcance de todos, qualquer um pode utilizar das liberdades de software livre para a evolução do mesmo e um benefício a toda população.
Tudo muito bonito até aqui, mas não podemos esquecer que vivemos em um mundo capitalista, e dinheiro é algo necessário por aqui. Então como posso ganhar dinheiro com Software Livre?
É verdade que ninguém quer trabalhar por nada, e no mundo do software livre não é diferente, há pessoas que trabalham por prazer, o que já é alguma coisa, outras por dinheiro, mas o fato de não ter como principal renda a venda de softwares não impede ninguém de ganhar dinheiro, temos que lembrar que há analistas de sistemas, DBAs, programadores, web-designers, o suporte, os treinamentos etc.
Podemos citar algumas empresas que produzem software livre e que pagam muito bem aos seus funcionários, como a grandiosa Google, Red Hat, Novell, Canonical, Sun etc. Outras que ganham dinheiro com treinamentos e certificações, como nossa Conectiva, MySQL e
Linux Professional Institute.
E daqui pra frente, como será? Para termos uma idéia de como vai ser, temos que relembrar um pouco da historia do software livre, podemos colocar como um bom ponto de partida o surgimento do Linux, que é hoje o software livre mais conhecido no mundo, desde sua liberação em 1991 feita por
Linus Torvalds, o seu crescimento é algo notável, o número de pessoas que abraçam está idéia é cada vez maior, no Brasil temos o Governo como novo participante dessa turma, projetos com software livre na área pública são cada vez mais comuns por aqui, lembrando que isso já faz parte do cotidiano em alguns outros países, isso reforça mais ainda a idéia de que o uso de software livre vai continuar aumentando e chegará até você mais cedo ou mais tarde.