Integrar o Openfire ao AD é relativamente fácil. Se eu tivesse apenas 1 domínio eu estaria plenamente satisfeito, mas como fazer com que os usuários de todos os domínios da floresta se loguem em um único servidor e se enxerguem em uma única interface?
Se eu tivesse apenas 1 domínio eu estaria plenamente satisfeito, mas era exatamente neste ponto que morava meu problema, já que tenho 6 domínios em relação de confiança separados fisicamente nas unidades.
Como fazer com que os usuários de todos os domínios da floresta se loguem e se enxerguem em uma única interface?
Pesquisei diversas alternativas, inclusive a função Server to Server e nada funcionou da forma que eu precisava. Segui em frente pesquisando e quando estava quase desistindo e cancelando o projeto, resolvi dedicar 1 dia inteiro a vasculhar a internet sobre o assunto AD - LDAP.
Sabia que, já que o AD é capaz de procurar usuários/grupos em toda a floresta de uma única vez, imaginei que também seria possível realizar essa consulta via LDAP e consequentemente, utilizar no Openfire.
Para minha surpresa, em uma página do Microsoft TechNet encontrei o que eu precisava. Uma explicação de como realizar consultas LDAP tanto em domínios únicos quanto em uma floresta inteira, que era exatamente o que eu precisava.
Não me fiz de rogado e botei logo a mão na massa para testar a configuração de acordo com o que li.
BINGO! Funcionou exatamente e perfeitamente como esperado.
Usuários de todos os domínios logando-se em um único servidor integrado a floresta do AD e se enxergando na lista de contatos uns dos outros, cada um no seu devido grupo.
A partir daí foi só habilitar os grupos de todos os domínios filhos de acordo com a estrutura organizacional da empresa para que tudo estivesse de acordo com o escopo do projeto.
[1] Comentário enviado por gabrielsp em 11/06/2010 - 12:23h
O Openfire é uma mega-solução pra mensageria interna, elimina pela raiz os problemas com msn & cia hehe!
Mas fiquei com uma pulga sobre a segurança dessa solução proposta no seu artigo....
"[...] estou informando que a consulta deve abranger todos os domínios da floresta, que contenham .com.br em seus nomes DNS, dessa forma consigo incluir os domínios com shortnames diferentes (atente-se a esse detalhe caso os domínios não sejam padronizados). "
Acho que fica muito generalizado fazer consulta em tudo que termina com ".com.br" nos seus DNS. Acho, que deveria ter mais um subdominio pelo menos... humilde opniao =P
[2] Comentário enviado por cavanso em 12/06/2010 - 11:41h
Você tentou fazer esta integração com o Windows 2008? Tentei efetuar instalação no w2008, não tive sucesso, somente com o 2003. Alguem ja conseguiu fazer o openfire funcionar no w2008?
[3] Comentário enviado por djcelsodub em 12/06/2010 - 14:19h
kaizers2li:
Especificar o ".com.br" é a forma de indicar a floresta toda. Infelizmente não há outra forma de realizar a pesquisa senão dessa forma. Onde eu peguei a informação sobre a configuração da porta e da base DN, inclusive indica para deixar em branco a base DN para indicar a floresta, mas o openfire não aceita dessa forma.
Veja que a consulta é realizada apenas nos domínios membros da floresta e não "tudo" que termina em ".com.br" no DNS (entenda-se FQDN).
cavanso:
Ainda não testei no win2k8... mas já pensei nessa possibilidade, já que há planos na empresa em que trabalho de migrar do win2k3 para o win2k8.
Se eu conseguir tempo logo eu faço os testes e posto os resultados.
[7] Comentário enviado por djcelsodub em 13/09/2012 - 19:31h
Boa noite valcenir-TI,
Observe bem os detalhes na configuração. A base DN é exatamente como está definida na imagem, apenas adaptando ao seu ambiente.
O artigo foi escrito utilizando o Win2k3 mas hoje está em produção em Win2k8 e 100% funcional no ambiente que administro.