Nesse artigo apresento como obter as inúmeras mídias de instalação do Debian GNU/Linux, devido suas múltiplas possibilidades: NetInstall, Business Card, Weekly Build, diferentes releases etc.
O Debian é um sistema operacional (SO) livre para seu computador. Um sistema operacional é um conjunto de programas básicos e utilitários que fazem seu computador funcionar. O Debian usa o kernel (núcleo de um sistema operacional), Linux, mas a maior parte das ferramentas do SO vêm do projeto GNU; daí o nome GNU/Linux.
O Debian GNU/Linux é mais que um simples SO: ele vem com mais de 25000 pacotes contendo softwares pré-compilados e distribuídos em um bom formato, que torna fácil a instalação deles na sua máquina.
Para maiores detalhes sobre essa maravilhosa e importante distribuição Linux, sugiro a leitura do clássico artigo de autoria de Percival F. Jr.:
Lançado em 14 de Fevereiro de 2009, o Debian Lenny é a versão 5.0 do Debian Stable e atualmente já encontra-se no seu sétimo update, ou seja, a versão 5.0.7 lançada em 27 de Novembro de 2010.
Para usuários de Desktops, onde é comum a utilização de 2 únicas arquiteturas (i386 e amd64) isso é muito mais simples, mas e aqueles que o utilizam em servidores e outros equipamentos? Por isso a sugestão de visita ao endereço citado.
* No Debian para os processadores Intel 64Bits modernos usa-se a arquitetura 'amd64', mas nada impede que se instale a 'i386'. Nunca sobre hipótese alguma baixem a arquitetura 'ia64' que não destina-se a esses processadores, informações retiradas da página do Debian Ports:
IA-64 ("ia64")
Lançada oficialmente pela primeira vez com o Debian 3.0. Este é um porte da primeira arquitetura 64-bit da Intel. Nota: este não deveria ser confundido com as últimas extensões 64-bit da Intel para os processadores Pentium 4 e Celeron, chamadas EM64T; para estes veja o porte AMD64.
Disponíveis para as arquitetura amd64 e i386 temos nada menos que 41 CDs (para cada uma delas), divididos entre o 1º CD que vem com Gnome, a versão com KDE, outra para XFCE|LXDE, a NetInstall, a BusinessCard e os 7 CDs de Updates, pouco não? Vocês verão quando chegar no Squeeze.
* o DVD1 é mais do que o suficiente para termos o necessário no que se refere a ambiente Desktop.
* No Debian Stable não existe o Snapshot semanal (Weekly Build) ou o Build diário (Daily Build), justamente porque o foco dessa versão é a estabilidade.
* Caso precisem usar softwares mais atuais sem precisar migrar para o Debian Testing, acrescentem o Debian Lenny Backports e o recém-criado Debian Lenny Sloopy Backports. Assim estarão disponíveis versões mais atualizadas do kernel Debian, Iceweasel, BrOffice entre outros.
Esse é um método que baixei somente uma vez, sou adepto do 'wget -c -T0' que atende plenamente às minhas necessidades, caso alguém se interesse, abaixo estão os links.
[2] Comentário enviado por mcnd2 em 12/12/2010 - 11:17h
Edinaldo...
Para quem ainda não experimentou o 'GNU/Linux Debian', está é a hora com todo aparato que no seu artigo se encontra. Sem dúvida alguma com certeza quem tiver problemas encontrará respostas rápidas nos 'links' disponibilizados, ou até mesmo com os amigos aqui do VOL como o próprio (Edinaldo).
Parabéns pelo artigo ele está 10!
Como o meu Debian está com uns parafusos a menos, vou logo baixar o 'instalador beta 2 do squeeze' para sanar esse problema.
[4] Comentário enviado por Fabio_Farias em 12/12/2010 - 13:50h
Edinaldo
Parabéns por mais essa importante contribuição à comunidade. É um belo artigo e uma fonte de referência indispensável para aqueles que desejam conhecer e usar o Debian. Tenho certeza que este trabalho ajudará a muitas pessoas.
Parabéns! Ficou ótimo.
Abraços!
[6] Comentário enviado por removido em 12/12/2010 - 19:41h
Onde obter ajuda?????
Basta mandar um email p/ o edps que ele salva a sua pele!
Já salvou a minha algumas vezes!
rsrsrsrsrsrs...
Gde artigo! Nota 10!
Na hora que axo que vou sossegar e parar de baixar novas distros pois estou testando o zen-mini por "sua causa" vc vem com este artigo!
Vou ter que baixar o squeeze... pq "ieu góstiiioooo"!
Belo artigo!
Sabe muito!
Congratulations , man!
[7] Comentário enviado por removido em 12/12/2010 - 21:18h
Obrigado pelos comentários caríssimos amigos Fábio Farias, Izaias e Clodoaldo.
Fábio, obrigado pelo apoio e encorajamento, parte do mérito também é seu já um pequeno favor tornou-se algo que vinha pensando a muito tempo, mas que até então nem sequer tinha iniciado.
Izaias, obrigado também por essas palavras, o Debian merece tamanha divulgação e não fiz mais porque faltou-me tempo para isso, espero que sirva como ponto de partida para os novos usuários ou aqueles que queiram ao menos testar essa distro.
Clodoaldo, não vamos exagerar rsrsrs, temos muitos colegas aptos a ajudar a quem precisar aqui no VOL. Sobre a sua ânsia indomável em testar distros não me culpe! rsrsrs, já já arrumo algo novo procê testar! rsrsrs
[8] Comentário enviado por removido em 19/12/2010 - 19:36h
PARABÉNS pelo artigo, Obrigado por compartilhar links e dicas sobre essa grande distro. vou baixar o Debian e seu artigo foi de grande utilidade pra mim iniciante.
OBRIGADOOO!!!
[10] Comentário enviado por Fabio_Farias em 23/12/2010 - 20:44h
O mérito é todo seu amigo.
Seu favor a mim tornou-se uma fonte de referência para todos. Parabéns e obrigado pela sua ajuda. Sem ela não conseguiria testar o Debian com sucesso.
Obrigado!
Abraços!
[13] Comentário enviado por mdfiszer em 12/01/2011 - 12:00h
Olá pessoal,
Gostei muito do artigo é bastante esclarecedor e útil porque tem bom poder de síntese e servindo como referência e divulgação para quem quer saber mais. Por isso pedi autorização do Edinaldo e publiquei em meu blog o artigo extamente do jeito que está aí mantendo todos os créditos e o link para esta página do VOL. Quem quisser ver como ficou basta acessar http://linuxercolossos.blogspot.com/2011/01/obtendo-diferentes-versoes-do-debian.html