Este circuito desempenha um papel muito importante no funcionamento
de uma placa de CPU, ele pertence a escala VLSI (Very Large Scale
of Integration) ou seja, no seu interior existem centenas de
milhares de transistores.
O Chipset é um dos principais fatores para o bom desempenho
de um PC, ficando atrás do processador e das memórias. Por isso
sempre há a necessidade de escolher placas de CPU com o chipset
adequado. Há vários fabricantes no mercado como Intel,
Via, Ali, Sis, OPTi, UMC, etc.
As diferenças entre um fabricante e outro se referem a qualidade
e tecnologia empregada no chip.
A maioria dos Chipsets é formada por dois chips principais (veja a
figura abaixo), conhecidos como North Bridge (Ponte Norte) e
South Bridge (Ponte Sul).
Mas, afinal para que serve o Chipset?
Bem, seus diversos circuitos servem para realizar uma série de
funções a nível de hardware, como:
Controle do barramento PCI;
Controle do barramento AGP;
Controle do barramento ISA (pc's mais antigos);
Controle e acesso a memória, incluindo a cache L2;
Controle dos sinais de interrupção IRQ, e DMA;
Timer;
Controle da Interface IDE;
Controle da Interface USB.
O Chipset está também relacionado com o clock externo do
processador e das memórias. Por exemplo, se o seu processador possui
um clock externo de 133MHz, mas a tecnologia do seu Chipset foi
baseado em um barramento externo de 100MHz, então você não
conseguirá tirar proveito do barramento de 133MHz.
Muitos Chipsets também possuem integrados nele circuitos como de
som e vídeo... são as famosas placas de CPU de baixo custo com som
e vídeo on-board.
O North Bridge é ligado diretamente ao processador e a partir
dele é feito o acesso às memórias e ao barramento AGP, ele faz a
geração dos sinais e o controle do barramento PCI.
O South Bridge controla as interfaces IDE, USB, ISA e ele
se comunica com o North Bridge através de um barramento PCI,
ou seja, ele também é um dispositivo PCI, mas interno à placa de CPU
e portanto controlado pelo North Bridge. No South Bridge também está
conectado o BIOS e um chip chamado de Super I/O, no qual estão as
interfaces de mouse e teclado, interfaces seriais, paralelas, e
interface para drive de disquete.
[1] Comentário enviado por faiper em 13/02/2004 - 09:03h
Achei otimo o artigo mas não seria OFF ? Não vi nenhum aspecto ligado diretamente ao linux. Podem dizer que sou radical, mas acho que existem outros meios de publicar esse artigo. www.forumgdh.net é um otimo lugar para se discultir sobre hardware.
Viniguim Achei otimo seu artigo, porem OFF, hehehehhehe =]
[3] Comentário enviado por removido em 13/02/2004 - 09:51h
É viniguim, a galera não gostou muito do seu artigo. Tb tenho a mesma opinião do faiper mas lembro que os artigos são vistos pelo pessoal que cuida dessa pagina pra depois libera-los. Creio que se o artigo não fosse relevante não seria publicado. Ou então eles deveriam adotar outro critério para liberar os artigos.
[4] Comentário enviado por canaman em 13/02/2004 - 10:14h
Vejam bem, não é que o assunto hardware deva ser discutido aqui, mas vez ou outra você ficar mais informado sobre o hardware do seu micro sem precisar acessar sites especializados. Tem gente que não visita este tipo de site. Mesmo eu já tendo um conhecimento sobre chipset acho que o artigo pode ser bom para quem nao tem nem idéia de para que serve. Se ele tivesse se aprofundado mais no assunto aí sim, poderia ser OFF. Bom artigo
[5] Comentário enviado por fabio em 13/02/2004 - 14:48h
Não considero OFF e vou explicar porque. Este é um site com artigos para administradores de sistemas Linux e conhecimento de hardware está fortemente relacionado com a nossa profissão. Imagina que você está prestes a definir o hardware que será comprado para seu servidor Linux e na hora da escolha pega um chipset não conveniente? Seu servidor não terá o desempenho desejado e pode ser que o seu chefe fique zangado contigo, que foi o responsável pela compra.
Da mesma forma que existem artigos de PHP, Perl, C, Java, que não são Linux mas estão relacionados de alguma forma, também acho que podem existir artigos sobre hardware.
[6] Comentário enviado por removido em 13/02/2004 - 15:12h
Este é um bom artigo sim, mas como os outros colegas, achei off-topic mesmo :)
Sem dúvidas administradores de sistemas devem saber tudo de hardware, mas isso não quer dizer que precisem de um site que fale de linux e hardware ao mesmo tempo.
[7] Comentário enviado por _simmons_ em 13/02/2004 - 16:11h
Não vejo problemas em ter artigos sobre hardware num site de Linux, mesmo porque antes de instalar qualquer sistema operacional a primeira coisa que você tem que saber é qual o hardware da sua máquina. []s
[8] Comentário enviado por faiper em 13/02/2004 - 16:53h
Fabio,
Entendo seu ponto de vista e concordo com ele em partes. Nesta comunidade tratamos de linux e da sua administração e é claro que isso comporta hardware, mas no presente artigo não traz sequer uma linha sobre o linux, ou mesmo sobre a compatibilidade ou incompatibilidade dos chips set com linux.
O chipset das placas VIA tem total compatibilidade com os linux mais novos, mas nem sempre foi assim. Acho que para este artigo não ser considerado off deveria ter levantado questões de compatibilidade com linux, ou desempenho. Algo que ligasse o chipset ao linux.
Vale ressaltar que em momento algum questionei a qualidade ou autenticidade do artigo, apenas frisei que faltou algo sobre o nosso LINUX.
[9] Comentário enviado por ygorth em 13/02/2004 - 17:18h
Achei positivo o artigo!
Não podemos evidentemente deixar de lado o ponto de vista do faiper, pois seria interessante ele citar mesmo que coisas simples algo relacionado ao funcionamento desta tecnologia ao Gnu/Linux.
Em relacao a parte de programacao como Php, Java etc...
Vejo que esta envolvido por ser ferramentas de desenvolvimento
que podem ser incorporados numa solucao em Gnu/Linux.
[10] Comentário enviado por spyhunt3r em 13/02/2004 - 18:54h
Artigo bom mas concordo que deveria ter algo de GnU/LiNuX no meio desse artigo.. tanto porque o site em si eh sobre configuração do Linux em si... tanto como Hardware como programas... VINIGUIM apenas acrscente mais algo pq ae vai ficar r0x de verdade.. falou ae!
[11] Comentário enviado por Oki em 14/02/2004 - 22:46h
Não quero me extender demais, entretanto sou programador e entendo que a comunidade VOL é formada por proramadores administradores e entusiastas, embora o artigo possa ajudar alguns, sob o meu ponto de vista é de fato off-topic.
[12] Comentário enviado por rodrigo.messias em 15/02/2004 - 03:06h
Eu achei OFF, mas no mundo da informática acho que nem tudo pode ser considerado OFF. Afinal, com Windows ou Linux, sempre é bom saber sobre hardware. Falow.
[13] Comentário enviado por removido em 16/02/2004 - 01:27h
Hehee, nem ki achei OFF - todo conhecimento é essencial, ainda mais no mundo da informatica, acho que todas as pessoas que pretendem ser bons profissionais de informática devem saber e entender hardware, e nao acho, correto que o site que é voltado para o mundo LINUX nao possa ter artigos sobre hardware. Conhecimento em hardware hoje em dia é essencial.
Para programadores, administradores etc..
Todos nos temos que conhecer hardware, para que podemos tirar o máximo de aproveito de nosso trabalho.
E parabéns pelo artigo, espero que este seja um dos primeiros de muitos artigos sobre hardware que irão a vir!
[]'s Rafael
[16] Comentário enviado por faiper em 16/02/2004 - 20:02h
guinet,
Primeiro lugar não foi só eu que achei o artigo OFF, e segundo estou falando serio quando digo é que OFF, não estou aqui brincando.
Todo conhecimento é bem vindo, é muito bem vindo. Mas cada comunidade com a sua especialidade. Se começarmos a ter artigos dos mais diversos temas de informática sem uma vinculação direta ao linux, poderemos mudar o nome da comunidade para VIVA A INFORMATICA, ou VIVA O COMPUTADOR, VIVA OS BIT´S 0 e 1.
Cada qual no seu cada qual. Temos outras comunidade excelentes para se discutir hardware. Não estou aqui com isso afirmando que não se trate aqui de hardware, mas que quando se tratar de hardware ou de qualquer outro assunto que não linux ( Diretamente Falando), que ao menos de um enfoque para o nosso sistema.
Volto a afirmar que o artigo deixaria de ser off e passaria há ser 10000000 se tivesse falado de questões mais próximas do linux, como por exemplo a compatibilidade dos chipsets com o GNU/Linux.
No mas o artigo é muito bom. Digno de um livro especializado no tema. Até a ilustração esta muito bem colocada e o Diagrama é simplesmente perfeito. Parabéns Viniguim pelo seu artigo, espero que não veja nesse debate um desestimou para produzir novos artigos.
[18] Comentário enviado por mxiu em 19/02/2004 - 13:44h
Faiper tem razao...
Pelo ponto de vista dele, o artigo deveria englobar chipsets com o gnu/linux,
mas devemos levar em consideração o fato que o site e o canal é frequentado por diversas pessoas, que trabalham em diversas areas, entao é interessante ter estes tipos de artigos para que as pessoas fiquem informadas com o que acontece dentro do seu computador.
frequentando o canal tenho notado que grande quantidade das duvidas na hora de comfigurar o hardware, entao seria bom uma leva de tutoriais sobre hardware.
vejo que o artigo é muito interessante, e poreria ser ainda mais se o Viniguim tivesse colocado em algum ponto algo sobre o pinguim...
parabens viniguim,
Ei a comunidade é livre! mesmo que o site nao seja especifico para o hardware, temos que adminitir que sem ele nosso pinguim não é nada.
Viniguim na proxima coloca algo sobre nosso pinguim.
[20] Comentário enviado por bruno_rib em 23/02/2004 - 03:35h
Achei esse Artigo muito bom , e para quem diz que ele não tem muito a ver com o linux , está enganado , pois o linux está diretamente ligado ao hardware, já que no linux , vc tem um controle muito maior da parte de hardware, diferentemente do windows que já vem praticamente tudo configurado e vc não tem tanto acesso aos comandos de baixo nível de controle de hardware !! bom , é isso , até mais !!!
[21] Comentário enviado por faiper em 23/02/2004 - 06:12h
Bruno_rib,
Que parte do artigo você leu ? Fiquei procurando essa parte que você mencionou sobre "acesso aos comandos de baixo nivel de controle de hardware", não encontrei uma linha sobre isso.
Não me leve a mal mas neste artigo não houve um enfoque para o linux e é por isso que foi classificado pela maioria com OFF.
[22] Comentário enviado por removido em 03/08/2004 - 02:16h
Bom artigo, mas nada haver com o objetivo do site. Seria interessante artigos sobre temas diversos somente quanto esses temas fizessem alusão ao linux. No mais, quando a situação pedir, bastaria um link indicando o artigo. Certamente não faltam bons textos sobre hardware pela net a fora.
[]s!
[24] Comentário enviado por MiunG em 31/10/2004 - 01:52h
Bem mandado cara... Já é um esclarecimento do que existe dentro do PC e o que o sistema necessita e engloba na hora de fazer qualquer coisa!! Seja capturar ou mostrar algo (I/O)! =)
É meio off do linux sim, mas do assunto sistema operacional creio eu... Chip-Set tem tudo a ver com qualquer coisa de PC né! Então, tá valendo!!
[25] Comentário enviado por ingrid_rs em 02/12/2004 - 12:53h
Adorei o artigo ,faço tec em info,e preciso fazer um trabalho sobre chipset, seu artigo caiu como uma luva!!!... acho q esses caras são muito radicais... pq determinados sites tem q escrever só sobre um único tema? acho q o principal aqui é o linux,mas tb tem q falar de hardware e todas as dicas possiveis... tem q ser um site completo, nada bitolado.
Parabéns!!!
}´s
[26] Comentário enviado por xandin em 22/10/2005 - 11:03h
Para ter um Linux rápido sem gargalos, a pessoa tem que ter um certo domínio em hardware, coisa que os usuários, na minha opinião, não têm o suficiente. Gostaria de fazer um artigo que fizesse tal explicação, mas estou vendo que os artigos de hardware não são bem vindos aqui e estou vendo também que os usuários de Linux (não estou generalizando, mas a sua maioria) precisa abrir um pouco mais a mente para os conhecimentos que estão em sua volta e não ficar centrado em apenas um foco, no caso, APENAS o sistema operacional em si e rede. O Windows, por exemplo, é um sistema que não necessita de conhecimentos muito aprofundados de hardware. O Linux já necessita um pouco mais disso, pelo menos para recompilar um kernel. Posso citar MUITAS coisas legais que dá para fazer assimilando o conhecimento de hardware com o conhecimento em Linux.
UM EXEMPLO MUITO LEGAL, é que estou rodando meu KDE usando anti-aliasing e anisotropic (filtros gráficos) e rodando em OpenGL, tudo isso se torna possível apenas com a recompilação do kernel com o driver da nVidia.
Sugiro ainda mais, que o site VOL tenha um tópico para hardware, destinado àqueles que não sabem hardware e ao mesmo tempo, querem recompilar seu kernel o mais enxuto possível.
Quanto ao artigo, eu achei ele bom, pois tem a ver SIM com linux, afinal recompilar o kernel visando a melhora de desempenho, você tem que ter conhecimento do seu hardware. A unica coisa que eu achei que ele foi muito básico. Se agradar, pretendo fazer um artigo mais detalhado.
[27] Comentário enviado por robson_conquista em 27/10/2005 - 17:32h
robson....
ai ja que tem quem reclama pelos simples comentarios que estao expostos aqui e porque ja devem conheçer tudo sobre hardware, e se conheçe porque esta navegando aqui???? Ai esse comentario foi muito bom, sao atraves dos simples comentarios que as velhas e dificies duvidas sao esclarecida...valeu mesmo!!!!!!!!!!!!!
[29] Comentário enviado por trainsppotting em 10/04/2011 - 21:59h
esse grafico nb e sb é revelador:
se o hd já é um circuito sem partes móveis do tipo sd, e as placas de video tb, da forma grafica que foi mostrado o NB e SB ja da para integrar tudo numa pç/chip só.
os ganhos seriam na hora de refrigerar pois podemos mergurlhar tudo numa solução a baixa temperatura e certamente o tamanho da mobo seriam bem menores e conseguentemente o consumo de energia, mesmo se para uso com water block.
uma nova arquitetura opens source?
o q temos nesta direção?