O mínimo que você precisa saber sobre o terminal (parte 1)
Este artigo é um tutorial introdutório que ensina comandos básicos para se virar no Linux. Ideal para iniciantes, permitindo que o usuário ganhe confiança e eficiência no uso da linha de comando.
[ Hits: 8.853 ]
Por: Xerxes em 10/09/2024
rm, mv e rmdir, que permitem organizar e limpar seu sistema de arquivos de forma eficiente.rm (remove) é usado para deletar arquivos. Se você quiser remover um arquivo que não precisa mais, basta usar o seguinte comando:rm arquivo.txtrm, especialmente com arquivos importantes.touch:touch exemplo.txtrm exemplo.txtls, verá que o arquivo não está mais lá.-i, que pedirá uma confirmação antes de deletar cada arquivo:rm -i exemplo.txtrm: remove 'exemplo.txt'?
mv (move) tem duas funções: mover arquivos de um local para outro e renomear arquivos. Vamos ver como fazer ambos.mv arquivo.txt Documentos/cd Documentos e usar o comando ls, verá que o arquivo foi movido para lá.mv. Por exemplo, se você quiser renomear arquivo.txt para novo_arquivo.txt, basta usar o seguinte comando:mv arquivo.txt novo_arquivo.txtmv apenas renomeia o arquivo no mesmo diretório.rmdir (remove directory) é usado para deletar diretórios, mas só funciona com diretórios que estão vazios. Por exemplo, se você tiver um diretório chamado PastaVazia, pode removê-lo assim:rmdir PastaVaziarmdir.rm com a opção -r (recursive). Por exemplo, para remover um diretório chamado Projetos com todos os arquivos dentro dele:rm -r Projetosrm, mv e rmdir, você tem o controle total sobre a organização dos seus arquivos e diretórios no sistema. Seja removendo arquivos que você não precisa mais, movendo documentos para pastas específicas ou renomeando arquivos para facilitar o acesso, esses comandos são ferramentas essenciais para manter seu sistema organizado e eficiente.
Onde o GNU/Linux ganha de lavada do Windows
Introdução ao gerenciador de janelas i3
Slackware Current redondo com XFCE
Instalação do Void Linux em UEFI + Dual Boot com Windows
Instalando Fedora CoreOS no KVM
Migrando para Linux sem medo (parte 2)
Porquê a mascote do Linux é um pinguim
IA Turbina o Desktop Linux enquanto distros renovam forças
Como extrair chaves TOTP 2FA a partir de QRCODE (Google Authenticator)
Linux em 2025: Segurança prática para o usuário
Desktop Linux em alta: novos apps, distros e privacidade marcam o sábado
IA chega ao desktop e impulsiona produtividade no mundo Linux
Atualizando o Fedora 42 para 43
Como saber se o seu e-mail já teve a senha vazada?
Como descobrir se a sua senha já foi vazada na internet?
É normal não gostar de KDE? (10)
Secure boot, artigo interessante, nada técnico. (2)
Preciso recuperar videos *.mp4 corrompidos (5)









