Aqui darei um exemplo simples de como funciona o
GTKLife. A parte central cinza é o seu universo bidimensional e infinito. No canto superior direito temos os controles do programa, que basicamente são:
- Start/Stop - inicia ou pára de aplicar as regras (lembre-se que isso resulta em avançar gerações).
- Step ahead one generation - avança apenas uma geração, muito bom para análises de como se desenrola o jogo.
- Speed - nessa barra você controla quantas gerações de evolução quer visualizar por passo.
Iniciarei meu universo com 60 células divididas em 3 linhas de 20 células cada, todas paralelas umas às
outras, apenas pulando uma casa a direta em cada uma das 3 linhas, conforme a figura:
Note que alterei a velocidade para mostrar uma geração de cada vez (por padrão essa opção vem com 20 gerações por passo) e executarei apenas um passo (botão step ahead one generation).
Aplicada as regras, passamos para a próxima geração, algumas células morreram, outras nasceram e já podemos notar o quão diferente esta geração é de sua anterior. E assim será a próxima.
Novamente as regras foram aplicadas e a paisagem se modificou. Note que algumas células permaneceram vivas durante essas 3 gerações. É interessante analisar que regras tão simples possam gerar algo com essa aparência de imprevisibilidade.
Considerações finais
O jogo da vida de Conway deu um rumo novo a um ramo da matemática, que se preocupa mais com a abstração do que com a prática. E graças a gênios como ele, John Von Newmann, entre outros, hoje podemos apreciar a matemática de uma outra perspectiva onde a busca por soluções e o estudo de padrões vão além de resolver problemas cotidianos e passam a ter um fim apenas na compreensão dessa matéria tão ampla e ainda tão enigmática.
Para saber mais sobre o jogo da vida:
Para saber mais sobre John Conway: