O que é o MultiCD
Costumo utilizar algumas distribuições
Linux diferentes, cada uma com um tipo de propósito. O Debian, instalo em servidores ou máquinas que irei utilizar no meu dia a dia. O CentOS, também utilizo em servidores, quando solicitado pelo cliente.
O Ubuntu e o Linux Mint, são instalações que realizo para estações desktop, dependendo do hardware e de quem irá utilizar. Gosto de deixar outras opções à disposição, como o Kubuntu, Lubuntu, Ubuntu Mate, além do Puppy Linux para computadores antigos. Para completar a lista, o GParted que é o aplicativo GNOME para edição de partições, também é muito bem-vindo nessa seleção.
Nesse momento, parece que ando com pelo menos 9 imagens ISO, para em cada momento utilizar uma delas, o que não é verdade.
Utilizo o
MultiCD, que é um Shell Script projetado para criar uma imagem de CD de inicialização múltipla, contendo muitas distribuições, ou seja, ISOs de diferentes Linux. Desta forma, crio e instalo em um pendrive, uma única ISO com a instalação das distribuições descritas anteriormente.
Como funciona o MultiCD
O MultiCD tem uma coleção de plugins e scripts que ajudam a identificar as ISOs que serão utilizadas no seu projeto e, consequentemente, construir uma ISO resultante que funcione de forma adequada. Atualmente, existem mais 100 ISOs que são reconhecidas, entre distribuições Linux e algumas instalações do Windows (7, ME e 98 SE).
Plugins são adicionados com frequência ao projeto, portanto, ter sempre o script atualizado é a uma boa prática.
Outro ponto interessante, é que pode-se utilizar mais de um tipo de ISO da mesma distribuição, ao mesmo tempo no seu projeto, como por exemplo o Ubuntu, Kubuntu, Lubuntu e Ubuntu MATE, ou Linux Mint Cinnamon, MATE e Xfce.
Instalando o MultiCD
O script pode ser descarregado do Git, com o seguinte comando:
cd /home/diego
git clone git://github.com/IsaacSchemm/MultiCD.git
Instalar o genisoimage:
sudo apt install genisoimage
Entre no diretório criado, e observe que o script "multicd.sh" está no seu Linux:
cd /home/diego/MultiCD
ls
Caso seu script não esteja com permissão para execução, execute:
chmod +x multicd.sh
Criando uma imagem com diversas distribuições
Criei um diretório na Home do meu usuário, onde armazenei as imagens ISO do Debian 10.3, Ubuntu 19.10 e GParted 1.1.0:
mkdir /home/diego/ISO
cd /home/diego/ISO
ls
Para evitar a duplicidade de arquivos no meu computador, criei links simbólicos dentro da pasta do MultiCD, apontando para as imagens ISO:
cd /home/diego/MultiCD
ln -s /home/diego/ISO/debian-10.3.0-amd64-netinst.iso debian-install.iso
ln -s /home/diego/ISO/ubuntu-19.10-desktop-amd64.iso ubuntu-19.10-desktop-amd64.iso
ln -s /home/diego/ISO/gparted-live-1.1.0-1-amd64.iso gparted.iso
Para listar as imagens, ou melhor, os links criados, use:
ls
Agora, digite apenas o comando abaixo e o script do MultiCD começará seu trabalho, fazendo todo o processo de forma automatizada:
./multicd.sh
Ao finalizar, você terá o arquivo "multicd.iso" no diretório "build".
ls build
Você agora pode gravar o arquivo ISO gerado em um DVD ou num pendrive, utilizando o comando
dd, ou qualquer utilitário de sua preferência.
Utilizando o DVD ou Pendrive
Ao utilizar o DVD ou pendrive gerado no boot de um computador, você poderá utilizar uma das distribuições que foram incluídas no seu arquivo "multicd.iso" gravado.
Limitações do MultiCD
O script d MultiCD não cria imagens compatíveis com boot EFI, portanto, deve-se ajustar o boot da máquina para padrão Legacy/BIOS e a imagem funcionará.
A imagem criada não permite que haja outras gravações na mesma mídia, se for um DVD, não tem muitos problemas, mas caso seja um pendrive, a ISO torna-o somente leitura.