Para o administrador de redes é fundamental ter em mãos ferramentas que o auxiliem no monitoramento dos componentes de sua infra-estrutura. O Zenoss é uma ferramenta criada com o propósito de ajudar ao administrador a ter um controle mais efetivo sobre sua rede.
Um recurso poderoso que pode ser usado no Zenoss para monitoramento é o Google Maps. Pode-se gerar mapas com as coordenadas que abrangem a área de dispersão da rede e com isso configurar e monitorar os dispositivos em suas localidade, conforme figura 5.
Figura 5 - Uso do Google Maps para monitoramento de dispositivos
Com esse recurso, pode-se verificar em tempo real, por exemplo, a conectividade entre sites da infra-estrutura.
Inventário
Hardware
O Zenoss oferece uma análise detalhada de todos os componentes de hardware encontrados pelo processo de modelagem. Esta opção pode fornecer informações sobre a memória disponível e utilizada no dispositivo, espaço disponível e espaço swap usados, CPUs, discos rígidos, placas de expansão, coolers, sensores de temperatura e fontes de alimentação, conforme figura 6.
Figura 6 - Lista de componentes de hardware encontrados pelo Zenoss no dispositivo
Software
É possível também obter uma lista completa de todos os softwares instalados no dispositivo monitorado, conforme figura 7.
Figura 7- Inventário de Software produzido pelo Zenoss - Fonte: http://www.zenoss.com
[1] Comentário enviado por maurisilvestre em 17/06/2010 - 09:22h
Opa... baixando e testando, faz pouco tempo que estou na empresa, é um colégio e não tenho controle da rede, quando fizeram esta rede pensaram muito bem em ferrar com a vida dos futuros administradores de rede que iriam entrar (minha vida)... obrigado pela informação!
[3] Comentário enviado por thiagomartins em 17/06/2010 - 10:22h
Matux tu poderia fazer um tutorial aí ensinando a instalar e configurar pra galera, eu fiz aqui pelo o site, mas vcou ter N duvidas para botar pra funcionar. O artigo está show, parabéns!