Em todos os fóruns, listas de discussões, sites especializados, comunidades e qualquer outra mídia de divulgação do GNU/Linux que participo, é muito grande o número de pessoas com dúvidas sobre como instalar modem 56K no Pinguim. Deixo aqui diversas dicas de com instalar modems em várias distribuições.
Este procedimento foi passado para mim pelo Cláudio Martinelli (Koolosh) e escrito por Ágney Lopes, agney(@)users.sourceforge.net.
Alguns usuários de Debian GNU/Linux, principalmente Debian-BR-CDD, tem encontrado dificuldades em utilizar o WinModem HSP56MR. Pensando nisto resolvi escrever um mini HOWTO para auxiliar na fácil tarefa de configuração do modem. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas por e-mail, mas dêem preferência por tirar as dúvidas na lista de discussão adequada (debian-br-cdd@listas.cipsga.org.br ou debian-user-portuguese@lists.debian.org), pois podemos ter um histórico de dúvidas e soluções de fácil consulta.
Agradeço a Cláudio Martinelli (Koolosh) koolosh(@)yahoo.com.br por ter disponibilizado o hardware para teste.
"Bom, aqui o Ágney explica como baixar os arquivos, se você puder conectar seu computador a uma rede para acessar a internet, senão puder baixe os pacotes daqui:
Verifiquem todas as dependências dos pacotes e baixe-as também. Depois de baixados os pacotes, instalem com o comando "dpkg -i pacote.deb", pulem a etapa do texto que explica como baixar e instalar pelo aptitude e boa sorte".
Para iniciar a configuração do modem, vamos logar como root e adicionar a linha abaixo ao arquivo /etc/apt/sources.list:
deb http://www.las.ic.unicamp.br/pub/debian/ stable non-free contrib
Feito isto, vamos instalar o sl-modem-daemon e o discador:
OBS: O único pacote com módulos que encontrei é para o kernel-image-2.6.8-2-k7, portanto é necessário que o procedimento seja executado com esta versão do kernel, meu amigo Otavio Salvador está trabalhando para disponibilizar os módulos para outras versões do kernel.
Finalizado este processo, vamos levantar os módulos:
# modprobe slusb
# modprobe slamr
OBS: Se você quiser que os módulos sejam inicializados automaticamente, execute os comandos (com atenção ao duplo sinal de maior >>):
[1] Comentário enviado por gsi.vinicius em 14/07/2006 - 08:55h
Bom seu artigo, é claro q existem alguns modens com linuxfobia aguda, tipo motorola sm56, lucent v92 e outros q eu num consigo instalar nem com reza brava no meu kurumin
[3] Comentário enviado por evandrofisico em 14/07/2006 - 13:00h
só tem um problema, o link pro driver já não funciona faz mais de um mes, e no site deles dzem que o suporte foi removido e agora devese entrar em contato com um outro site, etc
[4] Comentário enviado por freirej em 14/07/2006 - 13:11h
Gostaria de comunicar a todos da comunidade que, apesar de existirem alguns modens reconhecidos pelo kurumin, a grande maioria tem que ser instalada manualmente. Encontrei dois textos muito bons escritos na net (um deles nesta comunidade) para instalar o meu um modem LG LM-I56N, isso me ajudou muito, já que estou iniciando no aprendizado do linux a muito pouco tempo.
[8] Comentário enviado por ir4nbala em 15/07/2006 - 20:13h
N adianta so saber se o modelo é V90 ou V92, tem q saber q versao de kernel tao utilizando pois os modem q utilizam o drive da smartlink tavam com problema com os kerneis mais novos aparti do 2.6.12 eu uso o Gentoo com kernel 2.6.16 com modem pctel pci modelo pct789 ja testei nos kerneis anteriores desde o 2.6.12 e ta funcionando legal o link n me lembro agora mais foi no linmodem para aqueles q procuram drive pros kerneis mais novos tentem baixar as versoes com datas mais recentes isso talvez ajude flw galera
[10] Comentário enviado por liviocf em 17/07/2006 - 15:26h
Logo de cara!! Compre somente hardmodens que não dão dores de cabeça no Linux!! E se for configurado por jumper melhor ainda!! Tenho que discordar de uma coisa: modens da US Robotics não são os melhores para o Linux, pois não tem drivers disponibilizados pelo fabricante e que eu saiba por ninguém!! Por isso se for usar um US Robotics garanta que ele seja um Hardmodem se não você vai bater muita cabeça procurando por algo que não existe....sei disso porque aconteceu comigo :(
Mas valeu a iniciativa!!
Abraços
Livio
[11] Comentário enviado por m3ocs-d4rksun em 17/07/2006 - 20:57h
Lucent uma boa?
Só se for os de chip v.90, por que o de v. 92 (que são vendido hoje em dia) não exsite driver para linux...
e os Lucent de chip v.90 não são encontrado mais a venda...
[12] Comentário enviado por rodms em 18/07/2006 - 01:13h
Me arrependo profundamente de ter instalado o linux no meu pc (kalango 3.2), essa porcaria não aceita o modem us robotics voice win 1806, já tentei todo tipo de dicas de todo os sites imagináveis e nada funciona, o windows pode até ser uma bela porcaria mas ao menos aceita quase qualquer modem, e essa droga de linux não funciona nada.
[13] Comentário enviado por liviocf em 18/07/2006 - 10:36h
rodms!! Não confunda o Linux com essa porcaria de Ruindows! Só quem não tem culpa de todos os modens serem compatíveis com o Linux são os próprios fabricantes que não liberam drivers pra Linux!! Simplesmente eles ignoram que existem usuários que não usam essa porcaria chamada Win*#$%.... então se quiser se arrepender de algo se arrependa de ter comprado esse modem que não dá suporte pra todos os sistemas operacionais e que só funciona numa porcaria monopolista!!!
[14] Comentário enviado por karvox em 09/09/2006 - 01:48h
De certa forma eu concordo com o "rodms", pô que sistema é esse que não ajuda a reconhecer um simples modem, uma coisa tão banal, tem horas que eu odeio o linux por essas e por outras besteiras, é um grande sistema mas as vezes dá raiva mesmo, já usei um lucent no slackware 10.2(aliás tentei) e nunca que consegui botar para funcionar, hsp56 também, depois mudei para o debian aí que ferrou mesmo nem minha placa de rede ele reconheceu, muito menos o modem, agora estou num ubuntu 6.06 com um sm56 motorola e só de enfeite, não funciona, nem os drives que baixei e compilei deram certo ou seja ruim por ruim o ruindows tem suas vantagens!
[16] Comentário enviado por F4xl em 11/12/2006 - 21:26h
Desculpe karvox, mas o único motivo pelo o qual o Windows tem suporte a quase todos os hardwares que existem é que os fabricantes só liberam boa parte dos códigos para Windows. Se eles liberassem os drives para linux, te garanto que ninguem mais usaria essa porcaria de sistema!!!